A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado."— Transcrição da apresentação:

1 Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado

2 A quem serve a Vigilância? Qual a sua abrangência? e

3 Hoje quais são as ações de vigilância que todo o gestor prioriza? DENGUE!? Vigilância Sanitária!? Imunização!?

4 Mas quais são os impactos hoje no estado e seus municipios?

5

6 Sendo assim: A quem serve a Vigilância em saúde? A População. ◦Focada em que? Deveria ser focada na melhoria da qualidade de vida da população em todos os níveis de administração (MS, SES e SMS)!

7 Abrangem quaisquer eventos adversos à saúde e não se restringem às doenças de notificação compulsória; Deve ser focada na Saúde e não na Doença; Deve ser o “alimento O nutriente” da Rede de Atenção a saúde; Constituem o elo entre os sub-sistemas de serviços de saúde e o de pesquisa; problemas sanitários; Qual a sua abrangência?

8 Como é o sistema hoje? Devemos conhecer como o sistema clássico de vigilância deveria funcionar!

9 2)INFORMAÇÃO :Informação capturada pela morbi mortalidade 3)ANÁLISE DE CONDIÇÃO DE SAÚDE - (mapeamento zoneamento de riscos que interferen negativamente na saúde ) 4)ESTRATÉGIA :Definição de ações a nível territorial para intervir nos riscos detectados 5) AÇÕES: Realizar açõe sde intervenção : Sanitária, Educativa, Economica e ou politica. 6) COMUNICAÇÃO DE RISCO As ações deverão ser adaptadas ao território e a percepção do risco da população onde. 1)TERRITÓRIO E POPULAÇÃO População Exposta ao somatório das relações sócio econômicos ambientais Qual a prestação que atenda a demanda da população?

10 Qual a fragilidade do sistema?

11 Mortalidade Morbidade Interações nos espaços de convivência que definem o Processo Saúde – Doença na População.

12 Qual o Negócio da Vigilância? Qual a importância da Vigilância em Saúde no dia a dia do cidadão? Dessa forma... Qual a prestação de serviço da Vigilância?

13

14 Qual seria o modelo de vigilância mais próximo do cidadão - percepção do processo saúde doença?

15 Força Motriz Pressão Estado Exposição Impacto Ações de tratamento, recuperação e reabilitação Ações de Mitigação Ações de intervenção sanitária Ações Sócio políticos econômicas Modelos sociais, político e econômico para o Auto Cuidado Ações de Promoção Ações de Prevenção.

16

17 Como devemos planejar a vigilância?

18

19 I) Eixo Estruturante Financiamento  Volume;  Distribuição;  Utilização. Infraestrutura  Rede Física;  Pessoal;  Material. Gestão  Leis e Normas;  Estrutura político administrativo;  Processo gerencial II) Eixo Organizacional ◦Intersetorial; ◦Interinstitucional; ◦Intrainstitucional. III) Eixo Produção e Prestação de Serviço de Saúde: ◦Cobertura; ◦Acessibilidade; ◦Qualidade

20 Percepção de risco para elaborar a a intervenção?

21 Quais as saídas? Consolidar a Vigilância em Saúde com Base no Modelo de Atenção à Saúde. Municípios capazes de gerenciar e intervenção nos riscos sanitários;

22 Eixos de trabalho a ser desenvolvidos ? Informação em Saúde; - Coleta, sistematização e fortalecimento dos bancos oficiais de Saúde para a captura dos impactos gerados na saúde da população com base na morbimortalidade e dos fatores de riscos oriundo das relações sócias econômicas e ambientais; Análise de Condição de Saúde; - apropriar- se das informações de morbimortalidade e dos fatores de riscos gerados nos diversos territórios para traçar propiciar um olhar amplo sobre a prevalência e distribuição, na ótica da regionalização, dos principais riscos, agravos e determinantes do processo saúde-doença no Estado.

23 Monitoramento, Controle e Avaliação: Comunicação de Risco: - implantar a metodologia de comunicação de risco de forma a melhorar a qualidade e a eficiência das ações a serem desenvolvidas ajustando-as conforme a percepção de cada território. Plano de ação: - Definir ações com base na análise de situação à nível territorial para intervenção nos fatores de risco que geram os principais impactos na saúde humana. Eixo de Pesquisa Institucional de Vigilância em Saúde;

24 Fortalecer das questões de vigilância – implantar Câmara técnica de Vigilância em Saúde para subsidiar o processo de discussão em CGR e CIB e em demais instâncias (ex: Conass, Cosems, Conselhos, etc.); EX; inserção das Ações

25 O eixo estruturante e o Eixo organizacional deve ser prioridade para o gestor,para que a prestação de serviço tenha Cobertura, acessos e Acima de tudo...  QUALIDADE!!

26 PLANEJAMENTO ESTRATÉGIO SUPERINTENDENCIA DE VIGILANCIA EM SAÚDE SVS IMAGEM INSTITUCIONAL

27 Qual o negócio da Vigilância e Saúde? “Qualidade de vida da população”

28 Qual a missão ? Garantir a Qualidade de vida da população através de ações de Promoção e Proteção a saúde orientadas pela análise das informações geradas no espaço de convivência.

29 Qual á visão para o futuro? Ser reconhecido pela sociedade como um agente de fomento na melhoria da qualidade de vida e um sinônimo de Saúde e não de Doença.

30 SVS COVEP ENDEMICAS COSATCOVAMCOVISA MON. AÇÕES INFORMAÇÃO N. TRANS IMUNOP. GESTÃO PROG. AVAL. CERT. ALVARA INSP. MON. PROG. AVAL. SAÚDE TRAB. CEREST CTVO GTVSGTM&A CIEVS

31 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO METODO BSC – BALANCED ESCORE CARD 4 - PERSPECTIVAS 8 - OBJETIVOS

32 1-Sociedade 1. Ampliar e Melhorar a qualidade dos serviços de Vigilância prestados a população 2. Fortalecer a imagem institucional de Vigilância em Saúde 2-Processo Interno 3. Fortalecer a capacidade de resposta à gestão estratégica da SVS 4. Otimizar os Processos de trabalhos; 5. Melhorar a comunicação intra e interinstitucional 3-Crescimento e Aprendizado 6. Estimular nova cultura de aprendizado em Vigilância em Saúde; 4-Financeira 7. Otimizar a aplicação de recursos em Vigilância em Saúde; 8. Dar transparência as ações, gastos e resultados da Vigilância em Saúde; BASE DE DADOS DO PLANEJAMENTO

33 COVEP - PLANEJAMENTO MAPA ESTRATÉGICO - MAPA ESTRATÉGICO

34 MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google