A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bibliologia Composição do Antigo Testamento /teologiaemissao

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bibliologia Composição do Antigo Testamento /teologiaemissao"— Transcrição da apresentação:

1 Bibliologia Composição do Antigo Testamento /teologiaemissao
/igrejaibmosasco Bibliologia Composição do Antigo Testamento

2 Introdução ao Antigo Testamento
A divisão convencional da Bíblia é: Antigo e Novo Testamento, Livros, Capítulos e Versículos. Mas, existem outras divisões que facilitam a compreensão do leitor. Como a relação veterotestamentária abaixo: 1º - Pentateuco - Gênesis à Deuteronômio / (5 livros) 2º - Livros Históricos - Josué à Ester / (12 livros) 3º - Livros Poéticos - Jó à Cantares - (5 livros) 4º - Livros Proféticos - Isaías à Malaquias - (17 livros)

3 Visão Panorâmica dos Livros do Antigo Testamento

4 Pentateuco Gênesis Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Todos os eruditos concordam que ele é o livro dos começos, por isso é chamado Gênesis, pois esta é uma palavra de origem grega que significa princípio, origem, etc. A Bíblia hebraica denomina-o como ‘Bereshit’, porque é a primeira palavra que aparece no texto original, que significa princípio.

5 Ele não é chamado de o livro dos começos simplesmente por causa de seu nome, mas principalmente porque trata do começo de várias coisas, por exemplo: Gn.1: Fala do começo do mundo; Gn.1:26-2:25 - Fala do começo da raça humana; Gn.3:1-7 - Fala do começo do pecado no mundo; Gn.3: Fala do começo da promessa da redenção; Gn.4: Fala do começo da vida familiar; Gn.4:16-9:29 - Fala do começo de uma civilização humana; Gn.10,11 - Fala do começo das nações do mundo; Gn Fala do começo da raça hebraica.

6 Autor Gênesis começa “com Deus”, mas termina “num caixão”.
Este livro relata a história do fracasso do homem, e o início do plano de restauração de Deus. Autor A posição mais antiga de Judeus e Cristãos sobre a autoria do livro, é que Moisés foi o seu autor. Como Moisés escreveu acontecimentos de antes do seu nascimento?

7 1ª - Deus revelou tudo a Moisés;
Para responder a esta interrogação, existem duas teorias: 1ª - Deus revelou tudo a Moisés; 2ª - Moisés, guiado pelo Espírito, escreveu com base em escritos já existentes. Os maiores eruditos, cristãos e judeus, concordam que a 2ª teoria é a mais provável, pois se sabe da existência de escritos anteriores a Moisés.

8 Conteúdo 1ª - A Criação (1-2) 2ª - A Queda (3-4)
3ª - A Primeira Civilização 4ª - O Dilúvio (Gn.5-9) 5ª - Babel (Gn.10-11) 6ª - A Chamada de Abraão (Gn.12-38) 7ª - A Descida Para o Egito (Gn.39-50)

9 Êxodo - Saída Êxodo apresenta a história de um povo escravo que, após a libertação, precisou aprender a viver em liberdade. A relação existente entre Êxodo e Gênesis é semelhante a relação entre o Antigo e o Novo Testamentos. Gênesis narra o fracasso do homem em todas as provas e condições; Êxodo narra a emocionante epopeia de Deus vindo em socorro do homem.

10 Assim como Moisés foi o libertador do povo de Israel, Cristo é o nosso libertador, que nos arranca das garras do inimigo escravizador. O livro começa com Deus salvando Moisés para Moisés salvar o povo. “Inclusive, um dos melhores modelos de discipulado está na relação de Moisés com libertação dos Hebreus”

11 Sinais Deus sabia que o povo de Israel estava contaminado por toda sorte de idolatria do Egito, por isso deu-lhes uma lição importantíssima antes de tirá-los de lá. Deus mostrou-lhes que não existia outro Deus além dele. Deus os estava tirando do Egito e queria que também o Egito saísse deles.

