A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho do Lar Fórum Espírita - Estudo mensal Setembro 2012 Obs: as imagens desse slide show foram extraídas do Google Imagens. Se algum direito autoral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho do Lar Fórum Espírita - Estudo mensal Setembro 2012 Obs: as imagens desse slide show foram extraídas do Google Imagens. Se algum direito autoral."— Transcrição da apresentação:

1 O Evangelho do Lar Fórum Espírita - Estudo mensal Setembro 2012 Obs: as imagens desse slide show foram extraídas do Google Imagens. Se algum direito autoral foi desrespeitado, pedimos desculpas e o Fórum Espírita se compromete em reeditar esse trabalho.

2 Neste estudo será abordado: O que é o Evangelho do Lar Como realizar as sessões Mediunidade no lar A extensão dos benefícios Perguntas e respostas sobre Evangelho do Lar A vivência do Evangelho

3 O Evangelho do Lar

4 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20 )

5 O evangelho do lar é uma prática dedicada ao estudo do evangelho e exercício da prece em família. No movimento Espírita, surgiu através da sugestão de benfeitores espirituais, em vários localidades diferentes. Entretanto, essa prática tem origem desde as épocas mais remotas do cristianismo.

6 A finalidade do Evangelho do Lar é promover a higienização espiritual do ambiente do lar, através da comunhão do grupo familiar no ideal de renovação e perseverança no bem. Entre os benefícios da prática disciplinada e constante da reunião em familiar podem se citar: * Estreitamento dos laços de família com o plano espiritual; * Proteção contra o assédio de entidades ignorantes ou perversas, no cotidiano; * Criação de uma atmosfera fluídica agradável no lar; * Estímulo a um relacionamento familiar solidário, amoroso e saudável; * Recebimento de todos os recursos salutares da espiritualidade amiga, relativos ao merecimento e às necessidades do grupo familiar.

7 Como fazer o Evangelho do Lar?

8 O Evangelho do Lar, não sendo nada que se assemelhe a um culto, ritual ou cerimônia, deve ser realizado de modo que seja agradável e estimulante ao grupo familiar, dentro do bom senso. Entretanto, cientes da presença e da influência dos emissários divinos no momento da reunião, os benefícios dessa prática serão mais amplos, se realizados de forma coerente com os princípios da Doutrina Espírita.

9 A segue uma proposta para a realização de uma sessão coerente e bem organizada: Realizar a reunião semanalmente, em um dia e horário em que todos no lar estejam habitualmente presentes. Acomodar-se todos em torno de uma mesa. Dar preferência ao cômodo da casa onda há maior silêncio e tranquilidade. Tirar a atenção de qualquer outra ocupação, que não seja a reunião. Desligar aparelhos eletroeletrônicos e precaver-se de tudo no ambiente que possa causar distração.

10 Iniciar com uma prece de agradecimento ao plano superior. Em seguida, um dos integrantes realizar a leitura e interpretação de um pequeno trecho do Evangelho segundo o Espiritismo. Ao longo das reuniões semanais, estudar o livro preferencialmente do início ao fim na ordem sequencial. Comentar sobre o assunto abordado, discutindo a aplicação na vida prática. Nessa parte, é interessante quando existe a participação de todos os presentes. Evitar comentários chulos, pueris, ou que desrespeitem outros credos. Manter o clima harmônico e a conversação edificante.

11 Findos os comentários, fazer o encerramento com uma prece, pedido pelos enfermos e necessitados, emitindo votos de otimismo pela humanidade, pelos governantes, e pela implantação do evangelho em todos os lares. Antes da reunião, pode ser colocado um copo de água sobre a mesa. Essa água será balsamizada pelos benfeitores espirituais presentes com recursos curadores. Após a prece final, todos os presente podem beber dessa água, confiantes de que através dela também estão sendo auxiliados. Finalizada a sessão, voltar às atividades normais, mais tranquilos e confortados.

12 Mediunidade no Lar

13 231. 1ª O meio em que se acha o médium exerce alguma influência nas manifestações? "Todos os Espíritos que cercam o médium o auxiliam, para o bem ou para o mal.“ (O Livro dos Médiuns)

14 Para que os Espíritos Elevados exerçam sua influencia, necessitam não só de um médium equilibrado nas leis morais, mas de um ambiente de igual teor vibratório, onde pessoas de boa vontade juntem-se com objetivos nobres e altruístas. Por essa razão, recomenda-se o aprendizado e a prática mediúnica nas casas espíritas, onde as condições adequadas às manifestações são atendidas, e controladas.

15 Se em nosso lar, conseguirmos ter elevados propósitos, e uma conduta irrepreensível de todos os moradores; se conseguirmos transformar o ambiente doméstico num farol qual se irradia a luz do Cristo, então teremos um ambiente propício para tais manifestações, embora seja necessário que estejamos sempre vigilantes...(PIAZAN, H)

16 Nesse caso, caberá ao nosso bom senso julgar se as condições em nosso lar são realmente adequadas, sem prescindir de um conhecimento aprofundado nas obras básicas de Allan Kardec, e de uma boa experiência em prática mediúnica já consolidada.

17 A extensão dos benefícios

18 Se apenas um membro da família realizar o estudo diário e sistemático do evangelho, e a tentativa de seguir as suas recomendações, muito ajudará no bem de todos. Mas seria muito importante e mais benéfico que todos se reunissem, pelo menos uma vez por semana para o estudo e a oração conjunta (PAZIAN, H.)

