A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas

2 INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho no qual eu tinha a liberdade de escolher, entre vários temas, aquele que mais gostaria de abordar. Então, decidi falar acerca de três dos grandes problemas da adolescência: a bulimia, a anorexia e a obesidade. Neste trabalho pretendo abordar todos os sintomas físicos, psicológicos/comportamentais, bem como os riscos para a saúde que cada um deles comporta.

3 BULIMIA

4 É uma disfunção alimentar. A pessoa bulímica apresenta períodos em que se alimenta em excesso, seguido por um sentimento de culpa. Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e/ou faz uso excessivo de purgantes, diuréticos e enemas. BULIMIA...

5 O bulímico geralmente encontra-se com peso normal, levemente aumentado ou diminuído (não chegando à magreza da anorexia ou à gordura da obesidade). Essa aparência de normalidade, muitas vezes, dificulta a identificação do problema, levando a uma demora na procura de ajuda.

6 Os pacientes bulímicos costumam envergonhar- se dos seus problemas alimentares e, assim, procuram ocultar os seus sintomas. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas mais próximas.

7 A bulimia costuma causar sofrimento psíquico e afecta diversas áreas da pessoa. O bulimíco sofre na sua relação com a comida e com o seu corpo. Ele vê-se também afectado nas suas relações sociais - uma vez que nas festas e confraternizações tem uma difícil relação com a comida. Tenho de aguentar a fome!! Não posso comer mais!!

8 SINTOMAS FÍSICOS  Garganta irritada;  Inchaços debaixo das orelhas ou queixo (Glândulas salivares);  Problemas dentários (cáries, etc...);  Calos no nó dos dedos;  Menstruação irregular ou inexistente.

9 SINTOMAS PSICOLÓGICOS/ COMPORTAMENTAIS  Cansaço;  Insónias;  Dificuldade em controlar-se;  Auto-críticas;  Auto-estima dependente do peso;  Necessidade de aprovação dos outros;  Obsessão por dietas;

10  Comportamentos auto-destrutivos: fumar, abuso de álcool e drogas, etc…  Sair da mesa rapidamente após a refeição;  Comer às escondidas.

11 RISCOS PARA A SAÚDE  Perda de energia;  Tonturas e dores de cabeça;  Desidratação;  Prisão de ventre ou diarreia;  Falta de ar;  Batimentos cardíacos irregulares;  Enfraquecimento e queda de cabelo;

12  Inchaços ou dores no estômago;  Problemas de fígado e rins;  Úlceras;  Anemia;  Complicações na gravidez e no parto;  Paragem cardíaca e morte.

13 Imagens que só por si dizem tudo…

14 ANOREXIA

15 ANOREXIA… É uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, caracterizada, também, por baixo peso corporal e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Preciso de fazer dieta, ainda estou muito gorda…

16 Uma pessoa com anorexia é chamada de anoréxica ou anoréctica. Esta pode ser também bulímica. No caso dos jovens púberes/adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de, aproximadamente 10%: uma das maiores, entre as doenças do foro psicológico.

17 SINTOMAS FÍSICOS  Sensação de frio;  Mãos e pés sempre frios;  Lanugo (penugem);  Ausência de menstruação;  Falta de ar.

18 SINTOMAS PSICOLÓGICOS/ COMPORTANENTAIS  Recusa em manter o peso;  Medo intenso de engordar;  Mudança progressiva no comportamento;  Afastamento dos amigos;  Comportamentos obsessivos;  Dificuldade em adormecer;

19 RISCOS PARA A SAÚDE  Enfraquecimento e queda do cabelo;  Problemas circulatórios;  Perda de energia;  Dores de cabeça, tonturas e desmaio;  Infertilidade;  Problemas de pele;  Desidratação;

20  Dificuldade de concentração;  Cozinhar para os outros e não comer;  Auto-estima determinada pela realização da dieta;  Vergonha ao alimentar-se em frente aos outros;  Dar desculpas constantes para não comer.  Pesagens constantes.

21  Prisão de ventre;  Aparecimento de osteoporose;  Paragem cardíaca e morte.

22 Imagens que só por si dizem tudo…

23 OBESIDADE

24 OBESIDADE… É uma condição na qual a reserva natural de energia, armazenada em forma de gordura em humanos e outros mamíferos, aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.

25 As gorduras vão-se acumulando no organismo provocando um aumento excessivo da sua massa corporal. A falta de exercício físico, pela parte dos jovens, as facilidades que o homem moderno tem hoje em dia (carro, elevadores, escadas rolantes...) são factores que contribuem para o aumento de peso. Hoje em dia os jovens têm tendência para comer em excesso, principalmente, comida “fast food”.

26 SINTOMAS  Comer descontroladamente, sentindo que não consegue parar;  Comer muito depressa;  Comer até ficar muito cheio;  Comer às escondidas;  Sentimento de culpa depois de ter comido.

27 RISCOS PARA A SAÚDE  Doenças cardíacas;  Diabetes;  Hipertensão;  Vários tipos de cancro;  Problemas nas articulações;  Problemas respiratórios.

28 Imagens que só por si dizem tudo…

29 Conclusão Foi com muito gosto que elaborei este trabalho, pois permitiu-me conhecer algumas das “manias” da nova geração e que, como já vimos anteriormente, podem originar graves doenças que conduzem à morte. Graças a este trabalho já sei identificar os sintomas destas graves doenças e, assim, poderei ajudar algum/a adolescente que se encontre a passar por uma destas situações. Foi também um momento de reflexão e de alerta para o que não devo fazer. Mais uma vez há um reforço de realizar uma dieta equilibrada, pois só assim estaremos bem física e psicologicamente.


Carregar ppt "ADOLESCÊNCIA… …E os seus problemas. INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, foi- me proposto, pelo professor, a elaboração de um trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google