A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA ROSIMEIRE DE QUEIROZ ESPECIALISTA em metodologia de pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA ROSIMEIRE DE QUEIROZ ESPECIALISTA em metodologia de pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA ROSIMEIRE DE QUEIROZ ESPECIALISTA em metodologia de pesquisa

2 O QUE É PESQUISA? Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

3 Identificar as etapas da pesquisa Planejar uma pesquisa

4 AS ETAPAS DA PESQUISA 1) escolha do tema; 2) revisão de literatura; 3) justificativa; 4) formulação do problema; 5) determinação de objetivos; 6) metodologia; 7) coleta de dados; 8) tabulação de dados; 9) análise e discussão dos resultados; 10) conclusão da análise dos resultados; 11) redação e apresentação do trabalho científico (dissertação ou tese).

5 Cuidados Iniciais ETAPAS Escolha do assunto Coleta de informações Formulação de problemas Estrutura do Projeto Fichamento

6 Escolha do assunto

7 O QUE? O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver A definição do tema pode surgir com base na sua observação do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas já realizadas e em estudo da literatura especializada. (BARROS; LEHFELD, 1999).

8 Coleta de informações LIVROS PERIÓDICOS SITES

9 A ESCOLHA DO PROBLEMA DE PESQUISA Muitos fatores determinam a escolha de um problema de pesquisa. Para Rudio (2000), o pesquisador, neste momento, deve fazer as seguintes perguntas: o problema é original? o problema é relevante? ainda que seja “interessante”, é adequado para mim? tenho possibilidades reais para executar tal pesquisa? existem recursos financeiros que viabilizarão a execução do projeto? terei tempo suficiente para investigar tal questão?

10 Determinação dos Objetivos: Geral e Específicos Os objetivos informarão para que você está propondo a pesquisa, isto é, quais os resultados que pretende alcançar ou qual a contribuição que sua pesquisa irá efetivamente proporcionar. Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração.

11 OBJETIVOS : Geral X Específicos O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar Os objetivos específicos explicitarão os detalhes e serão um desdobramento do objetivo geral.

12 Como exemplos de verbos usados na formulação dos objetivos, podem-se citar para: determinar estágio cognitivo de conhecimento os verbos : apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; determinar estágio cognitivo de compreensão os verbos : descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever; determinar estágio cognitivo de aplicação os verbos: aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traçar e usar;

13 Como exemplos de verbos usados na formulação dos objetivos, podem-se citar para: determinar estágio cognitivo de análise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; determinar estágio cognitivo de síntese: os verbos articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; determinar estágio cognitivo de avaliação: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar,preferir, selecionar, validar e valorizar.

14

15 ESTRUTURA PRÉ TEXTUAL ANTES Folha de rosto ( obrigatório) Errata ( opcional) Folha de aprovação ( obrigatório) Dedicatória Agradecimentos ( opcional) Epígrafe Resumo em língua portuguesa (obrigatório) Resumo em lingua estrangeira Lista de ilustrações Lista de abreviaturas e siglas ( opcional) Lista de símbolos Sumário (obrigatório)

16 ESTRUTURA

17 PÓS TEXTUAIS DEPOIS OBRAS CONSULTADAS (obrigatório) Glossário Apêndice Anexo (opcional) Índice

18 PROJETO DE PESQUISA (NBR 15287:2011) PARTE EXTERNA: PARTE INTERNA Capa Lombada Folha de rosto Listas Sumário Introdução Referencial teórico Metodologia Recursos Cronograma Referencias Glossário Apeêndice (s) Anexo(s)

19 INTRODUÇÃO - NBR 15287:2011 Trabalho de conclusão :  É uma parte do trabalho (Não é numerada) Projeto de Pesquisa: Tema e delimitação Problema Hipóteses Objetivos (geral e específico) Justificativa Relevância Contribuições (É numerada)

20 TEXTUAL

21

22 ABNT 4. Citação É quando trazemos para o nosso texto alguma informação, palavras ou idéias que pertencem a outro autor. Podem ser colocadas no decorrer do próprio texto Podem ser colocadas em notas de rodapé Obs.: A opção escolhida deverá ser mantida a mesma até o final do trabalho.

