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A importância da formação docente na mediação em EAD

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Apresentação em tema: "A importância da formação docente na mediação em EAD"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da formação docente na mediação em EAD
Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

2 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Apresentação Mestranda: Kátia Cilene da Silva Orientadora: Profa Patrícia Smith Cavalcante Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

3 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
O artigo - importância da mediação; - influência no desempenho dos alunos de EAD na utilização de AVAs; - verificação das ações docentes; - verificação das estratégias utilizadas para orientar os alunos na execução de tarefas. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

4 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Cenário Licenciaturas e bacharelados a distância; Área de computação e informática; Aspectos do modelo de EAD: Figuras docentes; Funções docentes. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

5 Ambiente de aplicação (1/3)‏
execução da disciplina Introdução à Educação a Distância (IEAD); curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade Aberta do Brasil (UAB). Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

6 Ambiente de aplicação (2/3)‏
O corpus analisado é o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UAB ofertado pela UFRPE na modalidade a distância. Com experiência em EAD adquirida através do curso de Licenciatura em Física, implantado em 2006, a UFRPE está investindo em iniciativas na utilização da EAD com o objetivo de expandir a oferta de serviços educacionais, ampliando as oportunidades de acesso à educação a uma clientela menos favorecida, conforme relatado no projeto pedagógico do curso analisado (UFRPE, 2008). O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação a distância, respeitando o modelo organizacional proposto pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está organizado conforme estrutura apresentada na Tabela 1. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

7 Ambiente de aplicação (3/3)‏
O projeto pedagógico do curso, apresentado em UFRPE (2008), identifica que a metodologia de ensino e de avaliação está diretamente relacionada com as já aplicadas nos cursos presenciais, segundo o regimento e demais regulamentações internas da própria UFRPE. Seu objetivo principal é prover o profissional de conhecimentos, técnicas e métodos para o desenvolvimento de sistemas de informação e sua adequação às organizações. Assim, durante sua formação, além de técnicas e métodos, o estudante desenvolverá competências e habilidades de comunicação, relacionamento e trabalho cooperativo e em grupo. Deverá estar apto ainda a interpretar, sugerir e modificar o contexto sócio-político-econômico no qual se encontra. Características estas também apresentadas nas propostas dos cursos presenciais, porém contando com algumas especificidades de gestão do curso relacionadas à modalidade a distância, como as formas de tutoria disponibilizadas, o sistema de avaliação da aprendizagem que considere a avaliação em processo e a autonomia e flexibilidade, para o docente, na administração dos conteúdos e das práticas pedagógicas. (Tabela 2)‏ Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

8 Perfil docente para EAD
Funções no curso; Formação exigida; Estratégias docentes. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

9 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Funções no curso - tarefas docentes distribuídas em papéis distintos; - diferentes atribuições de funções: - professor conteudista; - professor executor da disciplina; - tutor virtual; e - tutor presencial. O tutor virtual, por sua vez, é responsável pela mediação e pelo acompanhamento do aluno, proporcionando suporte à distância em relação ao conteúdo ministrado, enquanto que o tutor presencial atua no pólo, servindo como elo de comunicação entre os estudantes, os professores executores e a coordenação do curso. Neste estudo, foram elencados como sujeitos da análise o professor executor e o tutor virtual, por serem os dois elementos diretamente responsáveis por ministrar os conteúdos, acompanhar e avaliar os alunos. No que tange ao professor executor da disciplina, suas atribuições ao ministrar o conteúdo programado são (UFRPE/UAB, 2008): Elaborar material didático de apoio e auxiliar a equipe de mídias na produção de programas de rádio e vídeo; Coordenar o grupo de Tutores Virtuais e orientá-los na execução das atividades acadêmicas; Avaliar sistematicamente os estudantes, o material didático e o processo de ensino-aprendizagem durante o período letivo; Produzir, ao final do período letivo, um Relatório Técnico sobre o impacto causado no aprendizado dos estudantes, do uso das estratégias didático-pedagógicas adotadas na disciplina. Complementando as ações pedagógicas, surge o tutor virtual, que também é um professor formado na área ou em uma área afim, e tem atribuições como (UFRPE/UAB, 2008): Participar do curso de Capacitação oferecido pela equipe UAB/UFRPE. Auxiliar o Professor Executor no desenvolvimento de todas as atividades didático-pedagógicas em uma turma específica de alunos; Desenvolver as atividades de acordo com o cronograma do curso, o calendário acadêmico e com sua jornada de 20 horas semanais de trabalho; Participar dos encontros presenciais programados para o período letivo; Utilizar diariamente os recursos tecnológicos disponibilizados para interagir com os estudantes, esclarecendo dúvidas em relação ao conteúdo e incentivando-os ao trabalho cooperativo, colaborativo e em grupo; Esclarecer as dúvidas dos alunos no prazo máximo de 24 horas; Realizar e participar das avaliações presenciais nos pólos; Preparar relatórios quinzenais de acompanhamento dos estudantes para serem discutidos com o Professor Executor; Participar de todas as reuniões estabelecidas pela Coordenação de Curso. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

10 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Formação exigida - Professores executores: - experiência na atuação em EAD; - formação na área e/ou mestrado na área. - Tutores virtuais: - formação de nível superior em Licenciatura em Computação; - ou área afim - não preenchimento de vagas; - pós-graduação em áreas específicas. Os tutores selecionados que não tenham conhecimentos em Educação a Distância farão uma capacitação para isso (UFRPE/UAB, 2007b). Considerando a diversidade de experiências dos docentes selecionados, todos participaram da capacitação oferecida pela coordenação pedagógica. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

