A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS."— Transcrição da apresentação:

1 1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS

2 2 - TAREFAS 3 - PROCESSO 4 -AVALIAÇÃO 5 -CONCLUSÃO 1 - Introdução Vocês sabiam que a nossa língua é a 4ª língua mais falada no mundo? Isso não é fantástico? Que tal aprendermos um pouco mais sobre o nosso idioma? Vocês vão partir agora em uma aventura em busca de um tesouro e, para isso, deverão seguir as pistas que lhes serão apresentadas a cada etapa. Leiam com atenção cada pista e lembrem- se de que não podem pular nenhuma fase. 6 - CRÉDITOS

3 4 -AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO 2 - Tarefas Vocês deverão se dividir em equipes de quatro integrantes para ir em busca desse maravilhoso tesouro. Cada membro da equipe terá uma função e tarefas a cumprir. Ao final da viagem, vocês terão respondido a alguns enigmas e deverão produzir um cartaz ou uma apresentação de slides com as informações adquiridas. Ah, o tesouro almejado. Após conhecerem cada função, organizem-se, cliquem em processo e mãos à obra!!! 6 - CRÉDITOS Relator da ViagemHistoriadores Ilustrador 3 - PROCESSO

4 Relator da viagem Será o responsável por anotar em um Diário de bordo toda a aventura. Registre as informações mais importantes descobertas pelo grupo. Posteriormente, deverá redigir um texto abordando os principais informações descobertas. Historiadores Dois membros da equipe serão os Historiadores, responsáveis por navegar nas páginas indicadas fazendo uma pesquisa sobre a História da Língua Portuguesa e anotando as informações que deverão ser organizadas e registradas posteriormente pelo Relator. Ilustrador O último membro da equipe será o Ilustrador, que deverá selecionar e reproduzir as imagens que serão usadas no trabalho.

5 3 - Processo Aí estão os enigmas! Historiadores Os dois Historiadores da equipe deverá descobrir respostas às seguintes questões: História da língua no Brasil - http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.phphttp://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.php O português na Europa - http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.2.phphttp://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.2.php O português na América - http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.phphttp://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.php O português na África - http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.4.phphttp://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.4.php O português na Ásia -http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.5.phphttp://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.5.php Português no mundo - http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesMundo.phphttp://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesMundo.phpPistas - Quando o Português tornou-se a única língua oficial a ser falada no Brasil? - O que poderia explicar as diferenças regionais na pronúncia e no vocabulário verificadas, por exemplo, no nordeste e no sul do Brasil? - Além do Brasil, o Português é a língua oficial de que outros países? - Além do Português, qual o outro idioma oficial que também é falado em Portugal? - Em que locais da África fala-se Português? - Na Ásia, o Português sobrevive em apenas alguns pontos isolados. Cite-os.

6 Como vocês já sabem, o Acordo Ortográfico foi criado com o objetivo de unificar a grafia da Língua Portuguesa nos países em que ela é falada. Que tal revisarmos um pouco esse tema? Relembrem as principais mudanças em cada um dos países em que o Português é a língua oficial. http://images.ig.com.br/hotsites/reforma_ortografica/inf ografico.htmlPista

7 Ilustrador Agora, o Ilustrador deverá visitar alguns endereços na web para selecionar as imagens que o grupo utilizará na produção final. É sua responsabilidade salvar no computador um mapa que destaque os países e comunidades de língua portuguesa, para posteriormente inseri-lo no trabalho. Pistas http://embaixada-portugal-brasil.blogspot.com/2009/04/revista-lusofonia-blogue-dos- paises-de.html http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/06/i-mostra-especial-da-comunidade-dos- paises-de-lingua-portuguesa/ http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=62753 http://professoraamanda.blogspot.com/2011/02/paises-que-falam-portugues.html http://www.unifai.edu.br/internet_noticia.asp?cod_conteudo=3003&area=1698

8 Parabéns!!! Vocês cumpriram todas as tarefas e estão muito perto de encontrar o tesouro prometido!!!

9 Vocês trabalharam duro!!! Que tal um pouco de diversão? Esse é o primeiro prêmio da equipe: Jogo do Acordo Ortográfico. Cliquem no 1º link e conheçam o Jogo do Acordo Ortográfico. E no 2º link vocês vão testar um pouco de seus conhecimentos em uma outra atividade interativa muito legal: http://fmu.br/game/home.asp http://sites.unifra.br/Portals/17 /Letras/Plural/objeto/Lingua_S olta_voltou.swf

10 Gostaram? Mas o maior tesouro mesmo foi o conhecimento que adquiriram a respeito de nosso idioma. Pra finalizarmos, que tal ouvir lindos poemas de grandes autores de nossa língua? http://www.miguelfalabella.com.br/poeta s/index.html

11 1 -INTRODUÇÃO 4 - Avaliação Além do trabalho final, a equipe será avaliada como um todo e, embora cada um de vocês tenha um papel específico, é muito importante a colaboração entre todos os membros da equipe. 2 - TAREFAS3 -PROCESSO5 - CONCLUSÃO6 -CRÉDITOS

12 5 - Conclusão Viram quanta informação interessante sobre nossa língua vocês descobriram nessa expedição? E o que vocês acharam das alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico? Elas simplificaram realmente a escrita da Língua Portuguesa? Após essa viagem fantástica, tenho certeza de que vocês compreenderam a importância de conhecermos melhor o nosso idioma. Nossos estudos estão apenas começando! Ainda há muito para aprender!

13 FINALIZAR A APRESENTAÇÃORETORNAR À ABERTURA 6 - Créditos Pesquisas e informações em geral: http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.php http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.2.php http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.php http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.4.php http://linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.5.php http://www.miguelfalabella.com.br/poetas/index.html http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesMundo.php Imagens: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/ct http://www.cacaaotesouro.com.br/ http://tesourodecaca.blogspot.com http://oqueopaiprecisasaber.blogspot.com/2010/08/brincando-de-caca-ao-tesouro.html http://gartic.uol.com.br/mikemuller/desenho-jogo/1245455947 http://managementor-pm1.blogspot.com/2010/03/actividade-caca-ao-tesouro.html


Carregar ppt "1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google