12 Conteúdo 1ª - A Escravidão dos Israelitas - (1:1-22)
2ª - A Preparação do Libertador - (2:1-4:31) 3ª - O Êxodo e o Juízo de Deus Sobre os Egípcios - (5:1-15:21) 4ª - Deus Conduz o Povo Até o Sinai - (15:22-18:27) 5ª - A Aliança de Deus para com o Povo e a Lei - (19:1-31:18) 6ª - Rebelião do Povo e Renovação da Aliança - (32:1-40:38)

13 Levítico Levítico é o livro que fala do caminho para Deus e com Deus.
A grande benção do povo é poder adorar ao Deus verdadeiro e para isso ele é convidado a fazer tudo conforme o que Deus prescreve. Levítico é chamado de o Livro da Expiação (Lv.16:30-34). Ele é dividido basicamente em dois aspectos principais: As Ofertas e As Festas.

14 As ofertas dizem: As festas dizem: “Ponha a sua vida em ordem!”
São cinco ofertas: holocaustos, manjares, sacrifícios pacíficos, sacrifícios pelos pecados e ofertas pela culpa. As festas dizem: “Mantenha a sua vida em ordem!” São oito festas: sábado, páscoa, pentecoste, trombetas, expiação, tabernáculos, ano de descanso e do ano de jubileu.

15 Propósitos Em Gênesis, vemos o homem perdido;
Em Êxodo, vemos o homem remido; Em Levítico, vemos o homem prestando culto à Deus. Levítico é um Manual de Culto. O propósito deste livro é estabelecer as regras necessárias à serem observadas para se cultuar a Deus, pois Deus não aceita um culto de qualquer maneira.

16 Conteúdo Levítico é um livro de figuras. Todas as suas figuras apontam para o ministério e obra de Jesus Cristo de forma tipológica. 1ª - Regulamentos Sobre os Sacrifícios - (1-7) 2ª - Consagração dos Sacerdotes - (8-10) 3ª - A Pureza dos Alimentos Para a Saúde do Povo - (11-15) 4ª - Vida de Santidade Começa com Perdão - (16) 5ª - Santidade Pressupõe Reconciliação - (17) 6ª - Santidade Requer Responsabilidade - (18-20) 7ª - Santidade no Trato com o Sagrado - (21-24) 8ª - Povo Santo e Preparado para Maiores Bênçãos - (25-27)

17 Números O nome do livro na Bíblia em português deriva do latin ‘numeri’ que é a tradução do grego ‘arithmoi’ e significa números. Porém na Bíblia hebraica seu nome é ‘Bemidbar’ que significa “no deserto”. Esta seria a tradução mais correta, pois o livro fala justamente dos 40 anos que o povo peregrinou no deserto. O Livro de Números essencialmente preenche a lacuna entre os israelitas recebendo a Lei (Êxodo e Levítico) e a sua preparação para entrar na Terra Prometida (Deuteronômio e Josué).

18 Conteúdo 1ª - A Preparação Para Entrar na Terra Prometida – (1:1-10:10) 2ª - De Sinai a Cades: As Portas da terra! - (10:11-12:16) 3ª - 40 Anos no Deserto: Glória e Decadência - (13:1-19:22) 4ª - De Cades a Moabe: Retomando a caminhada - (20:1-22:1) 5ª - Nas campinas de Moabe: Um novo começo - (22:1-36:13)

19 Deuteronômio Este livro mostra as bênçãos da obediência e as maldições da desobediência. Autor Moisés foi o seu autor, mas provavelmente não foi o seu escritor. Isto devido ao fato de que no final do livro vemos detalhes minuciosos sobre a morte de Moisés, o que tornaria impossível a escrita por parte de Moisés.

20 Propósito Lembrar ao povo todos os benefícios que Deus havia concedido à nação e recapitular as leis necessárias para a boa permanência na Terra. Esta recapitulação está dividida basicamente em três palavras: Recorda! Obedece! Cuidado!

21 Livros Históricos Josué
Josué é um livro que fala de Guerra, de conquista e de dominação. Neste livro temos a história do povo de Israel em marcha final já em condições de possuir a Terra de Canãa. Moisés foi aquele que libertou o povo do Egito, agora teremos Josué que irá conduzir o povo até a terra.

22 Juízes Juízes é o livro da narrativa do obscurantismo do povo de Israel. Neste livro vemos o povo abandonando a Deus “abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes (2:13)” e Deus abandonando o povo “Porquanto esta nação violou o meu pacto, que estabeleci com seus pais, não dando ouvidos à minha voz,... eu não expulsarei mais de diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu (2:20,21)”.

