A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Passo a Passo – CANDex* Secretaria Judiciária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Passo a Passo – CANDex* Secretaria Judiciária"— Transcrição da apresentação:

1 Passo a Passo – CANDex* Secretaria Judiciária
Secretaria de Tecnologia da Informação * Material elaborado a partir de manual do TRE-BA

2 Sistema CandEx – CAND Módulo Externo
Módulo externo do Sistema de Candidaturas, destinado aos partidos políticos e candidatos, que tem como objetivo gerar em mídia (Pendrive), os dados dos partidos, coligações e candidatos pelos próprios interessados. Utilização obrigatória por partidos/coligações e candidatos Estará disponível na página da Internet do TSE/TRE. A Justiça Eleitoral poderá fornecer o sistema CANDex, desde que os interessados forneçam as mídias (art. 22, parágrafo 1º, Res. TSE /2014.) O TRE é responsável pela instrução e suporte do CANDex

3 Como cadastrar um partido ou uma coligação ?
1 – Para cadastrar um partido ou uma coligação no Candex começamos clicando no Módulo PEDIDOS e em seguida no item NOVO PEDIDO; 2 – Aparece uma tela indicando o “Ano de Referência” 2014 e abaixo a “Abrangência”, onde marcamos a opção Eleição Estadual e a tecla OK. 3 – Preenchemos depois os dados solicitados no quadro CADASTRO BÁSICO, escolhendo nas listas a Unidade da Federação e o Tipo de Pedido (Individual, Coletivo, Substituição ou Vaga Remanescente); Há ainda a opção DRAP Sem Candidatos para a hipótese de não ter sido feita a protocolização pelo Partido/Coligação e haver candidatos individuais; Indique o tipo de agremiação: Partido Isolado ou Coligação Na hipótese de indicar o tipo de pedido Coligação aparecerão três campos para preencher o Nome da Coligação, Nome do Representante e o seu título eleitoral;

4 Como cadastrar um partido ou uma coligação ?
4 – No quadro PARTIDOS devemos escolher o Partido, lançar a Data da Convenção e clicar no botão ADICIONAR; 5 – O botão LIMPAR CAMPOS pode ser usado sempre que houver algum equívoco na digitação e o botão EXCLUIR exclui um partido adicionado por equívoco; 6 – No quadro CARGOS escolhemos os cargos aos quais os candidatos do Partido/Coligação concorrerão; 7 – No campo SUBSCRITORES devemos lançar o nome do Presidente / Representante da Coligação (ou equivalente). Os botões ADICIONAR, LIMPAR CAMPO e EXCLUIR SELEÇÃO tem as mesmas funções que os já mencionados nos itens 3 e 4 deste passo; 8 – Agora é só clicarmos em SALVAR para guardar os dados. Aparece tela de CONFIRMAÇÃO. Escolhemos SIM para salvar.

5 Como cadastrar um partido ou uma coligação ?
8 – Na hipótese de necessitarmos corrigir algum dado, basta clicarmos no ícone EDITAR PEDIDO, fazermos a correção e salvar. Para retirarmos por completo um partido/coligação cadastrado só é clicarmos no ícone EXCLUIR PEDIDO; 9 – A qualquer momento podemos verificar as pendências existentes clicando no ícone PENDÊNCIAS no Menu OUTRAS OPÇÕES. 10 – Para fecharmos a tela de cadastramento basta clicarmos no item FECHAR PEDIDO no Menu OUTRAS OPÇÕES.

6 Como cadastrar um DRAP ? 1 – Para cadastramento do DRAP precisamos entrar no pedido. Fazemos isso dando dois cliques em cima do Partido/Coligação no Módulo PEDIDOS. Depois clicamos no item Partido – DRAP; no Menu PEDIDO (lado esquerdo da tela). 2 – É interessante ressaltar que na parte superior direita podemos observar o Partido / Coligação, a Unidade da Federação, o Tipo de Pedido e a Data de Cadastro. Abaixo podemos ver 4 (quatro) abas: DELEGADOS - onde inseriremos, na hipótese de Coligação, os nomes dos delegados que são de até 4 (quatro) em âmbito estadual. Se o partido estiver concorrendo isoladamente não precisa informar no CANDEX, pois seus delegados são comunicados ao TRE-BA por meio do SGIPEX. ENDEREÇO - preenchemos os dados solicitados e passamos para a próxima aba. TELEFONES - os números necessitam de DDD; devemos utilizar o campo Complemento para adicionar ramal ou acrescentarmos algum dado necessário; é obrigatório ao menos um número de fax; na sequência escolhemos o tipo e clicamos em ADICIONAR. GASTOS DE CAMPANHA - onde inserimos o valor máximo de gastos para cada cargo.

