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PublicouOtávio Jacome Alterado mais de 11 anos atrás
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EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
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Cenário Atual 176 professores da UFSCar envolvidos nos cursos da UAB UFSCar (fonte: SEAD); ~50 / semestre (Fonte: UAB UFSCar); Criação de áreas no Moodle UFSCar (em apoio a cursos presenciais): (2007: 271), (2008: 349), (2009: 567) - (fonte: SIN/DEACED); Áreas atuais: CCET 399 áreas, Sorocaba 217, CECH 145, CCBS 61, Araras 24, outros 70 (total 916); DC (90 áreas), DM (66 áreas) no Moodle – servidores próprios; Curso a distância para funcionários da UFSCar; Funcionários da UFSCar fazendo cursos a distância em outras instituições.
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Impacto no Ensino Presencial Professores que ministraram disciplinas EAD: 97% - experiência positiva; 83% - impacto positivo em sua atuação no presencial (54% - novas mídias; 57% - alteração planos de ensino, etc.) Fonte: Coordenação UAB-UFSCar; Maior produção / evolução de materiais de apoio às disciplinas; Evolução da interação professor-aluno (documentação digital da entrega de trabalhos, divulgação de notas, diminuição da circulação de papel, melhor disponibilidade do professor); Salto de qualidade na formação: estudante mais pesquisador, melhores recursos, interação, documentação, etc.
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Política Proposta: Incentivar Cenário Atual Não Incentivar Universidade só de EAD Incentivar Promover capacitação de professores, e uso de ferramentas no presencial; Apoiar iniciativas e dar suporte a cursos na modalidade. Proibir
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Ações para Implementar a Política de Incentivo Criar um curso de capacitação em EAD para os professores da UFSCar (separado/diferente UAB); Inserir esse curso no programa de formação de novos professores; outros professores devem ser incentivados, mas a adesão deve ser por sua própria escolha; Assim como temos o Nexos como mecanismo legal para planos de ensino, adotar (o Moodle como) mecanismo legal para interação professor-aluno (divulgação de notas, recebimento de trabalhos, etc.) a cada semestre, criar área para todas as disciplinas, convite aos professores, etc.;
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Ações para Implementar a Política de Incentivo (nos cursos presenciais) Oferecer disciplinas de recuperação na modalidade a distância (aceita inscrição só de alunos de recuperação mesmo; é preciso ajustar regimentos e ProGradWeb); Objetivos: eliminar dificuldade de vagas de recuperação (ex: algumas do DM); Recomendar que os cursos revisem seus projetos pedagógicos, verificando se/onde/como os 20% de EAD podem/devem ser utilizados; Recomendar que os professores analisem as disciplinas sob suas responsabilidades, verificando se/onde/como os 20% de EAD podem/devem ser utilizados, propondo as eventuais alterações metodológicas em seus planos de ensino.
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Ações para Implementar a Política de Incentivo Criar um repositório de conteúdos, aberto (pelo menos) à toda comunidade UFSCar (alguns conteúdos podem ser públicos, a critério do professor); Incentivar o uso dos conteúdos do repositório pelos cursos dos três campi, presenciais ou a distância (possibilita integração de cursos de diferentes campi); Apoiar iniciativas de cursos na modalidade a distância ou semi presenciais; recomendar, a curto prazo, a criação de cursos de extensão e especialização; a médio e longo prazos, cursos de graduação; recomendar estudo para criação de licenciaturas em química, física e matemática;
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Ações para Implementar a Política de Incentivo Uso do Moodle em apoio à gestão: apoio a órgãos colegiados (discussões prévias, disponibilização de materiais, pautas); apoio a chefias e coordenações; Aprimorar nossa estrutura de apoio (Moodle, studio, pessoal de apoio, etc.) e disponibilizar a cursos em todas as modalidades (detalhar aprimoramentos desejáveis, oportunamente).
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