23 CITAÇÃO

24 FICHAMENTO BIBLIOGRAFIACITAÇÃO OBRA – A DIRETA CURTA (ATÉ 3 LINHAS) LONGAS OBRA - B DIRETA CURTA (ATÉ 3 LINHAS) LONGAS COMENTARIO Com base no assunto das citações acima, o pesquisador deverá utilizar esse espaço para com suas palavras comentar o entendimento sobre o assunto. ASSUNTO:...............................................

25 ABNT Citação Direta (transcrição) Breves (até 3 linhas) -Devem integrar o texto e vir entre aspas; -O tamanho da fonte da citação permanece o mesmo do texto (ex. arial 12). Exemplos: Para Huxley (2001, p. 175) “com uma infinidade de precauções inteiramente supérfluas [...]” “Com uma infinidade de precauções inteiramente supérfluas [...]” (HUXLEY, 2001, p. 175).

26 ABNT Mais de três linhas: Recuo de 4 cm da margem esquerda. Letra menor (tamanho 10).Entrelinhas simples. Não deverão ter aspas. Entre o texto da citação e o restante do trabalho, deve-se deixar dois espaços duplos, antes e depois. Citação Direta (transcrição) Exemplo: Há uma certa dificuldade quanto ao reconhecimento de pronomes demonstrativos, mas essa dúvida é muito bem dirimida por Fernandes: Os pronomes O, A, Os e AS passam a ser demonstrativos sempre que numa frase puderem ser substituídos, sem alterar a estrutura da frase.....(1994, p. 19). 1,5 cm 4 cm

27 ABNT Citação indireta  Incluída no texto, sem aspas. Número da página é opcional.  Deve-se indicar o nome do autor, em letras minúsculas, se estiver no corpo do texto, seguido do ano em parênteses. Exemplo: Depois de analisar a situação, Nóvoa (1993) chegou a afirmar que o brasileiro não está capacitado para escolher seus governantes.....  O nome do autor é escrito em letras maiúsculas, se estiver dentro de parênteses, seguido do ano de publicação. Exemplo: O videotexto é uma biblioteca referencial atualizável (PLAZA, 1984).

28 ABNT Citação indireta  No caso do autor possuir outras obras, elas serão diferenciadas pela data da publicação.  Havendo mais de uma obra no mesmo ano, acrescentamos uma letra após a data.  Quando o mesmo autor encontra-se em obras distintas, deve ser apresentado o nome seguido dos diferentes anos de publicação, separados por vírgula. Exemplo: (COSTENARO, 1995, 1998, 2003).  As citações de autores diferentes, de obras diversas, que forem mencionadas simultaneamente, devem ser separados por ponto-e-vírgula e em ordem alfabética. Exemplo: (FAGUNDES, 2001; JUNGUES, 2003, RIBEIIRO, 2005).

29 ABNT Citação de Citação  Se num trabalho for feita uma citação de alguma passagem já citada em outra obra, deve-se indicar o sobrenome do autor da passagem, seguido da palavra apud (segundo, conforme, de acordo com) e o sobrenome do autor que fez a citação. Logo um fluxo contínuo de [...] pessoas de caráter duvidoso que perceberam uma possibilidade de lucro rápido no comércio de objetos antigos estava subtraindo do Egito milhares de antiguidades portáteis (FAGAN, 1975 apud BAKOS, 2004, p. 177, grifo nosso). Exemplo

30

31 MUITO OBRIGADA!


Carregar ppt "PROFESSORA ROSIMEIRE DE QUEIROZ ESPECIALISTA em metodologia de pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google