7 Como cadastrar os candidatos?
1 – Para cadastramento dos Candidatos precisamos entrar no pedido. Fazemos isso dando dois cliques em cima do Partido/Coligação no Módulo PEDIDOS. Depois clicamos no item Candidato – RRC/RRCI; no Menu PEDIDO (lado esquerdo da tela). 2 – Na tela seguinte para inserirmos um novo candidato clicamos no botão NOVO; 3 – É válido observar as informações constantes na parte superior da tela sobre Partido / Coligação, a Unidade Eleitoral, o Tipo de Pedido e a Data de Cadastro. Abaixo podem ser vistas 7 (sete) abas. São elas:

8 Como cadastrar os candidatos?
DADOS PESSOAIS – devemos preencher corretamente os campos, inclusive o do item Complemento. DADOS DO CANDIDATO – nessa aba, após preenchimento dos campos iniciais, preenchemos o quadro abaixo somente se as questões sobre reeleição, cargo eletivo e sobre se já concorreu forem positivas. TELEFONES – devemos preencher os campos seguindo o mesmo procedimento da aba TELEFONES do cadastramento do Partido/Coligação, não esquecendo que fax é obrigatório. ENDEREÇO – preenchemos os dados solicitados e, após clicarmos em ADICIONAR, passamos para a próxima aba. Observar que há 2 (dois) cadastramentos: endereço para Notificação e para Atribuição de CNPJ. Se for o mesmo, marcamos a caixa com a pergunta.

9 Como cadastrar os candidatos?
DECLARAÇÃO DE BENS – se o candidato possui bens devemos escolher o Tipo, descrever o bem, lançar o valor e clicar em ADICIONAR; PROPOSTAS – aba disponível somente para candidatos a Presidente e Governador. Nessa aba vamos anexar o arquivo com as propostas. Basta clicarmos em PROCURAR PROPOSTA e escolhermos a localização do arquivo previamente criado; CERTIDÕES –clicamos em PROCURAR CERTIDÃO. Daí é só escolher o arquivo de cada certidão previamente escaneada; FOTO - anexar, nesta aba, a foto digitalizada do candidato clicando em PROCURAR FOTO; É só escolher arquivo com a foto previamente escaneada ou importada. Caso queiramos trocar a foto, clicamos em DESCARTAR FOTO e incluímos outra.

10 Como cadastrar os candidatos?
4 – Depois é só clicar em SALVAR e cadastrar o próximo candidato. 5 – A qualquer momento podemos verificar as pendências existentes clicando no ícone PENDÊNCIAS no Menu OUTRAS OPÇÕES. 6 – Na hipótese de necessitarmos corrigir algum dado do candidato, basta selecioná-lo e clicarmos no ícone EDITAR. Funciona também dando dois cliques no pedido que quisermos alterar. Fazemos a correção e clicamos em salvar. 7 – No caso de cadastrar um candidato por equívoco é só selecioná-lo no Menu PEDIDO e clicar no botão EXCLUIR.

11 Como imprimir os relatórios para a Justiça Eleitoral?
1 – Após inserirmos os dados dos partidos/coligações e candidatos, imprimiremos primeiro os RRC’s, com as respectivas Declarações de Bens, a Lista de Processos e as Propostas de Governo, quando for o caso, e depois o DRAP no item Documentos Para Entregar à Justiça Eleitoral do Módulo RELATÓRIOS E DOCUMENTOS. 2 – Primeiro clicamos no item RRCs, DECLARAÇÃO DE BENS, CERTIDÕES E PROPOSTAS e selecionamos um Partido/Coligação e um candidato (ou todos, se preferir). Aí é só clicar em imprimir e fazer a impressão de cada um. 3 – Depois clicamos no item DRAP, selecionamos o pedido e mandamos imprimir.

12 Como imprimir os relatórios para a Justiça Eleitoral?
4 – Ainda no Módulo RELATÓRIOS E DOCUMENTOS podemos imprimir os rascunhos de DRAP nos itens DRAP DE PARTIDO ou DRAP DE COLIGAÇÃO e o os rascunhos dos RRC’s no item RRC no Menu RASCUNHO, onde são escritos os dados pelos candidatos para posterior inserção no Sistema CANDEX; 5 – No mesmo Módulo, no Menu CONFERÊNCIA, podemos imprimir as pendências que porventura ocorram (Lista de Ocorrências), os candidatos cadastrados (Lista de Candidatos) e os modelos para conferência dos RRC’s, do DRAP, da Lista de Certidões, das Declarações de Bens e das Propostas de Governo, que servirão para o Partido/Coligação proceder a uma criteriosa conferência, antes do envio dos dados oficiais à Justiça Eleitoral.

13 Como gerar documentos para a Justiça Eleitoral?
1 – Clicamos no Módulo GERAR ARQUIVO e depois no ícone COMPLETO 2 – Selecionamos o partido/coligação e clicamos em GERAR ARQUIVO P/ A JUSTIÇA ELEITORAL. 3 – Inserimos uma mídia no computador (CD ou Pen Drive) e salvamos o arquivo. É importante não renomear o arquivo para não corromper o conteúdo. 4 – O sistema dará uma mensagem quando concluir a operação de gravar os dados.

