Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÁgata Imperial Lagos Alterado mais de 8 anos atrás
1
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada à EPCT Nosso Contrato Didático 2013
2
Formador e Tutores Gilvandenys Leite Sales denyssales@ifce.edu.br 8889 9427 Adriana Maria Markan Silva Gaspar de Oliveira adrianamarkan@hotmail.com 3253.6884/8563.1605/9933.5975 Paula Denise Girão Nobre pauladgn@gmail.com 87809542/99937745
3
Dados Gerais ◦ Carga Horária do Curso – 30 h/A ◦ Média para Aprovação no Curso (≥) – 7,0 ◦ Limite de Faltas – 25% ◦ Início do curso - 5 Agosto 2013 ◦ Término do curso - 31 Agosto 2013
4
Agenda Encontro Presencial: 05 Agosto 2013 AULA 1: 11 a 17 Agosto 2013 AULA 2: 18 a 24 Agosto 2013 Tarefa Final: 25 a 31 Agosto 2013
5
Ementa Aprendizagem a distância (o modelo de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, aprendendo a distância, o planejamento e comprometimento na aprendizagem a distância, métodos e técnicas de estudo e leitura, autonomia, colaboração em EaD e autoria na EaD). O que é educação a distância (características, evolução e histórico). Recursos utilizados em EaD (ferramentas de organização, gestão, informação e comunicação em EaD, ferramentas interativas de aprendizagem).
6
Objetivos Desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias ao aprendizado a distância. ◦ Discutir... e compreender os conceitos de EaD, suas características, evolução tecnopedagógica e seu histórico no Brasil. o modelo de pedagogia a distância do IFCE. o planejamento e comprometimento com os estudos e aplicar na aprendizagem a distância. e aplicar as ferramentas que auxiliam na aprendizagem a distância. ◦ Conhecer... e utilizar métodos e técnicas de estudo e leitura. as diferenças e semelhanças entre Educação presencial e Educação a distância. e aplicar os principais suportes, ferramentas e programas de computador utilizados na aprendizagem. ◦ Identificar... as ferramentas de organização, gestão, informação e comunicação em EaD.
7
Nosso Livro Aula Presencial ◦ Para compreender a educação a distância Surgimento e histórico da EaD Definição da educação a distância Modelo de pedagogia a distância Aula 1 ◦ O papel do professor e do aluno no ensino a distância O papel do professor no ensino a distância Aprendendo a distância Aula 2 ◦ Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD Recursos utilizados em EaD Ferramentas de organização, gestão e comunicação em EaD Ferramentas interativas do Moodle
8
Atividades / Média Atividades Presenciais Atividades a Distância x 60%x 40% Quiz 20% Tarefa Final 50% Quiz Aula 2 30% Fórum Aula 2 35% + Seminário 30% Fórum Aula 1 35%
9
Correção de Atividades Nº Mínimo de Mensagens em Fóruns: ( ) 1 (X) 2 ( ) 6 ( ) 10 Inicie o fórum respondendo ao tema proposto, a seguir, interaja e faça comentários sobre as postagens de outros participantes do fórum. Quiz: ◦ 2 Tentativas/ 60 min / Nota mais alta Seminários ◦ Demonstrar leitura dos textos indicados; ◦ Articular reflexões críticas sobre as informações coletadas; ◦ Apresentação com poder de síntese e clareza. Tarefa Final Apresentação/Escrita (ideias com clareza, objetividade, coesão e coerência)
10
Nº de Faltas Neste curso o aluno levará 5 faltas por atividade que ele se ausente.
11
Modelo Tecno-Metodológico 11 Fonte: Adaptado de Sales (2010)
12
O Vetor-Aprendizagem Fonte: Adaptado de Sales (2010)
13
Menções Qualitativas - LV Ícones LV ÍconesCATEGORIZAÇÃO DAS MENSAGENS/ARQUIVOS ANEXADOS Muito Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=4 Reflexões aprofundadas; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que podem apresentar, além de respostas e comentários, significativos questionamentos, ou mesmo, sínteses de idéias que surgem na discussão/aprendizagem do tema proposto, gerando mais interações. Bom - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=3 Boas reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que apresentam respostas e comentários significativos para discussão/aprendizagem do tema proposto. Regular - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=2 Razoáveis reflexões; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” ainda limitados e de forma superficial acerca do tema proposto para a discussão/aprendizagem. Fraco - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=1 Reflexões vazias de conteúdo; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que pouco agregam valor à discussão/aprendizagem do tema proposto. Não Satisfatório - Coeficiente do Passo de Aprendizagem: CP=0 Aprendiz que assume posição passiva; Interações/Postagens por meio de “Mensagens/Arquivos anexados” que em nada contribuem para a discussão/aprendizagem do tema proposto limitando-se a enviar mensagens de concordância ou arquivos anexados sem originalidade. Neutro - Mensagens/Arquivos anexados que não agregam notas Arquivos anexados sem relação com o tema proposto. Mensagens de esclarecimentos, saudações, recados, agradecimentos etc. Fonte: Adaptado de Sales (2010)
14
Acompanhe suas Notas e seu Rendimento (Fator β ) Clique nas setas para visualizar suas notas em cada atividade (o valor que aparece representa uma parcial que comporá sua média) Visualize aqui sua média e faltas Visualize aqui seu desempenho (Veja tabela ) Clique aqui para consultar suas notas
15
15 O Instrumento de Avaliação LV
16
Referências JOYE, Cassandra Ribeiro; YOUNG, Regina Santos. Acolhimento em educação a distância. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2012. Sales, Gilvandenys Leite. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não-Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática. Fortaleza, Ceará, 2010.
17
Dúvidas? denyssales@ifce.edu.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.