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“iPhone 6”: depois do vazamento de informações, Apple cobra explicações do governo tailandês Eduardo Marques 14/08/2014 às 15:13 Nesta semana, o governo.

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3 “iPhone 6”: depois do vazamento de informações, Apple cobra explicações do governo tailandês Eduardo Marques 14/08/2014 às 15:13 Nesta semana, o governo tailandês deu com a língua nos dentes e espalhou para todo mundo que a Apple vai mesmo lançar dois modelos de iPhone em breve, conforme informamos neste post.conforme informamos neste post Obviamente, a Apple não ficou nada feliz com isso e, de acordo com um jornal local [Google Tradutor], executivos da empresa (do sul da Ásia, que trabalham na sede localizada em Singapura) se reuniram com autoridades da Comissão Nacional de Radiodifusão e Telecomunicações (a Anatel de lá) para discutir o assunto.de acordo com um jornal localGoogle Tradutor Ainda que nada de muito relevante tenha sido revelado, a Apple não gostou de ver a confirmação de que dois aparelhos serão lançados e acha que isso é, sim, informação confidencial (ou seja, que não deveria ter sido revelada pelo governo). Do outro lado, o secretário geral da comissão (Takorn Tantasith) disse que não revelou informações confidenciais e que a confirmação feita serviu apenas para proteger consumidores. Ele conta ainda que, por conta do episódio, a Apple poderia penalizar a Tailândia atrasando o lançamento do iPhone por lá, mas que isso não muda o fato de que informações como essa (aprovação de um novo aparelho) devem ser públicas. Os executivos da Apple fizeram questão de deixar claro que os futuros aparelhos não necessariamente se chamarão “iPhone 6”, e que, por enquanto, o desagradável vazamento não afetará os planos de lançamento da empresa no país.

4 SEGURANÇA NA APPLE “ A Apple é uma empresa notoriamente discreta, basta lembrarmos como é difícil encontrar por aí notícias criadas a partir de informações de "fontes internas familiarizadas com o assunto", principalmente em comparação com suas concorrentes. Boa parte desse sigilo foi ditado pelo cofundador da Maçã, Steve Jobs. Para tentar entender melhor como funcionam as coisas nos bastidores da companhia, o pessoal do BusinessInsider resolveu reunir algumas respostas de ex-funcionários da Maçã - ou pelo menos pessoas que afirmaram ser - para a pergunta: "Como a Apple consegue guardar segredos tão bem?"BusinessInsider As informações foram retiradas do Quora, uma rede social desenvolvida por dois programadores do Facebook que incentiva as pessoas a responderem perguntas sobre temas que elas conhecem, como uma espécie de Yahoo! Respostas. Confira as respostas de cada um dos ex-funcionários sobre a política de sigilo da Maçã:Quora Brian Hoshi (Executivo de contas da Apple entre 2002 e 2007) "Tendo trabalhado na Apple por alguns anos, posso dizer que a necessidade de sigilo está impregnada na cultura corporativa para criar produtos inovadores e revolucionários. O segredo é mantido por toda a organização, sabendo que existe uma equipe de segurança corporativa olhando por cima do ombro em praticamente todos os momentos, e que mesmo pequenas infrações são motivos para a rescisão imediata." Robert Bowdidge (Ex-Engenheiro de Software da Apple) "Eu não poderia dizer nada à minha esposa, ela sabia que eu estava trabalhando em um prédio diferente do outro lado da rua e ficando até muito tarde da noite, mas ela não sabia o que eu estava fazendo. Quando eu tive que viajar para o Reino Unido para trabalhar com mais pessoas, ela pediu para ir junto. Eu tinha que dizer 'de jeito nenhum' - ela trabalhava para a IBM na época, e eu sabia que o líder do projeto iria pirar pensando que o nosso fornecedor de chips saberia nossos movimentos." Chris Connors (Designer de Interação Sênior entre 2005 e 2010) "Mesmo dentro da empresa a cultura se manifesta de maneiras interessantes. Se você tem amigos em outros grupos, eles nunca vão perguntar em que você está trabalhando. Eles sabem bem, e a cortesia é recíproca. Por isso, normalmente são conversas pessoais ou sobre elementos externos." Ken Rosen (Gerente de Marketing da Apple entre 1985 e 1988 e Gerente de Mercados Emergentes da NeXT* entre 1988 e 1994) "Nos primeiros dias, tudo estava aberto a todos. Havia até uma pasta no gabinete do CFO com o salário de todos. Nós fomos informados que poderíamos dar uma olhada a qualquer momento. Poucos quiseram. Steve [Jobs] nos disse: 'Dentro da NeXT, tudo está em aberto. Fora, nós não dizemos nada'. Ele acrescentou: 'Isso vai continuar até o primeiro vazamento. Assim que provar que não podemos manter um segredo, vamos voltar a ser como qualquer outra empresa.'"

