A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor."— Transcrição da apresentação:

1 Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor

2 Quais os referenciais básicos do Progestão?
Sucesso na aprendizagem dos alunos. Gestão democrática da escola pública. Formação continuada dos profissionais da educação. Prática do cursista. Desenvolvimento de competências profissionais. Ação-reflexão-ação, aprender fazendo e resolução de problemas.

3 Por que um programa de educação a distância?
Possibilidade democrática de se atingir o maior número possível de interessados em aprender; Nas sociedades que passam por rápidas mudanças, faz-se necessária não só atualização permanente dos conhecimentos mas também uma educação para lidar com incertezas.

4 Por que um programa de educação a distância?
Para formar lideranças comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática, focada no sucesso escolar dos alunos das escolas públicas do ensino fundamental e médio.

5 Quais as funções e tarefas do tutor?
Facilitar o processo de aprendizagem do cursista. E como você vai facilitar e motivar o processo de aprendizagem do cursista?

6 O tutor e as situações ou ambientes de aprendizagem
Estudo individual Estudos em equipe Encontros presenciais

7 Estudo individual: o que fazer?
Assegurar-se de que os cursistas estão realizando as atividades previstas. Preparar esquemas e/ou listas de perguntas e dúvidas mais frequentes. Desenvolver entre os cursistas a sensação de que, mesmo quando estudam sozinhos, alguém está se preocupando com eles. Estimular os cursistas a elaborar um plano de estudo. Ter informações sobre o que os cursistas deveriam estar estudando em período determinado.

8 Estudo em equipe: como atuar?
Facilitar e reforçar a existência de grupos de trabalho. Orientar os cursistas sobre os requisitos básicos para o trabalho em equipe: Escolha da coordenação Divisão de tarefas e responsabilidades Calendário de reuniões Avaliação do trabalho seguida de registro

9 Estudo em equipe: como atuar?
Identificar e acompanhar as atividades que serão desenvolvidas em equipe. Servir de ponto de conexão junto às equipes. Desenvolver entre os cursistas o hábito de compartilhar experiências.

10 Encontros presenciais: quais as suas funções?
Assegurar o comparecimento regular de todos os cursistas. Planejar os encontros. Coordenar a realização dos encontros presenciais: Apresentação dos módulos novos Sessão de vídeos Esclarecimento de dúvidas e questões Socialização das atividades em equipe Fechamento e avaliação dos módulos

11 O tutor ideal: quais as suas qualidades e competências?
Ser um bom facilitador. Estimular o pensamento crítico. Promover no grupo o sentido do trabalho em equipe. Evitar que os cursistas percam a iniciativa. Estimular um clima de confiança e respeito.

12 O tutor ideal: quais as suas qualidades e competências?
Ajudar os cursistas a ousar pensar. Ousar fazer perguntas que estimulem o raciocínio. Acompanhar o desempenho do cursista. Facilitar a aprendizagem individual. Enfatizar a aprendizagem e não o ensino.

13 Quais são as modalidades de tutoria?
Natureza e objetivos Meios/estruturas A distância (com horário de plantão) Individual Atendimento a dúvidas Envio de orientações Feedback escrito Coletiva Atendimento a dúvidas de gestores com tarefas em equipe Meios: Fax, telefone, correio tradicional, correio eletrônico, ambiente virtual

14 Quais são as modalidades de tutoria?
Natureza e objetivos Meios/estrutura Presencial Individual Atendimento a cursistas em horário de plantão para: Esclarecimento de dúvidas Feedbacks Orientações sobre o plano de estudo Coletiva Encontros presenciais agendados Atendimento eventual a cursistas que realizam atividades em equipe Locais e calendários estabelecidos

15 O tutor e a avaliação: como agir?
Procure identificar e avaliar as dificuldades e necessidades de aprendizagem dos cursistas. Seu trabalho de avaliação deve ser processual. Incentive os cursistas a desenvolverem permanentemente sua auto-avaliação. Avalie as atividades desenvolvidas em equipe. Exercite também sua auto-avaliação.


Carregar ppt "Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google