Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenan Ventura Alterado mais de 10 anos atrás
1
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
2
objetivo Apresentar o processo de tutoria do FGV Online, uma das práticas do Programa que contribuem para a excelência na aprendizagem de nossos alunos.
3
melhores práticas ambiente colaborativo ferramentas síncronas para reuniões em tempo real ferramentas assíncronas para flexibilização do acompanhamento e orientação dos alunos tutoria pró-ativa especializada em conteúdos e capacitada para EAD acompanhamento permanente do acesso dos alunos
4
competências essenciais dos Tutores
domínio de conteúdo; dinamismo; visão crítica e global; capacidade para estimular a busca de conhecimento; habilidade com as novas tecnologias de comunicação e avaliação BRASIL. MEC. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Brasília, 2007.
5
competências essenciais dos Tutores
Um bom professor presencial não é, necessariamente, um bom Tutor. Por esse motivo, é fundamental um processo seletivo e um processo de capacitação criteriosos. A formação do professor que atua com a EaD deve ser especializada. A tutoria on-line é uma área que se torna cada vez mais atraente a profissionais de mercado e professores presenciais. Entretanto, o mercado ainda não é capaz de oferecer Tutores prontos.
6
seleção de Tutores no FGV Online
titulação mínima de especialista; disponibilidade de tempo; interesse em conhecer o Programa; disponibilidade para aprendizagem compartilhada; iniciativa e comprometimento com o processo de melhoria; desenvolvimento de autocrítica. formação específica na área de conhecimento da disciplina a ser tutorada; experiência profissional comprovada.
7
O processo de formação de Tutores deve prever capacitação:
no domínio específico do conteúdo; em mídias de comunicação; em fundamentos da EAD e no modelo de tutoria. BRASIL. MEC. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Brasília, 2007.
8
capacitação O CensoEAD.BR 2011 confirma que, em sua grande maioria, as instituições que oferecem cursos a distância assumem essa responsabilidade. Isso se deve, principalmente, às diferentes funções que o professor desempenha em cada instituição.
9
capacitação de Tutores no FGV Online
Capacitação mínima, própria e obrigatória on-line (45h, com duração de 3 meses), que contempla: conceitos pedagógicos: 25%; EaD : 20%; EaD no FGV Online: 55%. *análise de 65 ofertas,
10
capacitação Capacitação continuada: primeira tutoria ou mais com o apoio de um Mentor e da Coordenação de Tutoria; demais tutorias com o apoio da Coordenação de Tutoria; capacitações específicas para determinados projetos ou públicos; experiência como aluno em cursos do Programa. Constante processo de avaliação e feedback.
11
tutoria pró-ativa estimular a construção/reconstrução do conhecimento; estimular a interação; utilizar as estratégias pedagógicas do Programa; privilegiar as competências a serem trabalhadas; considerar as práticas de avaliação em EAD. O professor ocupa a posição de orientador, de incentivador e de facilitador entre o conteúdo e o aluno.
12
algumas funções pedagógicas
moderar discussões; sanar dúvidas de conteúdo; orientar quanto à realização das atividades; comentar, questionar, criticar, aprofundar ideias; articular teoria e prática, incentivando o compartilhamento de experiências; avaliar atividades, provas e participação do aluno;
13
algumas funções sociais
dar suporte e estimular a aprendizagem; contribuir para a criação de um ambiente amigável, valorizando e encorajando a participação; promover a interação e a colaboração entre os alunos; procurar reforçar os pontos positivos. A interação professor-aluno é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem.
14
Obrigada! Profa. Rebecca Villagran Seoane Coordenadora de Tutoria
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.