Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTomás Rios Pedroso Alterado mais de 8 anos atrás
1
O RENASCIMENTO
2
Renascimento Antropocentrismo Humanismo
3
Contexto histórico-cultural Organização política em cidades-estado constituídas como repúblicas abertas e eclécticas Desenvolvimento agro-artesanal, domínio do comércio internacional e dinamismo financeiro Sistema social flexível - ascensão da burguesia Interesse e admiração pela cultura - prática do mecenatismo Descoberta da cultura clássica
4
Renascimento Grande movimento intelectual e artístico que despontou em meados do século XVI, em algumas cidades italianas como Florença, Veneza e Roma. Este movimento caracteriza-se principalmente pela afirmação dos valores humanistas nas artes e na vida quotidiana. O ser humano é visto como fonte de saber. O Teocentrismo Medieval foi substituído pelo Antropocentrismo da Idade Moderna.
5
Teocentrismo Teocentrismo (do grego θεóς, theos, "Deus"; e κέντρον, kentron, "centro") é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Opõe-se ao Antropocentrismo e ao Humanismo.gregoteoriaDeusuniversorazãoAntropocentrismoHumanismo Esse pensamento teria dominado a Idade Média, com a opressão, limitando o Homem a acreditar numa única verdade, sendo depois sucedido pelo pensamento moderno antropocêntrico.verdade
6
Antropocentrismo O antropocentrismo (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. É normal se pensar na ideia "o homem no centro das atenções".gregohomem
7
Humanismo A palavra humanismo deriva do latim humanus, que significa "humano". Podemos definir brevemente um humanista como alguém cuja visão do mundo confere grande importância aos seres humanos, à vida e ao valor do ser humano. O Humanismo realça a liberdade do indivíduo, a razão, as oportunidades e os direitos.
8
Classicismo Em Arte, o Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor.ArteAntiguidade Clássica Valorização da cultura e modelos Greco- latinos.
9
Em Portugal, o Classicismo teve início em 1527, quando o poeta Sá de Miranda retornou da Itália, onde vivera vários anos para estudos. Na bagagem, trazia novas técnicas versificatórias, o "dolce stil nuovo ". Além de introduzir no país o decassílabo (medida nova) em oposição à redondilha medieval (5 ou 7 sílabas), que passou a ser chamada de medida velha, trouxe uma nova concepção artística. Devemos entender, portanto, que Sá de Miranda não trouxe para Portugal apenas um verso de medida diferente, mas um gosto poético mais refinado.Portugal1527redondilha medieval Juntamente com o decassílabo, passaram a ser cultivadas novas formas fixas de poesia, como o soneto (2 quartetos e tercetos, com metrificação em decassílabos e rimas em esquemas rigorosos ), a ode (poesia de exaltação), a écloga (que tematiza o amor pastoril), a elegia (revelação de sentimentos tristes), a epístola (carta em versos).decassílabo sonetoquartetostercetosodeécloga
10
ARQUITECTURA Procura de uma harmonia racional Regras modulares e proporções modulares: –Simetria –Regularidade –Alinhamento e proporção Riqueza da ornamentação
11
BRUNELLESCHI - Santa Maria das Flores 1420-36, Florença
12
MIGUEL ÂNGELO Cúpula de S. Pedro 1546-61, Vaticano
13
ESCULTURA Grande naturalismo : –Liberdade das posições e movimentos –Representações anatómicas –Rigorosa proporcionalidade –O Homem como tema privilegiado Crescente capacidade e domínio técnico Libertação da escultura em relação à arquitectura
14
MIGUEL ÂNGELO David, 1501-03
15
DONATELLO David,1430-40
16
GHIBERTI Porta do paraíso
17
MIGUEL ÂNGELO Pietà do Vaticano 1498-1501
18
PINTURA Elementos técnicos: –Perspectiva rigorosa –Pintura a óleo –Utilização da tela Elementos formais e estéticos –Cenários arquitecturais –Naturalidade e realismo anatómicos –Equilíbrio e harmonia –Temas de inspiração religiosa, mitológicos e laicos (retrato)
19
LEONARDO DA VINCI Mona Lisa
20
RAFAEL Madonna
21
BOTTICELLI - A Primavera
22
BOTTICELLI – O Nascimento de Vénus
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.