A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson

2 CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES

3 METRÓPOLE-NOVA IORQUE 1.CIDADE QUE POLARIZA UMA GRANDE REGIÃO. 2.CONCENTRAÇÃO HUMANA E ECONÔMICA 3.FLUXO DE CARROS E PESSOAS CONFIGURANDO O MOVIMENTO PENDULAR 4.CENTRO HISTÓRICO – DEMONSTRA CRESCIMENTO URBANO

4 SANSAN CHIPITTS BOSWASH AS MEGALÓPOLES DOS ESTADOS UNIDOS

5

6

7

8

9

10 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA O QUE É URBANIZAÇÃO ? TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS DO MEIO RURAL PARA O MEIO URBANO, CONCRETIZA-SE QUANDO O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO URBANA É SUPERIOR AO DA POPULAÇÃO RURAL. O BRASIL TORNOU-SE URBANIZADO NA DÉCADA DE 1970. BRASIL – MUNICÍPIOS – MENORES DIVISÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS COM GOVERNO PRÓPRIO.

11 URBANIZAÇÃO NO BRASIL 1º SURTO DE URBANIZAÇÃO : SÉCULO XVII ( MINERAÇÃO) – VILA RICA, SÃO JOÃO DEL REI, DIAMANTINA, CUIABÁ E OUTRAS. 2º SURTO DE URBANIZAÇÃO: CHEGADA DA FAMÍLIA REAL (1808), INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1822). CICLO DO CAFÉ NO SUDESTE: RÁPIDO CRESCIMENTO : SP E RJ. SURTO DE INDUSTRIALIZAÇÃO: DESDE A 2ª METADE DO SÉCULO XX, A INDÚSTRIA ASSUMIU O COMANDO DA VIDA ECONÔMICA NACIONAL (SP).

12 CARACTERÍSTICAS DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA NO SÉC. XX 1950: GRANDE IMPULSO DEVIDO À INDÚSTRIA E A MODERNIZAÇÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS. A MAIOR PARTE DAS CIDADES SÃO ESPONTÂNEAS (SURGIRAM NATURALMENTE DE PEQUENOS NÚCLEOS OU POVOADOS. PLANEJADAS ( TERESINA, BRASÍLIA, GOIÂNIA E BELO HORIZONTE). ANO 2014: 84,4% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA VIVE NAS CIDADES. CAPITAIS MAIS POPULOSAS: CONCENTRAM 46,5% DA POPULAÇÃO TOTAL RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS.

13 URBANIZAÇÃO NAS REGIÕES BRASILEIRAS SUDESTE: DESENVOLVIMENTO URBANO É REFLEXO DA SUA HEGEMONIA ECONÔMICA. REGIÕES MAIS URBANIZADAS: SUDESTE, CENTRO-OESTE E SUL. REGIÕES MENOS URBANIZADAS: NORDESTE E NORTE. URBANIZAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO: NO BRASIL DESENVOLVEU-SE UMA URBANIZAÇÃO CENTRALIZADORA, ISTO É, FORMAM GRANDES CIDADES E METRÓPOLES. O CENSO DE 2010 MOSTROU QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA AINDA SE CONCENTRA NAS GRANDES CIDADES E METRÓPOLES. DESMETROPOLIZAÇÃO: REVERSÃO DO CRESC. DAS METRÓPOLES EM CONSEQUÊNCIA DAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE VIDA, FALTA DE EMPREGO E TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS E INDÚSTRIAS PARA CIDADES MÉDIAS (DÉCADA DE 1990).

14 BRASIL: URBANIZAÇÃO POR REGIÕES

15 FORMAÇÃO DE REGIÕES METROPOLITANAS PROCESSO DE CONURBAÇÃO : LIMITES URBANOS DE VÁRIOS MUNICÍPIOS ( CAPITAIS ESTADUAIS ENCONTRAM-SE COM MUNICÍPIOS VIZINHOS). 1973: LEI FEDERAL CRIANDO AS REGIÕES METROPOLITANAS – CONJUNTO DE MUNICÍPIOS CONTÍGUOS E INTEGRADOS SOCIOECONÔMICAMENTE A UMA CIDADE CENTRAL COM SERVIÇOS PÚBLICOS DE INFRA-ESTRUTURA COMUNS. REGIÕES METROPOLITANAS EM 2014: 52 REGIÕES.

16

17

18 AS REDES URBANAS REGIONAIS SUDESTE: MAIS DESENVOLVIDA E COMPLEXA. NORTE: MUITO FRACA, DESARTICULADA COM BAIXISSIMA DENSIDADE E ESTRUTURA HIERARQUICA INCOMPLETA. SUL: SEGUNDA MAIS ORGANIZADA. NORDESTE: MENOS DENSA E MENOS COMPLEXA QUE AS DO SUL E SUDESTE. CENTRO-OESTE: UM POUCO MAIS DESENVOLVIDA QUE A DA REGIÃO NORTE.

19 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA TERCIARIZAÇÃO DAS CIDADES: POPULAÇÃO URBANA E GRANDE PARTE DA PEA(POP. ATIVA) NO SETOR TERCIÁRIO. FORMAÇÃO DE TECNOPÓLOS: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS(SP), SÃO CARLOS(SP), CAMPINAS(SP), CURITIBA(PR). CIDADES BRASILEIRAS: SEGREGAÇÃO ESPACIAL (CIDADE FORMAL E INFORMAL)

20 URBANIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

21

22

23


Carregar ppt "Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google