23 Contraste entre Josué e Juízes
Autor Segundo a tradição judaica o autor foi Samuel. Contraste entre Josué e Juízes Josué Juízes Alegria Tristeza Visão celestial Interesses terrenos Vitória Derrota Progresso Declínio Incredulidade Liberdade Servidão

24 Conteúdo 1ª - A conquista incompleta de Canaã - (1-2:5)
Por causa da desobediência de Israel, a terra que deveria manar leite e mel, começou a manar sangue. Esta é a tendência do homem. Se não observarmos as leis de Deus a nossa vida experimentará um declínio acentuado e tenebroso. Conteúdo 1ª - A conquista incompleta de Canaã - (1-2:5) 2ª - A história dos juízes - (2:6-16) 3ª - Situação de anarquia - (17-21)

25 Rute Neste livro vemos uma história de amor e dedicação nascidos do sofrimento. Uma família belemita formada por Elimeleque, Noemi e seus filhos Malom e Quiliom, que por estarem enfrentando a fome que imperava em Israel resolveram refugiar-se em Moabe. Após a morte do pai os filhos resolveram casar-se com mulheres moabitas: Rute e Orfa. Os dois filhos de Noemi também faleceram e, esta por sua vez resolveu voltar para a sua terra. Rute, resolveu acompanhar a sogra, que já não tinha filhos para oferecer em casamento.

26 Autor Conteúdo Rute decidindo - (1) Rute servindo - (2)
A tradição judaica atribui a autoria deste livro à Samuel. Conteúdo Rute decidindo - (1) Rute servindo - (2) Rute descansando - (3) Rute recompensada - (4)

27 1 Samuel Neste livro vemos que a história de uma pessoa pode ser contada a partir de suas escolhas na vida e, dependendo das escolhas, pode-se até dizer como será o seu futuro. Assim foi com a nação de Israel, no 1º livro de Samuel, vemo-los fazendo uma escolha que a princípio parecia ser boa, porém má diante de Deus. Eles não compreendiam que não necessitavam de um rei como as nações vizinhas, pois Deus era o Seu Grande Rei. Esta má escolha determinou o mau futuro da nação de Israel.

28 Conteúdo 1ª - Samuel - (1-7) 2ª - Saul - (8-15) 3ª - Davi - (16-31)
É possível se dividir o livro em apenas três partes, tratando exclusivamente de seus autores principais, Samuel, Saul e Davi: 1ª - Samuel - (1-7) 2ª - Saul - (8-15) 3ª - Davi - (16-31)

29 2 Samuel Neste livro vemos que o verdadeiro sucesso se conquista na direção de Deus, porém se Deus não for mantido sob a direção, pode se transformar num grande fracasso. A história dos reis de Israel é uma história de conquistas mas também de derrotas, principalmente espirituais. Uma das coisas mais fascinantes na Bíblia é que ela não esconde os pecados dos que são servos de Deus, pois Ela se preocupa com a verdade.

30 Propósito O propósito do livro é descrever o reinado de Davi, o rei que ficou para sempre na memória do povo como modelo de reinado próspero e abençoado, porque foi um homem que esteve perto de Deus em comunhão.

31 Conteúdo 1ª - Davi com rei sobre Judá - (1-4)
2ª - Davi como rei sobre Israel - (5-10) 3ª - O pecado de Davi e suas consequências - (11-18) 4ª - Problemas políticos de Davi - (11-18)

32 1 Reis 1 Reis, assim como 2 Reis, é uma continuação de 1 e 2 Samuel.
Neste livro vemos constantemente as expressões “e fez o que era mal aos olhos do Senhor” ou “e fez o que era reto aos olhos do Senhor”, retratando as condições em que os reis se encontravam diante de Deus. Israel pediu a Deus para ter um rei para serem semelhantes as nações vizinhas, e foram!

33 Autor Conteúdo 1ª - O estabelecimento do reino de Salomão - (1-2)
O autor humano é desconhecido. Acredita-se que Jeremias tenha sido o seu provável autor. Conteúdo 1ª - O estabelecimento do reino de Salomão - (1-2) 2ª - O reinado de Salomão - (3-11) 3ª - A divisão e declínio do reino - (12-22)

34 2 Reis Reis é a continuação da história da queda de Judá e Israel.
Neste livro temos a mesma história de fracasso do rei e do povo, uma história de apostasia e idolatria. Embora este tenha sido o grande período profético de Israel, a mensagem não foi ouvida. Deus fez de tudo para que o Seu povo se convertesse dos maus caminhos, porém o povo preferiu continuar no erro.

