Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Eduardo Bacelar Salazar Alterado mais de 8 anos atrás
1
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA
2
Estuda os mecanismos de transmissão das informações genéticas. = zigoto O zigoto vai apresentar um conjunto de informações que vieram de seus genitores.
3
De onde vieram essas características?? A parte da biologia que estuda esses mecanismos de transmissão é a GENÉTICA.
4
Conceitos necessários para o estudo da hereditariedade: GENE: pedaço da molécula de DNA que carrega uma característica biológica. A molécula de DNA apresenta inúmeros genes. São regiões codificadas do DNA. Alguns regulam ação de outros. Alguns fragmentos da molécula de DNA não são codificadores. GENOMA: conjunto de todos os genes de uma espécie. CARIÓTIPO: conjunto dos cromossomos de uma espécie, caracterizados pela sua forma, tamanho e número.
5
ALELOS: Formas alternativas de um gene que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. ( de origem paterna e materna-estão aos pares- que apresentam genes para as mesmas características). Os alelos são representados por letras.
6
GENÓTIPO: Conjunto de informações contidas no genomas de um indivíduo. Codificado por letras. Ex: VV, Vv, vv. FENÓTIPO: Expressão de um gene. Característica observada na espécie. EX: cor de cabelo, tipo de sangue etc. OBS: Pode ser influenciada pelo meio (ex: pegar sol a pele fica morena).
7
DOMINÂNCIA: Quando a característica de um alelo se expressa e mascara o outro. Representada por 2 letras maiúsculas ou uma maiúscula e outra minúscula. RECESSIVIDADE: Quando a característica se expressa na ausência do alelo dominante. Representada por 2 letras minúsculas QUADRO DE PUNNETT
8
HOMOZIGOTO: Quando os dois alelos são idênticos. EX: VV, vv HETEROZIGOTO: Quando os alelos de um gene são diferentes. EX: Vv
9
Estudo de Mendel: Como eram transmitidas as características das ervilhas-de-cheiro
10
Como foi feito o experimento de Mendel: Para o estudo da cor das sementes: ele notou que ao cruzar as ervilhas verdes e amarelas, percebeu que a cor amarela predominava, enquanto a verde desaparecia. Resolveu fazer vários cruzamentos entre ervilhas amarelas para obter ervilhas puras (amarelas-AA). Fez o mesmo teste com as verdes, até encontrar também indivíduos puros (verdes-aa). Denominou-as de Parentais. Ao cruzar essa amarelas puras com verdes puras, obteve ervilhas amarelas (Aa-geração filial 1(F 1 ).
11
AA a a REPRESENTAÇÃO DO CRUZAMENTO DAS LINHAGENS PURAS ENTRE SI – GERAÇÃO F 1
12
Ele sabia que o fator (gene) para cor verde havia sido mascarado, chamou então essa geração de híbrida (misturada). Então Mendel resolveu cruzar esses híbridos (F 1 ) entre si. Surgiu então a filial 2 (F 2 ). A descendência foi de 3 amarelas para 1 verde (3:1). Segundo seus cálculos, cruzamentos entre híbridos, geraria descendência na proporção de 3 dominantes para 1 recessivo.
13
Aa A a REPRESENTAÇÃO DO CRUZAMENTO DA GERAÇÃO F 2 HÍBRIDOS
14
Mendel resolveu depois cruzar ervilhas com várias características presentes: textura das sementes, cor, altura das plantas etc. Em todos os cruzamentos, os resultados foram os mesmos: 3 dominantes para 1 recessivo. Daí surgiram as leis de Mendel.
15
LEIS DE MENDEL 1ª Lei: Lei da pureza dos gametas (relacionando uma característica) “Cada característica é determinada por fatores hereditários (GENES),que se separam na formação dos gametas. Cada gameta possui apenas um dos fatores, sendo portanto puro.” 2ª Lei: Lei da segregação independente dos fatores hereditários (relacionando várias características) “Os diferentes caracteres são herdados independentemente uns dos outros e se combinam ao acaso na descendência.”
16
HEREDOGRAMAS Representações por meio de símbolos. Padronizando os indivíduos de uma família e suas gerações. Indica sexo; ordem de nascimento; grau de parentesco; casamento; presença ou ausência da característica estudada.
17
Neste heredograma aparecem números romanos e arábicos que significam respectivamente: Nº s romanos = gerações. Nº s arábicos = os indivíduos.
18
HERANÇA SEXUAL: Algumas características genéticas têm relação direta com o sexo. Com isso a chance de ocorrência se diferencia com relação a ele. Por exemplo Hemofilia (problemas de coagulação) e Daltonismo (alteração visual que confunde certas cores).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.