11 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Proposta de interação - começar no Curso de Capacitação; - execução das atividades docentes: ser o elo mais próximo entre o professor executor e o aluno; acompanhar as discussões dos alunos no ambiente, moderando os fóruns e os chats; encaminhar as respostas dos professores executores para tirar dúvidas dos alunos com relação às atividades; realizar e participar das avaliações presenciais e pontuar as avaliações virtuais. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

12 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Objetivos do artigo - verificar as estratégias utilizadas para orientar os alunos na execução das tarefas e as respostas dos alunos; - observação e análise de uma semana de execução da disciplina IEAD; - implicação da formação docente no desempenho discente; - resultado direto das práticas de mediação utilizadas. - Semana 1 : Ação docente: Chat Fórum Tarefa Reação do aluno: apenas 5 alunos – questões 7 contribuições; 2 interagindo com colegas; tutor 4 enviaram Não houve a resposta do aluno; tb. Não houve variação de estratégias do tutor para orientar os alunos; 16 nem logaram; muitoa problemas de ordem técnica que acarretaram a não realização das tarefas. As práticas de mediação fórum e chat foram insuficientes para auxiliar na compreensão dos conceitos, porém foramsuficientes para sanar as deficiências técnicas dos alunos. Será que uma vez eliminados os problemas de acesso, estas etratégias funcionariam? Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

13 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Metodologia (1/2)‏ - semana escolhida: antecedente ao prazo de entrega das atividades do módulo I; - maior freqüência de interação dos alunos; - proposição de duas tarefas obrigatórias; - verificação da ação do professor executor e do tutor virtual; - relação dessa ação com a resposta dos alunos ao cumprimento das atividades propostas. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

14 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Metodologia (2/2)‏ - Categorias analisadas: - login na plataforma; - participação no fórum; - participação no chat; - envio de mensagens; - envio de tarefas. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

15 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Resultados (1/2)‏ Observe-se que, dos 50 alunos regularmente matriculados na turma 16 ainda estavam sem login registrado na plataforma. Quando à participação no fórum, somente 9 alunos participaram, sendo que 7 deles apenas postaram contribuição individual solicitada e apenas 2 interagiram com os questionamentos do tutor e um com os demais colegas. Já no que se refere à participação no chat ou via mensagem, comunicaram-se com tutor 5 e 6 alunos respectivamente, porém nenhuma dúvida relacionada ao conteúdo somente a problemas com: acesso ou familiarização com o ambiente. Quanto ao envio da tarefa proposta, somente 4 alunos o realizaram, sendo 2 pelo recurso errado do AVA (usando o fórum para o envio). Também cabe destacar que as 2 tarefas enviadas pelo recurso correto não corresponderam satisfatoriamente ao que foi proposto. Foi possível, também, identificar o tipo de auxílio desses dois atores docentes e as estratégias por ele utilizadas para orientar os alunos na execução das tarefas, como também comparar o nível de compreensão dos alunos sobre as atividades propostas pelo professor conteudista, através da comparação destas com as respostas apresentadas pelos alunos. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

16 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Semana 1 Ação docente: chat, fórum e tarefa; Reação do aluno: apenas 5 alunos – questões; 7 contribuições; 2 interagindo com colegas; 1 com o tutor; 4 enviaram tarefas; Não houve: resposta do aluno; variação de estratégias do tutor para orientar os alunos (16 nem logaram); Muitos problemas de ordem técnica que acarretaram a não realização das tarefas. As práticas de mediação fórum e chat foram insuficientes para auxiliar na compreensão dos conceitos, porém foram suficientes para sanar as deficiências técnicas dos alunos. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

17 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Será que uma vez eliminados os problemas de acesso, estas estratégias funcionariam? Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

18 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Resultados (2/2)‏ Diante da situação apresentada no quadro 1, os docentes elencaram algumas ações adicionais às propostas nas orientações pedagógicas para o curso, a saber (Quadro 2): Envio de para os alunos que ainda não haviam entrado no AVA no sistema; Postagem de orientações sobre como participar dos fóruns e sobre a importância da interação com os colegas; Revisões prévias das atividades postadas com antecedência e solicitação aos alunos de correções dos aspectos que não atenderam ao proposto. Posteriormente a essas ações pode ser percebida a evolução dos alunos no que se refere à familiarização com as particularidades do estudo em EAD, como: Aumento no número de alunos freqüentando o AVA; Aumento no número de alunos participantes no fórum; Aumento do número de interações com o tutor e os colegas através do fórum; Aumento do número de dúvidas sobre conteúdo; Diminuição do número de dúvidas sobre familiarização com o AVA; Aumento do número de tarefas enviadas; Ocorrências de correções e reenvio de tarefas. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

19 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Semana 2 Ação docente: chat, fórum, tarefa; Reação do aluno: apenas 7 alunos – questões sobre a plataforma 26: 16 contribuições; 10 interagindo com colegas; 10 com o tutor; 31 enviaram; Estabelecimento da interação tutor-alunos. Aumento da resposta do aluno. Estratégia “fishing”: para cada aluno. Superação dos primeiros problemas técnicos, assim as práticas de mediação foram suficientes para o trabalho com os conteúdos (31 enviaram as tarefas). Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

20 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Será que uma vez eliminados os problemas de acesso, estas estratégias funcionariam? Sim, embora seja preciso fazer uma análise qualitativa das intervenções para compreender que conteúdos foram aprendidos. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

21 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Considerações finais - formação tecnológica X formação pedagógica; - ação pedagógica como um fator preponderante para impulsionar o bom desempenho dos alunos; - necessidade de atitudes pró-ativas do docente; - constante pesquisa e busca por ações inovadoras que viabilizem a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

22 Informações para contato
Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

23 Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
Obrigada pela atenção! Kátia Cilene da Silva Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica


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