A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

André Fortes Anselmo São Jorge Trabalho de Iconografia Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano Afonso Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "André Fortes Anselmo São Jorge Trabalho de Iconografia Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano Afonso Ano."— Transcrição da apresentação:

1 André Fortes Anselmo São Jorge Trabalho de Iconografia Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano Afonso Ano Lectivo: 2015/2016 Lisboa, 2016

2 Índice 1.Biografia de São Jorge 2.São Jorge e o Dragão 3.Iconografia 4.Bibliografia

3 Biografia de São Jorge Existem relatos diferentes em relação á vida de São Jorge. De acordo com a Legenda Dourada, São Jorge nasceu na Capadócia, zona localizada actualmente na Turquia. Houve quem viesse a sugerir que Jorge da Capadócia pudesse ser identificado com Gregório da Capadócia, um bispo ariano, rival de São Atanásio, Papa de Alexandria. Outras fontes vêm a afirmar que São Jorge nasceu em Lida, cidade localizada na Síria Palestina.

4 A figura de São Jorge de Capadócia vem a ser filho de pais cristãos, que o vieram a criar com essas mesmas crenças. O seu pai veio a morrer quendo este tinha catorze anos, e tanto Jorge como a sua mãe viajaram para a terra natal desta, na Palestina. Por sua vez, a lenda de São Jorge de Lida vem a afirmar que o pai deste era natural de Capadócia, enquanto que a sua mãe era natural de Lida, onde Jorge veio a nascer. Nesta versão, ambos os seus pais eram nobres de famílias Gregas. Ambas as versões afirmam que o pai de Jorge tinha sido membro do exército Romano, vindo Jorge a seguir a carreira do seu pai.

5 Jorge viveu durante o reinado do Imperador Diocleciano, vindo a tornar-se um membro da guarda imperial. Diocleciano veio a ordenar que todos os soldados cristãos no seu exercito fossem presos, mas uma vez que este conhecia o pai de Jorge, e este era um dos seus melhores oficiais, Diocleciano veio a tentar convencer Jorge a converter-se à religião Romana. A recusa de Jorge levou a que Diocleciano ordenasse a sua execução, e após ser ressuscitado três vezes, Jorge foi decapitado e os seus restos mortais enviados para Lida.

6 Foi canonizado pelo Papa Gelásio I, embora não se saiba quem o beatificou. No reinado de D. João I veio a substituir Santiago como o padroeiro de Portugal. É o padroeiro de Inglaterra, Roménia, Malta e Geórgia. Túmulo de São Jorge (Imagem: Igreja de São Jorge, Lida)

7 São Jorge e o Dragão De acordo com a Legenda Dourada, um dragão veio a habitar uma região perto da cidade de Selena, em Líbia, vindo o seu hálito a causar a peste cada vez que se aproximava da cidade. O povo da cidade veio a dar oferendas ao dragão, mas eventualmente estes vieram a escolher uma filha do rei como a próxima vítima. Antes que esta pudesse ser devorada, Jorge apareceu e matou o dragão, vindo o povo da cidade a converter-se ao cristianismo. São Jorge a Matar o Dragão, por Bernat Martorell

8 Iconografia São Jorge é normalmente representado vestido em armadura, segurando uma lança e um escudo. Na representações da lenda de São Jorge e o dragão, este vem também a ser representado num cavalo branco, embora a iconografia cristã oriental permita que o cavalo representado seja preto. A maioria das representações de São Jorge, este encontra-se em combate contra o dragão, vindo este e a lança a serem dois elementos que juntos, permitem a identificação do santo. Ícone Bizantino de São Jorge (Imagem: Atenas, Grécia)

9 Brasão de Armas do Tsarado da Rússia Brasão de Armas da Geórgia

10 Cruz de São Jorge Durante o período medieval, veio a encontrar-se presente na bandeira da República de Génova. Este símbolo veio a tonar-se num modo de identificar certos cruzados. A cruz sobre um fundo branco veio a ser também adoptada como a bandeira de Inglaterra. Encontra-se presente também na bandeira da Geórgia. Bandeira de Génova

11 Bandeira da Geórgia Variante do estandarte imperial da dinastia Paleóloga (Origem: Libro del Conosçimiento de todos los rregnos, Século XIV)

12 Bibliografia Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro Lello Universal. Vol. 1, Lello & Irmão Editores. 1981 Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro Lello Universal. Vol. 2, Lello & Irmão Editores. 1981 de Varagine, Jacobus. The Golden Legend: Lives of the Saints. Traduzido por William Caxton. Vol. 3. 1900 The Catholic Encyclopedia: An International Work of Reference on the Constitution, Doctrine, Discipline, and History of the Catholic Church. The Encyclopedia Press. 1913 Attwater, Donald. Dictionary of Saints. 3ª Edição. Penguin Reference. 1996 Smith, William, A Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology. Boston: Little Brown & Co. 1849 Butler, Alban. Butler's Lives of the Saints, Complete Edition. Christian Classics. 1990


Carregar ppt "André Fortes Anselmo São Jorge Trabalho de Iconografia Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano Afonso Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google