A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO."— Transcrição da apresentação:

1 Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE COMUNICAÇÃO Adriane Cássia Pacheco Clenda Michele Batista Denize Aparecida Fornaro Brito APAE de Patrocínio Associa ç ão de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Patroc í nio Rua Marechal Floriano, 170 – Bairro: Vila Constantino – Patroc í nio – MG Fones: (34) 3831-2494/2909/5152 www.patrocinio.apaebrasil.com.org.br E-mail: apaeptc@wbrnet.com.brapaeptc@wbrnet.com.br

2 Público Alvo: Alunos da Educação Infantil, Escola de Ensino Especial e Programa Trabalho, Emprego e Renda com alteração na expressão da linguagem oral. Introdução: Uma das possibilidades de promover o atendimento de alunos com deficiência, valorizando as diferenças em sala de aula é por meio do uso da Tecnologia Assistiva. A área da Tecnologia Assistiva destinada especificamente à ampliação de habilidades comunicativas é denominada como Comunicação Alternativa.

3 INTRODUÇÃO A Comunicação Alternativa pode ser utilizada por pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. No projeto utiliza-se a Tecnologia Assistiva como ferramenta mediadora de comunicação por meio da utilização suplementar e ou alternativa para os alunos da APAE de Patrocínio.

4 JUSTIFICATIVA: Partindo do pressuposto de que alunos com deficiência intelectual e múltipla geralmente necessitam de suporte de comunicação, percebemos a importância da utilização da comunicação alternativa para alunos com alteração de linguagem na APAE de Patrocínio.

5 OBJETIVOS: Ampliar o repertório comunicativo e as habilidades de expressão e compreensão de alunos com alteração de fala; Promover e suplementar a fala e a socialização; Possibilitar melhores interações entre alunos, profissionais, famílias e convívio social ;

6 OBJETIVOS: Garantir uma forma alternativa de comunicação para o indivíduo; Desenvolver aptidões necessárias para expressar-se com autonomia na vida diária; Expressar com facilidade, através de sinais e dar opiniões, exercer papéis diferentes e compartilhar experiências.

7 METODOLOGIA: Confecção de tecnologias assistivas de baixo de custo:

8 Caixas de materiais perceptivos/ Percepções sensoriais.

9 Pranchas com estímulos removíveis.

10 Objetos concretos e suas representações

11 Miniaturas.

12 Imantógrafos com várias categorias.

13 Jogos pedagógicos adaptados.

14 Cadernos e pastas contendo fotografias.

15 Pranchas com letras móveis para formação de palavras.

16 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Prancha de comunicação.

17 Utilização de talheres e copos adaptados nas atividades de vida diária.

18 Materiais escolares de baixo custo

19 RESULTADOS: Com a implantação da comunicação suplementar ou alternativa os alunos tiveram maiores e melhores condições comunicativas. Ocorreu aumento da intenção comunicativa dos alunos e maior entendimento por parte dos interlocutores. Este trabalho promoveu maior êxito nos processos pedagógicos e terapêuticos, seus usuários mostraram-se mais receptivos aos diálogos tendo maior interesse pela comunicação interpessoal. A ideia de criar uma atmosfera lúdica valoriza a comunicação, a criatividade e a interação social.

20 RESULTADOS:

21

22

23 Resultados:

24 RESULTADOS: DEPOIMENTO

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS: As estratégias desenvolvidas e os materiais confeccionados por todos os envolvidos: professores, profissionais, familiares para a superação dos desafios encontrados foram possíveis por terem sido planejados, adaptados e embasados em estudos teóricos e práticos em todo o processo. Utilizando estratégias adequadas torna-se possível facilitar a inclusão, o acesso, diminuir barreiras e superar limites. Crianças especiais, através da comunicação alternativa, artísticas e culturais soltam a imaginação e descobrem processos interativos e sociais.

26 CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso da Comunicação Alternativa recupera e maximiza e complementa a comunicação do sujeito, por meio dela o sujeito demonstra sua intenção, pensamentos e anseios. Enfim, torna-se mais um sujeito pronto para uma vida social.

27 REFERÊNCIAS: DELIBERATO, D. Seleção, adequação e implementação de recursos alternativos e/ou suplementares de comunicação. Grupo de Pesquisa de Deficiências Físicas e Sensoriais. p. 505-519 FERREIRA, P. R; TEIXEIRA, E, V, S; OLIVEIRA E BRITO, D. B. Relato de caso: descrição da evolução da comunicação alternativa na pragmática do adulto portador de autismo. Revista CEFAC, 2010. SCHULUNZEN, E. Tecnologia Assistiva: Projetos, Acessibilidade e Educação à Distância- Rompendo barreiras na formação de educadores. Jundiaí, Paço Editorial: 2011

28 OBRIGADA! APAE de Patrocínio/2013 Associa ç ão de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Patroc í nio Rua Marechal Floriano, 170 – Bairro: Vila Constantino – Patroc í nio – MG Fones: (34) 3831-2494/2909/5152 www.patrocinio.apaebrasil.com.org.br E-mail: apaeptc@wbrnet.com.brapaeptc@wbrnet.com.br


Carregar ppt "Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google