Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Gabriel Bayer Melgaço Alterado mais de 8 anos atrás
1
O QUE É TRABALHO???? Prof. Ildo Vilarinho – Filosofia – segundo ano Referência bibliográfica: Fundamentos da Filosofia Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes Ed. Saraiva, cap. 8
2
O TRABALHO É BOM OU RUIM?
3
TRABALHO: Toda atividade na qual o ser humano utiliza a sua energia para satisfazer necessidades ou atingir objetivos. O que é Energia? Do grego: en (= dentro) + érgon (= obra) SIGNIFICADO: CAPACIDADE PARA REALIZAR UMA OBRA
4
Karl Marx (1818-1883): O trabalho é uma atividade tipicamente humana, porque implica a existência de um projeto mental que modela uma conduta a ser desenvolvida para alcançar um objetivo. Portanto: O ser humano transforma o mundo através do trabalho O ser humano é transformado pelo trabalho que realiza Filosofe: Você já transformou algo através do trabalho? Já se sentiu transformado pelo próprio trabalho?
5
Pode um professor de filosofia meter-se a marcineiro? Pode uma cama meter-se a banco?
6
E se......o professor de filosofia se entusiasmasse com o seu processo criativo? Poderia ir além?
7
Que diabos é isso??
11
E agora? Já é possível dizer o que é esse objeto?
15
Uma mesa??
16
Onde está a mesa? Será que ficou tão feia que o prof. fez uma escada para escondê-la?
17
Coube! Mas sobrou um espaço que não foi aproveitado...Erro nas medidas?
18
Ah, é uma Bancada! E há lugar Para cadeiras!!
19
“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez” Frase de Jean Cocteau ou Mark Twain?
20
EN + ÉRGUN = energia CAPACIDADE PARA REALIZAR UMA OBRA
21
Ser humano Através do trabalho Transforma o mundo
22
O trabalho transforma o ser humano
23
Para que serve o trabalho? Do ponto de vista individual: Desenvolver a criatividade e realizar potencialidades Do ponto de vista social (coletivo): Manutenção e satisfação da vida e desenvolvimento da sociedade
24
O Trabalho pode perder a sua função libertadora e positiva? Para Karl Marx, ao longo da história, a dominação de uma classe social sobre outra, vem desviando o trabalho de sua função positiva: Passou a servir ao enriquecimento de alguns ao invés de estar a serviço do bem comum Converteu-se em rotina de produção ao invés de ato de criação
25
Em vez de estar a favor do desenvolvimento das nossas potencialidades......o Trabalho converteu- se em instrumento de ALIENAÇÃO
26
Mas o que é Alienação? Etimologia: alienare (latim) – tornar algo alheio a alguém (tornar algo pertencente a outro) Em Direito: transferência da propriedade de um bem a outra pessoa (ex: financiamento de um carro) Em Psicologia: estado patológico do indivíduo que se tornou alheio a si mesmo (sentir-se como um estranho, sem contato consigo mesmo ou com o meio social) Na Filosofia contemporânea: processo pelo qual os atos de uma pessoa são dirigidos ou influenciados por outros (Karl Marx)
27
Alienação: Em Hegel (1770-1831): processo pelo qual os indivíduos colocam suas potencialidades nos objetos por eles criados (exteriorização da criatividade humana) Em Marx: identificou no processo de exteriorização da criatividade dois momentos: 1) Objetivação – capacidade de se exteriorizar 2) Alienação – momento em que, após transferir suas potencialidades para o produto, o indivíduo deixa de identificá-los como obra sua – o produto não mais pertence a quem produziu (fenômemo típico do capitalismo)
28
Trabalho alienado e capitalismo A produção econômica torna-se um objetivo imposto às pessoas Não são as pessoas objetivo da produção, muito menos a realização das pessoas A produção em si é o objetivo da produção A alienação no trabalho acentuou-se a partir do século XIX
29
O trabalho nas indústrias tornou-se cada vez mais rotineiro e automatizado Especialização e subdivisão em múltiplas operações = FORDISMO Trecho de Tempos Modernos – Charles Chaplin
30
Henry Ford (1838-1947) Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. Dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, (automóveis). Não era necessário utilizar uma mão-de-obra muito capacitada, cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. Objetivos do sistema Cada funcionário executava uma pequena etapa, não precisando sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. http://www.suapesquisa.com/economia/fordismo.htm
31
Henry Ford
32
Linha de montagem
33
Frederick Taylor (1856-1915) Engenheiro e economista (E.U.A) http://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/ Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, exposto em 1911, na obra “Os princípios da administração” O trabalho industrial foi fragmentado (cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial - especialização) A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado. - Racionalização da produção. - Economia de mão-de-obra. - Aumento da produtividade no trabalho. - Corte de “gastos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador. - Acabar com qualquer desperdício de tempo.
34
Redução de movimentos desnecessários Alienação e Stress Trecho de Tempos modernos A máquina para reduzir o tempo de alimentação do trabalhador
35
Entreviste um trabalhador Ficha de avaliação: Objetivo: Verificar se houve compreensão acerca dos conceitos básicos relacionados ao tema “Trabalho e consumo alienado” 1) Qual é a sua profissão? 2) Descreva uma atividade rotineira do seu trabalho: 3) Você gosta do que faz? Por quê? 4) Você se sente realizado com o seu trabalho? 5) Você sente que seu trabalho transforma o mundo? Como? 6) Você sente que o seu trabalho lhe transforma? De que maneira? 7) O seu salário lhe parece digno? Porque? 8) Quantas horas por dia você trabalha? 9) Qual o tempo que você leva para se deslocar de sua casa até o trabalho? E do trabalho até a sua casa? 10) Você leva alguma tarefa do seu trabalho para fazer em casa? 11) O seu trabalho lhe estressa? 12) Você percebe o seu trabalho como sendo alienado? Obs: se a pessoa entrevistada não souber o que é “trabalho alienado”, explique-lhe com suas palavras e volte a perguntar. TAREFA DO ALUNO: ESCREVA UMA CONCLUSÃO - Escreva sobre a experiência de fazer a entrevista, relacionando-a ao que você aprendeu sobre trabalho alienado.
36
A alienação, em sentido amplo, ocorre apenas nas relações de trabalho? O consumo pode ser alienado? O lazer pode ser experimentado de maneira alienada? Podemos tornarmo-nos alienados dos nossos semelhantes? Podemos experimentar algum tipo de alienação em relação a nós mesmos? Posso estar na escola de forma alienada (como estudante, como professor)??
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.