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Principais Realizações da Nova Gestão Engº Walter Gasi Diretor Presidente.

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1 Principais Realizações da Nova Gestão Engº Walter Gasi Diretor Presidente

2 CAERN EM NÚMEROS ÁGUA 152 municípios atendidos. 2,3 milhões de pessoas atendidas com abastecimento de água; 734.565 ligações; 95 ETA’s; 5.847,9 km de rede de distribuição; 230,4 milhões de m 3 de água produzidos em 2010. ESGOTO 40 municípios atendidos. 0,5 milhão de pessoas atendidas com esgotamento sanitário; 133.772 ligações; 58 ETE’s; 1.373,4 km de rede coletora; 20,6 milhões de m 3 de esgotos coletados em 2010.

3 DESEMPENHO FINANCEIRO  Os débitos vencidos em 31/12/2010 eram de R$ 20,9 milhões e encontram-se atualmente na seguinte situação:

4 Arrecadação x Despesas de 2011 pagas em 2011 (R$ milhões) Discriminação01/1102/1103/1104/1105/1106/11 Arrecadação26,3224,7826,7525,7227,1325,67 Despesa de Pessoal 10,0510,878,599,059,2210,16 Despesa com Material 0,230,540,470,331,380,53 Serviços de Terceiros 5,888,9311,6911,5010,969,24 Despesas Gerais 0,590,150,160,25 0,74 Imobilizado Técnico (investimentos) 0,490,070,770,530,891,67 Despesas Fiscais e Tributárias 1,341,882,012,352,092,70 Despesas Financeiras 0,851,311,171,191,150,38 Total Despesas 19,4323,7524,8525,2025,9425,41 Despesas Dez/106,200,901,400,500,200,17 Saldo 0,690,130,500,020,990,09

5 DESEMPENHO FINANCEIRO  No gráfico abaixo, apresentamos comparação entre Dez/10 e Jul/11 da situação do saldo devedor das dívidas parceladas da CAERN (R$ milhões).

6 DESEMPENHO FINANCEIRO  Sobre as dívidas parceladas é importante destacar que, considerando o montante de tributos federais devidos pela CAERN, a nova Diretoria realizou planejamento para resolver a situação e aproveitando planos de parcelamento instituídos pelo Governo Federal, conseguiu reduzir o débito consolidado em aproximadamente 80%, saindo de uma dívida da ordem de R$ 131 milhões para cerca de R$ 29 milhões, a serem pagos no curto e médio prazos.

7 DESEMPENHO FINANCEIRO Posição das Dívidas Parceladas da CAERN em 31/07/2011 Descrição Total de Parcelas Parcelas Pagas Valor da Parcela (R$) Saldo Devedor (R$) COSERN 227911.008.510,00137.157.360,00 4845963.482,002.890.446,00 120863.134,0010.357.608,00 Total COSERN 2.835.126,00150.405.414,00 INSS 161234.755,525.526.127,68 202318.619,185.735.145,24 1612528,4284.018,78 342424.939,8313.598.074,56 Outros Tributos 112210.030,661.890.275,94 FNDE 1809730.825,542.558.519,82 Total do PAES 1.019.699,1529.392.162,02 BIC Banco3619795.580,0013.524.860,00 Total do BIC Banco 795.580,0013.524.860,00 Total Geral 4.650.405,15193.322.436,02

8 DESEMPENHO COMERCIAL  O faturamento líquido de água e esgoto do 1º semestre de 2011 – expurgando o reajuste tarifário de 5,20 %, aplicado sobre a fatura 09/2010 - apresentou um crescimento real na ordem de 4 % em relação a 2010, certamente obtido através da ampliação da micromedição, das ações de combate à fraude e do crescimento vegetativo das ligações. Tal incremento representou, aproximadamente, 940 mil reais mensais.

9 DESEMPENHO COMERCIAL

10 92,92% DO FATURAMENTO DO 1º SEMESTRE/10 93,11% DO FATURAMENTO DO 1º SEMESTRE/11

11 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO Fontes de Recursos Pró- Saneamento PACProdetur Governo do Estado

12 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO  Valor Total = R$ 1,2 bilhão, sendo:

13 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO

14  Obras em andamento ou a iniciar:  Incluindo PAC 2: R$ 125 milhões. POR MODALIDADE POR LOCALIZAÇÃO

15 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO  Principais obras em andamento/a iniciar: Ampliação e melhoria do Sistema de Distribuição de Água de Mossoró; Adutora Barragem Santa Cruz/Mossoró; Estação de Tratamento de Esgotos das Zonas Sul e Oeste de Natal (ETE do Guarapes); ETE da Zona Norte de Natal;

16 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO  Morro Branco;  Nova Descoberta;  Mãe Luiza;  Capim Macio;  San Vale;  Felipe Camarão;  Guarapes;  Cidade Nova;  Bom Pastor;  Redinha;  Planalto. Esgotamento Sanitário dos bairros: Captação e Adutora do Rio Doce, na Zona Norte, para solução do problema de teor de nitrato na água distribuída em Gramoré e Pajuçara;

17 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO  Mossoró;  Açu;  Pau dos Ferros;  São José de Mipibu;  Goianinha;  Canguaretama;  Nova Cruz;  Jardim de Piranhas;  Caicó;  Macaíba;  João Câmara. Nova Adutora da Zona Norte de Natal; Esgotamento Sanitário das cidades de:

18 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO Ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água de:  Parnamirim;  Patu;  Caraúbas;  Macaíba;  Santo Antonio/Várzea/Passagem;  Açu.

