A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:"— Transcrição da apresentação:

1 Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:
Conceitos: Urbanização: aumento da população urbana a níveis acima do verificado na população rural. Crescimento Urbano: crescimento físico da cidade, podendo ser horizontal (em direção da periferia) e vertical (construção de edifícios). Países Desenvolvidos:  Crescimento ordenado das cidades: respeito ao planejamento urbano. Brooklyn-NY Bronx - NY População mais abastada se auto-segregou: construção de subúrbios (condomínios fechados distantes dos problemas dos centros das cidades: guetos).

2 Los Angeles

3 Miami

4 São Paulo - Alphaville

5 Países Subdesenvolvidos:
 Crescimento desordenado: formação de bairros clandestinos onde os lotes são vendidos sem o conhecimento do poder público. Não há licença para o comércio da terra.  Os centros comerciais geralmente são antigos e mal estruturados. O processo de verticalização é uma realidade, mas não aproveita a infra-estrutura urbana como deveria (subutilização de recursos públicos). ROCINHA - RJ

6 Especulação Imobiliária
Cumprimento dos artigos 2º e 39º da CF e art. 2º do EC Função social da propriedade (combate à especulação e ao déficit habitacional) Desenvolvimento sustentável (Economia + Sociedade + Ambiente) Funções sociais da cidade (garantia de moradia digna, saneamento básico, mobilidade, saúde, educação, emprego etc.) Igualdade e justiça social (isonomia) Participação popular (orçamentos participativos)

7 HIERARQUIA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS CIDADES:
 METRÓPOLE: Cidade populosa que mantém uma grande influência (econômica, cultural, política etc.) sobre outras cidades de uma grande região  REGIÃO METROPOLITANA: conjunto de cidades que se unem para promover um desenvolvimento urbano conjunto (planejamento integrado)

8  MEGACIDADES: aglomerados urbanos com mais de 10. 000
 MEGACIDADES: aglomerados urbanos com mais de de habitantes.  CONURBAÇÃO: situação em que duas ou mais cidades crescem e não mantêm uma área rural entre si. Exs.: São Paulo e ABCD Paulista; Belo Horizonte e Betim; Curitiba e São José dos Pinhais; Sorocaba e Votorantim.  MEGALÓPOLES: encontro de duas ou mais metrópoles e/ou regiões metropolitanas. Exs.: Boswash (Washington a Boston nos EUA), Tóquio-Kyushu (no Japão), Milão-Londres (Europa, acompanhando o vale do Reno).

9 São Paulo

10 Nova Iorque

11 Tóquio

12  CIDADES GLOBAIS: pontos nodais que representam os interesses dos países e corporações multinacionais no mundo globalizado. São cidades que apresentam boa infra-estrutura urbana como: hotéis, aeroportos, comunicação, bolsa de valores, sedes de multinacionais e bancos etc.  Tecnópolis ou Tecnopolos: cidades que têm uma concentração de investimentos governamentais e privados (Institutos de Pesquisa, Universidades, Centros Tecnológicos, Incubadoras, Empresas High Tech etc.). Exs.: São Carlos, Campinas, São José dos Campos. Instalações do ITA em São José dos Campos Laboratório de Luz Síncrotron em Campinas

13

14

15 Industrialização Brasileira Fases da Industrialização
1ª Fase (1930 a 1954) – Governo de Getúlio Vargas: Estado Interventor no Pós Crise (Grande Depressão de 1929): forte presença do Estado na implantação de uma infraestrutura (energia, transportes e comunicação) e criação da indústria de base (binômio estatais e nacionais privadas). Favorecimento aos investimentos: SP e RJ tinham os recursos ($ e infraestrutura de urbanização e transportes) para a industrialização.

16 2ª Fase (1956 a 1960) – Governo de Juscelino Kubitschek
Tripé da Economia Nacional: Estatais + Privadas Nacionais + Multinacionais Plano de Metas (50 anos em 5): desenvolvimentismo (modernizar o país nos moldes dos EUA e Europeus). Política Rodoviarista: elevados investimentos em rodovias, em detrimento de outras modalidades de transportes, como as ferrovias e hidrovias. Captação de recursos: para modernizar o país, JK elevou a dívida externa com empréstimos junto aos credores internacionais (FMI e BID).

17 Inauguração da Unidade Anchieta da VW, em 1959

18 Complexo Eletronuclear de Angra dos Reis
3ª Fase (1964 a 1985) – Ditadura Militar Continuidade ao Desenvolvimentismo: arrocho salarial para atrair investimentos estrangeiros (barateamento da mão-de-obra). Atração de Multinacionais: investimentos em infraestrutura (elevação da dívida externa) e facilitação da entrada de empresas, sobretudo as americanas (ligações entre os militares e o Plano Condor dos EUA). Complexo Eletronuclear de Angra dos Reis Itaipu Binacional

19 4ª Fase ( ) – Neoliberalismo: Collor (1990 a 1992), Itamar (1992 a 1994), FHC (1995 a 2002), Lula (2003 a 2010) Privatizações: afastamento do Estado na economia (Estado mantém a função de garantir a livre-concorrência; não atua como empresário). Abertura Comercial: câmbio flutuante (variação do valor do dólar de acordo com sua disponibilidade no país); controle inflacionário (Taxa Selic); austeridade fiscal (controle dos gastos públicos); agências reguladoras (ANP, ANATEL, ANA, ANAC etc.)

20 Exercícios da Apostila 2 - Revisão (ETAPA):
Urbanização Brasileira: 15 ao 23. Industrialização Brasileira: 24 ao 38


Carregar ppt "Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google