35 Autor Conteúdo 1ª - O fim do ministério de Elias - (1 - 2:13)
Desconhecido, continua a teoria de que foi escrito por Jeremias. Conteúdo 1ª - O fim do ministério de Elias - (1 - 2:13) 2ª - O ministério de Eliseu - (2: :21) 3ª - O declínio e a queda de Israel - (13: ) 4ª - O declínio e a queda de Judá - ( )

36 Crônicas Crônicas, 1º e 2º são os livros que enfatizam mais o reino de Judá. Nestes livros temos basicamente a matéria que se encontra em 2º Samuel e 1º e 2º Reis. O tema dos livros, segundo alguns estudiosos, é justamente “As Coisas Omitidas”, pois eles mostram justamente os detalhes e informações que não se encontra em Reis.

37 Autor Não se sabe ao certo quem foi o autor, porém no Talmude os judeus declaram a crença de que Esdras tenha sido o redator do livro.to

38 Conteúdo 1ª - Genealogias - (1 - 9) 2ª - Davi e a adoração - (10 - 29)
1 Crônicas: 1ª - Genealogias - (1 - 9) 2ª - Davi e a adoração - ( ) 2Crônicas: 1ª - Salomão e o templo - (1 - 9) 2ª - Divisão do reino - ( ) 3ª - Luta contra a idolatria - ( ) 4ª - Os anos finais - ( )

39 Esdras Esdras é o livro que mostra um verdadeiro avivamento espiritual. Em Esdras vemos que é impossível se obter um avivamento sem a Palavra de Deus. Esdras entendeu esta realidade e uniu o retorno do cativeiro ao estudo e ensino da palavra de Deus.

40 Autor O fato de o livro ter sido escrito na primeira pessoa, indica que ele mesmo (Esdras) tenha sido o autor. Esdras era um homem dedicado ao estudo da lei. Atribui-se a ele a instituição da Sinagoga, que se iniciou no período de cativeiro na Babilônia, e contribuiu grandemente para a união do povo enquanto lá permaneceram. Esdras foi o primeiro da classe que veio a ser chamada de escribas.

41 Propósitos (Ed. 7:10) Conteúdo 1ª - O retorno sob Zorobabel - (1-6)
Esdras estava disposto a conhecer a Palavra de Deus Esdras estava disposto a obedecer a Palavra de Deus Esdras estava disposto a ensinar a Palavra de Deus Conteúdo 1ª - O retorno sob Zorobabel - (1-6) 2ª - O retorno sob Esdras - (7-10)

42 Neemias Neemias é o livro que complementa os relatos do avivamento do povo judeu. Em Neemias vemos uma grande similaridade com Esdras, pois ambos estão relatando o mesmo acontecimento, porém sob ângulos diferentes.

43 Propósito Neste livro vemos o povo voltando às Escrituras;
O cativeiro curou completamente a idolatria do povo; Neemias trocou uma vida de bem estar e conforto por uma de perigos e aflições.

44 Conteúdo 1ª - A reconstrução dos muros de Jerusalém - (1-6)
2ª - O avivamento da religião e a restauração do culto - (7-13:3) 3ª - A correção dos abusos - (13:4-31)

45 Ester Ester é o livro da Bíblia que ensina a providência de Deus de forma prática. Nele não vemos o nome de Deus, porém isto não significa que Deus não esteve por trás dos acontecimentos. Mathew Henry, disse: “O nome de Deus não está aqui, mas seu dedo está”.

46 Autor O autor é desconhecido, porém desconfia-se que tenha sido Mordecai (9:20). Data Foi escrito aproximadamente em 509 a.C. e está situado entre 6 e 7 de Esdras.