5  Mas o que é segredo ou sigilo Profissional? Trata-se de manter em segredo toda a informação que seja valiosa para a empresa e seus colaboradores, cuja responsabilidade recaia sobre o profissional responsável pelas informações. Não manter estas informações em sigilo, poderá representar um delito. Juridicamente falando, para ser considerado quebra de sigilo estas informações devem ter sido obtida através da função ou ofício que a pessoa possui. Prevê o art. 154 do Código Penal: “revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a alguém”. A pena cominada é detenção, de três meses a um ano, ou multa. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

6 “Os esforços que visam a facilitar a transferência de conhecimento interno através da codificação das informações –chaves, podem fazer de que forma não intencional, os segredos industriais acabem vazando até os ouvidos de imitadores” George S. DayGeorge S. Day, Paul J. H. Schoemaker, Robert E. GuntherPaul J. H. SchoemakerRobert E. Gunther

7 INOVAÇÃO X MERCADO Muitas empresas, quando no auge de lançamentos, tendem de qualquer forma manter em sigilo de toda e qualquer informação sobre seus produtos, isso garante que seus concorrentes não possuam seu diferencial de marca. Para garantir um produto inovador, as empresas investem pesado na segurança da informação. Exemplo disso são os Bancos. Empresas que já sofreram vazamento de dados : Apple Wolkswagen yahoo

8 MARKETING X INFORMAÇÕES Em algumas ocasião você já deve ter ouvido falar saiu informações sobre novo álbum de cantor famoso. Em alguns casos, o vazamento de informação pode alavancar vendas, quando por exemplo as empresas de marketing deixam “escapar” um clipe do seu cantor, um jogo, ou um episodio da sua série favorita. O publico alvo é atingido garantindo o sucesso, ou seja aqui as informações foram bem planejadas.

9  COMO GARANTIR UMA BOA GESTÃO COM SEGURANÇA NAS INFORMAÇÕES QUE PERTENCEM A EMPRESA?  Tornar mais eficientes o armazenamento e o trâmite de informações necessárias para as áreas operacionais e gerenciais;  Gerir melhor os recursos de tecnologia da informação para que eles apoiem os sistemas de informação da empresa;  Obter e administrar dados e informações externas à empresa;  “Pensar” em sistemas que se correlacionam, e não somente em computadores; Buscar saber quais informações são importantes para o negócio da empresa, de onde elas vem, quando elas são geradas, onde deverão ser armazenadas e quem as utilizará

10 Bibliografia: Sites: Abril.com.br macmagazine.com.br http://www.portaleducacao.com.br http://teltecsolutions.com.br/ http://corporate.canaltech.com.br/ Livro:Gestão de Tecnologias Emergentes George S. DayGeorge S. Day, Paul J. H. Schoemaker, Robert E. GuntherPaul J. H. SchoemakerRobert E. Gunther Bookman, 2003 - 392 páginas IMAGENS: Googleimage.com


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