A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL"— Transcrição da apresentação:

1 PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL
Radamés Maciel Vítor Medeiros

2 AVALIAÇÃO POSTURAL Procedimento fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um indivíduo; Amplamente utilizada pelos profissionais da saúde e áreas afins; Passo inicial e de acompanhamento para a avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física.

3 A Coluna Vertebral FUNÇÕES:
Proteção (órgãos e vísceras vitais são protegidos pela barreira óssea ao redor da medula espinhal com auxílio das costelas) Suporte da cabeça, dos braços, e do tronco contra a força da gravidade Viabiliza a postura ereta do tronco para oferecer mobilidade dos membros superiores e inferiores Flexibilidade (as vértebras permitem a movimentação do tronco e da cabeça).

4 A Coluna Vertebral A coluna vertebral é dividida em quatro partes:
Sete vértebras cervicais Doze vértebras torácicas Cinco vértebras lombares Sacro (5) contendo o cóccix (4).

5 PROBLEMAS POSTURAIS Problemas na Coluna Vertebral

6 PROBLEMAS POSTURAIS

7 PROBLEMAS POSTURAIS Geno Flexo Geno Recurvato

8 PROBLEMAS POSTURAIS

9 Centro de Gravidade (CG)
O centro de gravidade de uma pessoa normal está localizado cerca de 58% da altura. Uma condição de sobrecarga pode deslocar o CG para frente de modo que a projeção vertical dele passe debaixo da sola dos pés, fazendo o corpo compensar assumindo uma posição não natural.

10 Centro de Gravidade (CG)
O corpo permanece estável enquanto a projeção do CG permanece dentro da área marcada entre os pés. (a) a área estável quando os pés estão mais juntos. (b) a área estável quando os pés estão afastados e (c) a área estável quando uma bengala ou muleta é usada.

11 SAPO Programa de computador gratuito para avaliação postural, com uma fundamentação científica adequada e disponibilização baseada na Internet; Iniciado em 2003 com um projeto de pesquisa (CNPQ E FAPESP); Objetivo Geral: Desenvolver uma ferramenta com embasamento científico que possa ser utilizada de forma simples e barata.

12 SAPO Objetivos específicos:
Desenvolvimento de software livre para avaliação postural; Desenvolvimento de estudos metrológicos sobre avaliação postural computadorizada; Criação de tutoriais científicos sobre avaliação postural e o software; Criação de banco de dados com resultados de avaliações feitas pelos centros colaboradores.

13 SAPO Procedimentos: Indumentário;
Local de avaliação (Privacidade, Iluminação, espaço mínimo com cerca de 4x1m); Orientações para o avaliado (comportamento de respeito por parte do avaliador); Equipamentos Computador, câmera fotográfica, tripé, fio de prumo, marcas para colocar nos pontos anatômicos.

14 SAPO Procedimentos: Fotografia
Pendure o fio de prumo no teto no espaço apropriado; Posicione o sujeito de tal modo que o fio de prumo e o sujeito fiquem num mesmo plano perpendicular ao eixo da câmera; Posicione a câmera a no mínimo 3 metros de distância do sujeito e a uma altura de cerca da metade da estatura do sujeito; Enquadre a imagem do sujeito com o fio de prumo (que deve aparecer ao lado do sujeito) na câmera e deixe na imagem cerca de meio metro acima e abaixo do sujeito;

15 SAPO Procedimentos: Fotografia
Se você quiser garantir a mesma base de sustentação nas fotografias nas diferentes vistas (o que é necessário para o protocolo SAPO), pode ser utilizado um tapete de borracha preto no qual o indivíduo posiciona-se livremente para a primeira tomada de fotografia. O comando verbal dado pode ser "você vai ficar em pé neste tapete preto numa posição que te seja familiar e confortável, posicione seus pés do jeito que for mais confortável para você"; A seguir, desenhe com um giz o contorno do pé direito e do pé esquerdo do sujeito no tapete;

16 SAPO Procedimentos: Fotografia
Após a tomada da foto em determinada vista, rode o tapete em 90 graus e oriente o sujeito a posicionar-se em cima do tapete com os pés em cima do desenho feito com giz; Tire a outra foto; Repita esses procedimentos quantas vezes forem necessárias; Transfira as fotos para o computador e você está pronto para começar a avaliação.

17 Objetivo: Verificar possível associação entre ângulo quadriciptal (ÂQ) e distribuição de pressão plantar em jogadores de futebol, comparando-os com indivíduos não praticantes da modalidade.

18 Ponto médio da face anterior da patela
Espinha ilíaca ântero-superior Tuberosidade da Tíbia

19 TESTE DE PRESSÃO PLANTAR (PLATAFORMA DE BAROPODOMETRIA

20

21 OBRIGADO!


Carregar ppt "PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google