47 Conteúdo 1ª - O palco é armado - (1)
2ª - Ester é escolhida como rainha - (2:1-18) 3ª - Uma conspiração é descoberta - (2:19-23) 4ª - Hamã vinga-se dos judeus - (3) 5ª - Ester concorda em interceder - (4) 6ª - Ester encontra favor - (5) 7ª - Mordecai é promovido - (6:1-13) 8ª - A segunda festa da rainha Ester - (6:14-7:10) 9ª - Assuero vira a mesa - (8) 10ª - Triunfo dos judeus - (9) 11ª - A vida normal restaurada - (10)

48 Livros Poéticos Jó é o livro que fala de algo que ninguém gosta de experimentar, o sofrimento. Entender porque um ímpio sofre é fácil, o difícil é entender porque um justo enfrenta sofrimentos. O livro de Jó fala justamente deste assunto. Nele aprendemos os propósitos de Deus para o sofrimento do justo. Jó é um dos poemas mais belos que já foi escrito.

49 Conteúdo 1ª - O ataque de Satanás contra Jó - (1 - 2:10)
2ª - Jó e seus amigos - (2: ) 3ª - A resposta de Eliú - ( ) 4ª - A resposta de Jeová - ( :6) 5ª - Conclusão - (42:7-17)

50 Salmos É o livro que registra a alma do adorador diante da beleza do Seu criador. É um livro que fala de caminhos, descaminhos, angústias, tristezas, alegrias, esperança, vitórias, etc. Salmos fala daquilo que todos nós precisamos ouvir para que a nossa alma seja enriquecida.

51 Autores Setenta e três de Davi: 3-9; 11-32; 34-41; 51-65; 68-70; 101; ; 122; 124; 131; 133; Dois de Salomão: 72 e 127 Doze dos filhos de Coré: 42-49; e 87-88 Doze de Asafe: 50; 73-83 Um de Hemã: 88 Um de Etã: 89 Um de Moisés: 90

52 Provérbios O livro de Provérbios apresenta a praticidade da vida. Nele vemos todas as relações da vida: Deveres para com Deus; Deveres para com o próximo; Deveres dos pais; Deveres dos filhos e Deveres dos cidadãos.

53 Autor O próprio Salomão escreveu a maioria dos provérbios (1Rs.4:32, Ec.1:13; 12:9), porém os dois últimos capítulos registram os provérbios que foram escritos por Agur e Lemuel.

54 Conteúdo 1ª - Conselhos para os jovens - (1 - 10)
2ª - Conselhos para todos os homens - ( ) 3ª - Conselhos para os reis e governantes - ( )

55 Eclesiastes Neste livro vemos o período em que Salomão havia se distanciado de Deus e passou a buscar satisfação para sua vida longe do Criador, porém não encontrava. Podemos chamá-lo de livro da experiência. Os argumentos que encontramos no livro não são os argumentos de Deus, mas o registro de Deus dos argumentos humanos.

56 Conteúdo 1ª - A futilidade do prazer e da sabedoria humana - (1 -2)
2ª - A felicidade terrestre, seus obstáculos e meios de progresso - (3-5) 3ª - A verdadeira sabedoria e prática - (6 -8:15) 4ª - A relação da verdadeira sabedoria e a vida do homem - (8:16 -10) 5ª - Conclusão - (11 e 12)

57 Cantares de Salomão O título deste livro traduzido do hebraico é “O Cântico dos Cânticos”, pois trata-se do Maior dos Cânticos que foi escrito por Salomão. Neste livro o amor é descrito de maneira profunda e genuína. Não podemos maliciar o conteúdo deste livro. Esse cântico relata o amor de Salomão por Sulamita (6:13).

58 Conteúdo 1ª - A noiva nos jardins de Salomão - (1:2 - 2:7)
2ª - As recordações da Noiva - (2:8 - 3:5) 3ª - As núpcias - (3:6 - 5:1) 4ª - No palácio - (5:2 - 8:4) 5ª - O lar da esposa - (8:5 - 14)

59 Livros Proféticos Ao contrário dos livros poéticos, que pertencem a época áurea de Israel, os livros proféticos pertencem ao período do obscurantismo do povo escolhido por Deus. Os profetas eram homens levantados por Deus para anunciar os Seus desígnios, e alertar o povo acerca da corrupção generalizada que se desencadeou na nação “santa”.

60 Isaías Este é o livro que contém profecias da época de Israel, porém também contém profecias acerca do futuro e por isso é conhecido como o profeta de todas as épocas. Isaías é uma mini-Bíblia, pois possui 66 capítulos, a Bíblia 66 livros, possui duas divisões principais: a primeira com 39 capítulos destacando a lei e o julgamento e outra com 27 capítulos destacando a graça e a redenção.