14 Como gerar documentos para a Justiça Eleitoral?
5 – Agora, junte os impressos, a documentação e a mídia e enviar fisicamente para o TRE. 6 – Caso haja necessidade de alterar a informação das declarações de bens, das propostas de governo ou das certidões de um ou de alguns candidatos podemos entrar no Módulo GERAR ARQUIVO, e escolher os ícones DECLARAÇÃO DE BENS, PROPOSTA ou CERTIDÕES. Mas, atenção: estas opções só deverão ser utilizadas em última hipótese, caso haja constatação de irregularidades nas declarações, nas propostas ou nas certidões.

15 Como fazer uma cópia de segurança (backup)?
Por uma garantia contra quebra de computadores e perda de dados veja como devemos proceder: 1- Começamos clicando no Módulo MANUTENÇÃO e depois no item GERAR CÓPIA DE SEGURANÇA; 2 –Aí é só escolhermos o caminho onde será introduzida a mídia (CD ou Pen Drive) e gravar os dados nela. Não se deve alterar o nome do arquivo para não corromper o seu conteúdo. Pronto. Está feito o backup, ou seja, a cópia de segurança.

16 Como recuperar os dados de uma cópia de segurança (backup)?
Caso ocorra um defeito no computador e nós tivermos uma cópia de segurança, poderemos recuperar todos os dados que havíamos cadastrado. Veja abaixo: 1 – De posse do backup vamos a outro computador que tenha o CANDEX instalado. Clicamos no Módulo MANUTENÇÃO. 2 – Inserimos no computador a mídia (CD ou Pen Drive) onde gravamos o backup e clicamos no item RESTAURAR CÓPIA DE SEGURANÇA. 3 – Aparecerá uma tela informando que os dados foram restaurados e mandando reiniciar o CANDEX. É só dar OK. 4 – Ao reabrir o CANDEX os dados estarão de volta.

17 IMPORTANTE! Como deve trabalhar uma Coligação para inserir dados no sistema em mais de um computador?

18 Trabalhando em mais de um computador
Cadastrar os dados de uma Coligação agora ficou muito mais fácil. Vejam como proceder na hipótese de uma coligação formada pelos Partidos A, B e C: 1 – Um dos partidos da coligação, o Partido A, por exemplo, acessa o Módulo PEDIDOS e em seguida clica no item NOVO PEDIDO. 2 – Aparece a tela indicando o “Ano de Referência” 2014 e abaixo a “Abrangência”, onde deve ser marcada a opção Eleição Estadual e a pressionada a tecla OK. 3 – No quadro CADASTRO BÁSICO, escolhe a Unidade da Federação, o Tipo de Pedido marcando a opção Coletivo, o Tipo de Agremiação selecionando a opção Coligação e insere abaixo o nome da coligação e de seu representante;

19 Trabalhando em mais de um computador
4 – No quadro PARTIDOS marca os Partidos integrantes da Coligação, lança a Data da Convenção de cada um e clica no botão ADICIONAR; 5 – No quadro CARGOS escolhe os cargos aos quais os candidatos da Coligação concorrerão; 6 – Preenche os demais dados conforme o procedimento normal descrito nas primeiras páginas deste passo a passo, inserindo somente os candidatos do Partido A; 7 – Já o Partido B no quadro CADASTRO BÁSICO escolhe no Tipo de Pedido a opção Coletivo, no Tipo de Agremiação a opção Partido Isolado e, após preencher os demais dados, insere somente os candidatos do Partido B; 8 – O Partido C faz o mesmo e insere apenas os candidatos do seu partido;

20 Trabalhando em mais de um computador
9 – Depois de gravar os dados os Partidos B e C, nas suas respectivas máquinas, acessam o Módulo MANUTENÇÃO e clicam no ícone EXPORTAR / IMPORTAR CANDIDATOS; 10 – Selecionam todos os candidatos e clicam no ícone EXPORTAR. Aí é só inserir uma mídia (CD ou Pen Drive) e gravar os dados nela; 11 – Por fim, os Partidos B e C remetem as mídias ao Partido A que entrará no Módulo MANUTENÇÃO, clicará no ícone EXPORTAR / IMPORTAR CANDIDATOS e em seguida no ícone IMPORTAR. Só é selecionar os candidatos e importar! OBSERVAÇÃO: O cadastramento de Governador e Vice e Senador e Suplentes deve ser feito no mesmo computador, não podendo ser utilizada a opção de importar nesse caso.

21 Agendamento para o treinamento do CANDex, a partir do dia 16.06.2014
JÚLIO CÉSAR SOUZA CARVALHO ( ) MÔNICA MAYUMI AGUNI ( ) ANDRÉA MARIA L. CAPAVERDE ( ) MARCELO LOPES DA SILVA ( )

22 Informações gerais Documentos devem vir separados por candidato e grampeados e as mídias etiquetadas para evitar extravios; Documentação deve vir mais correta possível para agilizar o processo, evitar diligência e, no caso de não cumprimento, o indeferimento do registro; Todo documento a ser juntado posteriormente deve vir com requerimento, que será protocolado; Os julgamentos dos processos são publicados em Sessão: necessidade de acompanhamento efetivo dos processos.


Carregar ppt "Passo a Passo – CANDex* Secretaria Judiciária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google