19 E juntando um grande número de lares, e trazendo a prática do evangelho em suas vidas, estaremos contribuindo para o bem estar da nossa cidade, do nosso país, e por que não, de todo o planeta? (PAZIAN, H.) Em uma sequência lógica: fazendo a nossa reforma íntima estaremos auxiliando a melhora do nosso lar, fazendo refletir a paz e o amor do Cristo. Estaremos dando o exemplo para que outras pessoas, em seus lares, também o realizem.

20 Cada um, fazendo a sua pequenina parte – a do estudo do evangelho no lar – estará colaborando na grande obra de Jesus: a redenção de toda a humanidade. (PAZIAN, H.)

21 Evangelho do Lar Perguntas e Respostas

22 É necessário preparar ou decorar o ambiente? O que vestir? Quando recebemos parentes em nossa casa, procuramos deixar o ambiente limpo e agradável. Da mesma forma podemos proceder no caso das sessões do Evangelho do Lar. Essa seria uma demonstração básica de apreço e respeito aos visitantes. Lembrando, contudo, que qualquer ornamento material, tal como velas, flores, incensos, imagens de figuras religiosas, entre outros, podemos utilizá-los, porém, cientes de que as entidades amigas nada disso exigem para prestar auxilio, podendo a sessão ter o mesmo efeito, em um ambiente perfeitamente simples. A única decoração altamente recomendável para o ambiente, é uma música delicada de fundo, para ajudar a serenar a mente e o coração de todos os presentes. As roupas, por questão de bom senso, devem ser apenas respeitosas, pois podem estar presentes Espíritos que se sintam constrangidos ao contato com excesso de intimidade.

23 Pode-se invocar parentes desencarnados, de modo que estejam presentes na sessão? Durante a sessão do Evangelho do Lar, fora de dúvida que espíritos familiares comparecem para auxiliar com suas boas influências sobre nós. Mas em relação a um parente específico, que esteja desencarnado, não podemos saber com segurança a condição em que se encontra no mundo espiritual, e atinar quanto à conveniência de sua presença, já que os Espíritos possuem os seus próprios problemas e ocupações. Seria uma atitude consciente de nossa parte, não invocar a ajuda ou a intercessão desses companheiros ou familiares desencarnados, pois não sabemos como se encontram, e não seria justo enviar-lhes, mentalmente, solicitações, sem termos conhecimento se isso poderia ajudá-los, ou não. (PAZIAN, H.)

24 E como proceder, quando a família estiver viajando? Mesmo quando estivermos viajando, e portanto, longe de nossa casa, podemos e devemos realizar o nosso estudo onde estivermos, visualizando o lar, e pedindo aos irmãos espirituais que o conserve em harmonia, livre da influência de espíritos que venham a interferir na paz do ambiente doméstico. (PAZIAN, H.)

25 E se o lar estiver recebendo visitas, no horário marcado para o estudo? Quando da presença de visitas em nosso lar, podemos fazê-los partilhar dessa comunhão com o alto, convidando-os para o estudo. Mas o bom senso torna-se imprescindível nesse momento. Pois devemos observar se os visitantes partilham da mesma crença, e se o ato da reunião, sem o seu prévio conhecimento, não os deixariam embaraçados, ou desambientados. Caso a opção seja a de não realizar a reunião no horário previsto, pelo motivo citado, pode-se fazer em uma outra hora, quando a família estiver novamente a sós. (PAZIAN, H.)

26 As crianças podem participar? A participação das crianças nos estudos em família deve ser permitida e incentivada. Nesse caso, a pessoa encarregada da leitura e interpretação do texto utilizará do bom senso, para fazer com que a explanação do tema em estudo esteja à altura do entendimento dos menores.

27 Quem pode participar? Somente os Espíritas? Para tal circunstância, consultemos o que nos diz o bom senso: O espiritismo nos convida à assimilação do conceito de fraternidade. Cristo, nosso mestre não faz distinção dessa ou daquela repartição religiosa, para estender os seus benefícios. Portanto, qualquer um pode participar da reunião, desde que o faça de boa vontade. Entretanto, alguns cuidados podem ser tomados. Sendo o Evangelho do Lar é uma prática que tem por objetivo, trazer a luz da sabedoria e da virtude cristã para o lar e para os nossos corações, todo cuidado é preciso para que a sessão não se transforme em um debate. Na ocasião da participação de pessoas com diferente opinião religiosa, evitar a leitura de assuntos que tocam em questões dogmáticas e polêmicas, como Reencarnação, Pluralidade dos Mundos, Notícias científicas, Evolucionismo, etc.., pode ser uma boa estratégia, para evitar desconfortos desses participantes, o no pior caso, discussões e/ou debates.

28 A vivência do Evangelho

29 Para quem deseja ser um discípulo fiel de Jesus, não basta somente o conhecimento do evangelho. Necessário se faz, a vivência das lições aprendidas, em todos os momentos de nosso cotidiano. Somente a aplicação prática dos princípios evangélicos, consolidará as bênçãos que ele trará para nossas vidas. A prática do Evangelho do Lar, feito com alegria e perseverança, nos trará o fortalecimento necessário, para enfrentar toa e qualquer dificuldade que o caminho nos apresentar. (PAZIAN, H.)

30 Confiemos na presença do Cristo em nosso interior, e procuremos fazer de nossas vidas, um livro vivo de seu evangelho (PAZIAN, H.)

31 Obrigado! Jesus te abençoe! Bibliografia: 1.O Evangelho do Lar – HUMBERTO PAZIAN 2.O Livro dos Médiuns – ALLAN KARDEC 3.Bíblia


Carregar ppt "O Evangelho do Lar Fórum Espírita - Estudo mensal Setembro 2012 Obs: as imagens desse slide show foram extraídas do Google Imagens. Se algum direito autoral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google