61 Chamado 1º - Convicção: “ai de mim” “estou perdido” - (Is.6:5)
2º - Confissão: “sou homem de lábios impuros” - (Is.6:5) 3º - Purificação: “a tua maldade foi tirada” - (Is.6:7) 4º - Consagração: “eis-me aqui, envia-me a mim ” - (Is.6:8)

62 Conteúdo Julgamento Conforto 1º - Os pecados de Judá - (01-12)
2º - O peso do julgamento - (13-23) 3º - O propósito do julgamento - (24-27) 4º - Aviso contra tentativas salvacionistas - (28-35) 5º - Interlúdio Histórico - (36-39) Conforto 1º - Libertação (40-48) 2º - Expiação (49-59) 3º - Glória (60-66)

63 Jeremias e Lamentações
Em Jeremias vemos que Deus não se esquece de nada do que disse e procura cumprir fielmente o Seu desígnio. Aprendemos em Jeremias que a pior coisa que existe é nos deixarmos levar pela rotina e não renovar constantemente a nossa vida com Deus.

64 O mundo de Jeremias Jeremias foi profeta numa das mais difíceis épocas do povo de Judá, momento em que seu povo estava totalmente corrompido e praticando idolatria. Momento em que a Assíria havia perdido o seu poder para a Babilônia que por sua vez crescia de forma assustadora, ao ponto de afrontar até mesmo o grande Egito.

65 Conteúdo 1º - A chamada de Jeremias - (1)
2º - Os avisos do profeta antes da queda - (2-38) 3º - Judá é levada cativa por Nabucodonosor - (39) 4º - Mensagem ao remanescente - (40-45) 5º - Profecias contra as nações vizinhas - (46-51) 6º - Uma triste lembrança - (52)

66 Ezequiel Ezequiel é o livro que, como Daniel e Apocalipse, é chamado de livro de mistérios. Este livro contém muita linguagem figurada que é difícil de interpretar, porém muitos de seus ensinos são claros e de grande valor. Ele profetizou durante vinte e dois anos e viveu na época em que a Babilônia levou os judeus ao cativeiro. Seu ministério deu-se totalmente na terra da Babilônia, junto ao rio Quebar (1:3).

67 Autor O autor do livro foi o próprio Ezequiel, que como Jeremias também era sacerdote, filho de Buzi. Ele tinha um estilo próprio e usava símbolos, parábolas, poesias, provérbios, profecias e visões. Ezequiel é chamado de “o atalaia”, ou seja, mensageiro e porta voz de Deus. Atalaia era a pessoa que ficava na torre para avistar e avisar o povo do perigo. Esta foi a função de Ezequiel.

68 Conteúdo 1º - A Chamada do Profeta - (1-3)
2º - A Predição da Queda de Jerusalém - (4-24) 3º - Profecias sobre as nações - (25-32) 4º - Restauração de Israel - (33-48)

69 Daniel Por causa de suas muitas visões, o livro de Daniel tem sido chamado de: “O Apocalipse do Antigo Testamento”. O livro conta a história do incomparável príncipe cativo de Judá. Daniel estava no maior palácio da antiguidade. A primeira metade do livro é chamada de parte histórica e foi escrito no idioma aramaico. A segunda metade (7-12) é chamada de parte profética e foi escrita em hebraico.

70 Conteúdo 1º - As Histórias de Daniel e seus Amigos - (1-6)
2º - As Visões Apocalípticas - (7-12) 3º - Os quatro animais - (7:1-28) 4º - O carneiro e o bode - (8-9) 5º - O mensageiro do céu - (10-11) 6º - O tempo do fim - (12:1-13)

71 Oséias Oséias foi mandado às dez tribos do norte, onde profetizou durante o reinado de Jeroboão II. Ele viveu justamente na época em que o brilhante império de Jeroboão II estava para se acabar. Época em que iniciou-se o cativeiro de Israel. Oséias era filho de Beeri, era casado e teve filhos (1:1-9; 3:1-3).

72 Propósito Oséias é o mensageiro do retorno. Não só em palavras, mas também do próprio ato de seu casamento que serve como ensino vivo para o povo de como Deus incessantemente busca os seus filhos. O casamento é o modelo da relação entre Deus e o seu povo. A expressão “retorno” aparece quinze vezes no livro.

