A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL DEF5847 Professor: Ricardo Lucas Pacheco Monitora: Amanda Pacheco Beck Turma: 0367

2 INICIANDO NO VOLEIBOL Que elementos existem no universo do Voleibol?
Como devemos/podemos proceder para o ensino/aprendizagem destes Elementos? Agrupa-se por similaridade: Fundamentos Técnicos; Fundamentos Táticos; Fundamentos Físicos, Fundamentos Psicossociais; Regulamentação. (regras e arbitragem) Utiliza-se uma metodologia adequada ao Público alvo.

3 E quando for para a Iniciação?
Na Escola Para Formação de Atletas. Características do Voleibol -Esporte: competição; técnica; tática; priorização dos “melhores”; exclusão dos “limitados”; premiação dos “melhores”; cooperação; socialização; desenvolve aspectos cognitivos, sociais e afetivos; perseverança; entre outras.

4 Pergunta-se: Todos estes elementos são desejáveis na Escola?
Como introduzir, adequadamente, o Voleibol na Escola? Como ter, presentes na Escola os elementos desejáveis do Voleibol? Devemos ter: o Voleibol na escola, ou um Voleibol para a Escola?

5 OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS PRELIMINARES (PPP)
Processo: Conjunto de atos, (ações), pelos quais se realiza alguma coisa; Modo de executar uma tarefa. Pedagógico: Relacionados, relativos, ligados ao ensino, à formação, à educação; Preliminar: Que precede ao objeto principal, servindo para torná-lo mais claro; introdução.

6 PPP = Conjunto de ações, relacionadas com o ensino/educação/formação, que tem como objetivo, introduzir o aprendiz em uma determinada modalidade esportiva, facilitando/possibilitando o seu aprendizado. Características do PPP: Participação; Integração, Inclusão; Ludicidade; Construção coletiva; Adaptação (regras, gestos, movimentos, etc.); Facilitação das terefas; Criar Memória Motora, entre outras.

7 INICIANDO NOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO VOLEIBOL
O QUE SÃO FUNDAMENTOS TÉCNICOS? FUNDAMENTOS: Alicerce; base; sustentáculo; apoio sobre os quais se assenta uma construção. TÉCNICO: Perito em uma ciência, em uma arte ou ofício. TÉCNICA: Maneira, forma mais eficiente/correta de se realizar uma determinada tarefa. FUNDAMENTOS TÉCNICOS: Gestos, movimentos básicos, (gestual básico), necessários, à prática eficiente e correta, de uma determinada modalidade esportiva. No caso o Voleibol.

8 OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS - (PPE)
Processos: Conjunto de atos, (ações), pelos quais se realiza alguma coisa; Modo organizado de executar uma determinada tarefa. Pedagógicos: Relacionados, relativos, ligados ao ensino, à formação e à educação; Específicos: Que é exclusivo, característico, particular, próprio, especial.

9 PPE = Um conjunto de ações (atos), relacionados com o ensino/educação/aprendizado, que tem como objetivo, levar o aprendiz ou o praticante, em uma determinada modalidade esportiva, à prática eficiente e correta dos gestos e movimentos, (fundamentos técnicos), desta modalidade.

10 Características do PPE
Não significando que a participação, a integração, a inclusão e a ludicidade sejam deixadas de lado, o PPE tem como característica principal, a busca pele execução eficiente e correta dos gestos técnicos da modalidade, devendo, portanto o educador, corrigir o gestual executado pelo educando, propiciando-lhe um conhecimento daquilo que ele está fazendo corretamente e do que precisa ser melhorado.

11 QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO VOLEIBOL?
I) – POSIÇÃO DE EXPECTATIVA II) – MANCHETE III) – TOQUE IV) – SAQUE V) – CORTADA VI) – BLOQUEIO VII) – JOGADAS ESPECIAIS

12 POSIÇÃO DE EXPECTATIVA
Posicionamento correto do corpo, necessário para uma correta execução dos movimentos subseqüentes, de defesa, (manchete, bloqueio, etc.) e de ataque, (cortada, toque, etc.). Caracteriza-se por uma boa base dos pés, (sendo que se deve ficar na ponta destes),com um pé ligeiramente à frente do outro, os joelhos semi flexionados e o tronco ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça deve estar ereta de formas que permita uma ampla visão e os braços à frente do corpo.

13 POSIÇÃO DE EXPECTATIVA

14 MANCHETE Fundamento utilizado principalmente para a defesa, (1º momento), que consiste em, partindo da Posição de Expectativa, e estando com as mãos unidas e os braços esticados, tocar a bola com os punhos, de forma a direcioná-la para o seu colega de equipe, normalmente o levantador.

15 MANCHETE

16 TOQUE Fundamento utilizado principalmente para o “2º momento” - levantamento, (executado pelo levantador da equipe). Partindo da Posição de Expectativa, toca-se a bola, acima e a frente da cabeça, com as pontas dos dedos e a parte calosa das mãos, para deixá-la em uma situação favorável para o ataque, “3º momento”. O toque pode ser: Com uma ou ambas as mãos, (preferencialmente); Para frente; para os lados ou para trás.

17 TOQUE

18 SAQUE Fundamento básico do VB, pois é através dele que se coloca a bola em jogo. Partindo-se da Posição de Expectativa, o executante golpeia a bola que deverá estar solta, (no ar), com uma das mãos, enviando-a para a quadra adversária, por sobre a rede e por entre as antenas. O saque pode ser: Por baixo: de frente ou de lado para a quadra; executado com qualquer parte da mão. Por cima: tipo tênis; balanceado (tático) ou precedido de um salto (viagem).

19 SAQUE

20 CORTADA Fundamento de conclusão da jogada, (3º momento).
Consiste em golpear a bola de forma que ela seja enviada com força, velocidade e precisão para a quadra adversária, de forma que não possa ser defendida e, com isto, se obter o ponto. A cortada pode ser: Em relação a rede: Entrada; Meio e Saída; Em relação a direção: Paralela, (corredor); Diagonal longa e Diagonal curta; Em relação a intensidade: Forte (definição); Média (direção) e Fraca (colocação).

21 CORTADA

22 BLOQUEIO Fundamento importantíssimo para o sistema tático defensivo da equipe. Caracteriza-se pelo fato do jogador saltar verticalmente próximo a rede, com os braços esticados e as mãos erguidas e espalmadas a frente da cabeça, obstruindo a passagem da bola, na tentativa de impedir que esta chegue à sua quadra, ou limitando as possibilidades de ação do atacante adversário e consequentemente, facilitando a ação defensiva. O bloqueio pode ser: Em relação ao número de jogadores: individual; duplo e triplo; Em relação à posição das mãos e o plano da rede: ofensivo e defensivo.

23 BLOQUEIO

24 JOGADAS ESPECIAIS São os fundamentos utilizados como recurso em situações específicas e que, normalmente, requerem uma habilidade muito grande para a sua execução. As jogadas especiais podes ser: De Defesa: Peixinho (mergulho); rolamento; espalmadas, manchete invertida e com os pés; De Ataque: Colocadinha, (com a ponta dos dedos) e soquinho.

25 JOGADAS ESPECIAIS

26 É A PARTIR DA CORRETA EXECUÇÃO DOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS QUE SE EDIFICAM OS FUNDAMENTOS TÁTICOS, DEFENSIVOS E OFENSIVOS E, AFINAL, QUE SE CONSTROI UMA EQUIPE DE VOLEIBOL.


Carregar ppt "TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google