19 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO  Investimento de R$ 84 milhões;  21 bairros atendidos  230 mil habitantes beneficiados;  Capacidade total de 450 litros/segundo;  ETE do Baldo:  Operando com 50% da capacidade.

20 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO  Andamento das Obras:  Obras em andamento/a iniciar: 46  Obras paralisadas em Dez/2010: 20 Obras reiniciadas em 2011 Obras que serão reiniciadas no 2º semestre de 2011 1)Captação e Adutora do Rio Doce, na Zona Norte; 2)Novo Coletor Geral CG3, em Natal; 3)SES de Açu; 4)SES de Pium, Cotovelo e Pirangi; 5)SES de Tibau do Sul e Pipa. 1)SES de Nova Cruz; 2)SES de Caicó; 3)SES de Goianinha; 4)Ampliação do SAA de Parnamirim.

21 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO Principais Motivos para Paralisação das Obras Recursos para as contrapartidas Necessidade de readequações nos projetos Titularidade de terrenos Licenças ambientais

22 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO Recursos Complementares Necessários para Conclusão das Obras (em milhões de reais) Objetivo Ano 201120122013 Contrapartidas18,832,75,8 Acréscimos de serviços 7,129,35,9 Reajustamentos9,311,11,1 Total35,273,112,7 Total Geral121,0

23 PROGRAMA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO  Indicadores (Nível de Atendimento):  Com água: 95%  Com esgoto: Atual Após a conclusão das obras RNNATALRNNATAL 22%34%58%71%

24 SITUAÇÃO DAS CONCESSÕES

25 PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO  A CAERN instituiu uma Comissão para auxiliar as Prefeituras Municipais na elaboração de seus Planos de Saneamento Básico, pois esses planos constituem pré- requisito para que sejam firmados os contratos de programa e regularizadas as concessões.  Roteiro Geral dos Planos.

26 PREFEITURA ENCAMINHA PARA CÂMARA MINUTA DO PROJETO DO CONVENIO DE COOPERAÇÃO PREFEITURA ENCAMINHA PARA CÂMARA MINUTA DO PROJETO DO CONVENIO DE COOPERAÇÃO PREFEITURA PROMULGA LEI AUTORIZATIVA DO CONVENIO DE COOPERAÇÃO PREFEITURA PROMULGA LEI AUTORIZATIVA DO CONVENIO DE COOPERAÇÃO PREVISÃO 25 ATÉ SETEMBRO/11 6 ATÉ DEZEMBRO/11 20 -1º semestre/12 20 – 2º semestre/12

27 PREFEITURA ENCAMINHA PARA A CÂMARA MINUTA DE PROJETO DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO PREFEITURA ENCAMINHA PARA A CÂMARA MINUTA DE PROJETO DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO

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29 CONSULTA PÚBLICA AUDIÊNCIA PÚBLICA

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31 EDUCAÇÃO AMBIENTAL  O Caern na Comunidade leva toda a infraestrutura que a Companhia dispõe para a população dos bairros de Natal e do interior do Estado. No evento, são oferecidos todos os serviços que a empresa dispõe nas áreas Comercial, Operacional, Ouvidoria, Comunicação, Conscientização Ambiental e Cultural.

32 EDUCAÇÃO AMBIENTAL  A “Cartilha de direitos e deveres do consumidor de serviços de água e esgoto” terá 300.000 exemplares distribuídos, principalmente, para crianças que estão cursando o ensino fundamental.

33 EDUCAÇÃO AMBIENTAL  “Cartilha de direitos e deveres do consumidor de serviços de água e esgoto”

34 EDUCAÇÃO AMBIENTAL  “Cartilha de direitos e deveres do consumidor de serviços de água e esgoto”

35 OUTRAS AÇÕES  Aquisição de 78 veículos e 25 motos, totalizando um investimento de R$ 3,7 milhões com recursos próprios.  O trabalho de reestruturação da Companhia terá continuidade através da revisão do Planejamento Estratégico e execução de ações integradas de curto prazo alinhadas com as diretrizes apresentadas a seguir.

36 DIRETRIZES PARA REESTRUTURAÇÃO DA CAERN Adequação ao Modelo de Gestão proposto no PNQS. Programa de Micromedição para Natal, Parnamirim, Mossoró e restante do Estado do Rio Grande do Norte. Programa de Macromedição. Atualização e manutenção do Cadastro Comercial.

37 DIRETRIZES PARA REESTRUTURAÇÃO DA CAERN Combate a inadimplência, principalmente, através de corte e negativação de contas. Combate a fraude.Reabilitação de unidades operacionais.Renovação da frota.


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