73 Conteúdo 1º - O Casamento de Oséias - (1-3)
“Comparação entre Deus e Israel” 2º - A Mensagem de Oséias - (4-14) “Pecado, julgamento e bênçãos”

74 Joel Joel é considerado como um dos mais antigos profetas cujos escritos chegaram até nós. É possível que ele tenha conhecido Elias e Eliseu em sua infância.

75 Propósito A invasão de insetos que ocorrera em sua época, destruindo toda a colheita, é usada pelo profeta como comparação do castigo final que o mundo receberá, chamado de “O Dia do Senhor”.

76 Conteúdo 1º - A Desolação - (1-2:11) 2º - A Esperança - (2:12-27)
3º - A Grande Bênção - (2:28-3:21)

77 Amós Amós era de Tecoa, aldeia situada cerca de 20Km ao sul de Jerusalém. Ele não era profeta, filho de profeta e nem sacerdote (7:14). Sua profissão era a de boiadeiro e é um dos muitos exemplos bíblicos de pessoas que Deus chamou quando estava ocupado em seus afazeres diários (1:1).

78 Propósito A mensagem de Amós é de castigo vindouro seguido de restauração, assemelhando-se com as mensagens de outros profetas. O tema do livro poderia ser resumido da seguinte maneira: “O povo privilegiado julgado segundo as responsabilidades não observadas ante aos privilégios”.

79 Conteúdo 1º - Deus confronta o povo - (1-6)
2º - Julgamento e Misericórdia - (7-14)

80 Obadias Obadias é o livro mais curto do Antigo Testamento. Expressa um ataque aos edomitas, inimigos ferozes de Israel. Os edomitas eram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Eles firmaram-se nas montanhas em cidades construídas nas rochas e orgulhavam-se por serem inacessíveis e indestrutíveis. Porém o pequeno livro de Obadias, com apenas 23 versículos, retrata a ruína dos orgulhosos e rebeldes, em contraste com o livramento dos mansos e humildes.

81 Propósito O Livro fala do pecado de Edom que persistia em perseguir a Israel com sua violência e prediz o seu castigo e a sua extinção nacional, o que de fato aconteceu definitivamente após a Queda de Jerusalém (70d.C).

82 Conteúdo 1º - A Destruição de Edom (vs.1-16)
2º - A Restauração de Israel (vs.17-21)

83 Jonas O estudo de missões no Antigo Testamento tem uma de suas lições em Jonas, porque ele não é só rebeldia, mas é também cumprimento da vontade de Deus. Quando Deus disse à Abraão: “em ti serão benditas toas as famílias da terra”, Ele estava deixando claro que seu propósito não era discriminar as demais nações, mas estabelecer um padrão para salvá-las.

84 Propósito Ao contrário dos outros profetas, Jonas não possui uma profecia direcionada à Israel. A profecia deste livro é direcionada aos ninivitas, porém o livro possui uma lição direta aos judeus, a saber, que Deus não é Deus só de Israel mas também dos gentios, e é dever do povo escolhido levar a luz divina para as demais nações.

85 Conteúdo 1º - Pode o gentio conhecer a Deus? - (1:1-16)
2º - Deus ouve a oração do desobediente? - (1:17-2:10) 3º - Pode Deus mudar seus planos? - (3:1-10) 4º - O amor de Deus é o padrão? - (4:1-11)

86 Miquéias Miquéias é o profeta que fala contra os opressores da sociedade. Ele profetiza contra uma sociedade corrompida e injusta, onde os que tem mais sempre querem mais e os que nada tem até o que adquirem com sacrifícios lhes é tirado.

87 Propósito Miquéias profetizou na mesma época que Isaías e provavelmente tiveram contato. Suas mensagens possuem grandes semelhanças entre si, compare, por exemplo, Is.2:1-4 com Mq.4:1-5. Alguém disse que a profecia de Isaías é uma ampliação da profecia de Miquéias.

88 Conteúdo 1º - Denúncia - (1-3) 2º - Consolação - (4-7)

89 Naum Deus havia predito a destruição de Nínive por intermédio do profeta Jonas e, ainda que o profeta não tenha visto, a destruição realmente aconteceu. Naum narra justamente o cumprimento desta profecia.

90 Propósito O tema central é: “O livramento do povo de Judá e a destruição de Nínive”, a capital da opressora Assíria, que já havia subjugado Israel.

91 Conteúdo 1º - Certeza da queda de Nínive - (1)
2º - Cerco e tomada de Nínive - (2) 3º - A causa da queda - (3)

92 Habacuque Em Habacuque vemos a inquietação e perplexidade humana diante do silêncio de Deus sobre as questões mais cruciais da vida. Será que Deus se esqueceu de nós?

93 Propósito O livro apresenta a perplexidade de um homem de Deus diante da tolerância do Senhor em não punir a sua nação que estava praticando a iniquidade e injustiça. Este homem de Deus interroga a Deus acerca disto e quando, finalmente, Deus pronuncia o juízo deste povo ele fica mais perplexo ainda, pois a nação dos caldeus a quem Deus usa para castigar os judeus era ainda mais digna de castigo do que Judá. Enfim Habacuque é consolado por Deus com a sublime declaração: “O justo viverá pela fé”.

94 Conteúdo 1º - A perplexidade do profeta - (1)
2º - A percepção do profeta - (2) 3º - A oração e o louvor

95 Sofonias Deus prometia julgar as nações ímpias, porém não prometera que Israel seria livre de seu juízo simplesmente por ser teu povo. Para escapar do juízo, Israel deveria permanecer fiel, pois do contrário o juízo começaria pela “casa de Deus”.

96 Propósito A mensagem do livro pode ser resumida na palavra caos. Sofonias apresenta o caos que a sociedade judaica vivia e, como um aristocrata, ele encontra autoridade para profetizar contra a alta sociedade. Contra os juízes, regentes, príncipes, profetas e sacerdotes materialistas, luxuosos, egoístas e opressores corrompidos. A constante repetição da frase “o dia do Senhor” sugere uma mensagem de julgamento contra tais pessoas.

97 Conteúdo 1º - Deus avisa sobre um julgamento mundial - (1-3:8)
2º - Deus promete formar um novo povo - (3:9-20)

98 Ageu A profecia de Ageu é um alerta ao povo que voltara do exílio e estava esfriando-se rápido demais e esquecendo-se das lições advindas do recente cativeiro.

99 Propósito Sua mensagem é um alerta ao povo para que reconstruam a casa de Deus e volte-se para Ele em obediência e fidelidade.

100 Conteúdo 1ª Mensagem: Concluir a construção do templo - (1)
2ª Mensagem: A promessa de maior glória - (2:1-9) 3ª Mensagem: A chamada à santidade - (2:10-19) 4ª Mensagem: Uma promessa profética - (2:20-23)

101 Zacarias Como todos os demais profetas, Zacarias apresenta a soberania de Deus, mostrando que Deus é zeloso (1:8-17), protetor (2:1-13), reconstrutor do templo (4:1-14) e o grande juiz (1:20-21; 5:5-11; 6:1-8).

102 Propósito Zacarias é um livro com linguagem apocalíptica. Sua linguagem é bem parecida com o Apocalipse de João, porém para entender suas visões, é necessário interpretá-las sob dois aspectos: “cruz e coroa”. O profeta viu o Messias no futuro em dois aspectos diferentes: 1º como sofredor humilhado; 2º como glorificado em majestade. “O judeu ignora o Cristo da Cruz, o cristão, muitas vezes, ignora o Cristo da coroa”.

103 Conteúdo 1º - Palavras proféticas no contexto da reedificação do templo - (1-8) 2º - Palavra profética a respeito de Israel e do Messias - (9-14)

104 Malaquias Malaquias é o último livro do AT, tanto em disposição na Bíblia como em idade, ou seja, ele é o mais recente. Malaquias foi o penúltimo profeta antes do Messias.

105 Propósito “Como uma chamada para o temor a Deus e para engrandecer o seu nome, Malaquias proclama que se deve honrar a Deus e para que isso ocorra o homem precisa levar a vida a sério”.

106 Conteúdo 1º - Aviso e repreensão: mensagens aos rebeldes - (1-3:15)
2º - Predições de promessas: mensagens aos fiéis - (3:16-4)

107 Conclusão Após esta época seguiu-se um período de 400 anos de silêncio, onde Deus não falou mais com o povo e tão pouco levantou novos profetas ou líderes. É a época conhecida como “período interbíblico”. Período em que Deus calou-se.

108 Próxima aula: Cristologia fim

109 Texto


Carregar ppt "Bibliologia Composição do Antigo Testamento /teologiaemissao"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google