A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:"— Transcrição da apresentação:

1 INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:
Elaboração, Monitoramento e Avaliação de “Projetos Sociais” INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO: Título do Projeto Sumário Resumo do Projeto Perfil da Organização Proponente Diagnóstico Histórico do Projeto Objetivos Gerais Objetivos Específicos Meta Justificativa Metodologia

2 INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:
Elaboração, Monitoramento e Avaliação de “Projetos Sociais” INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO: Público Estudo de viabilidade técnica, econômica e legal do projeto Plano de gerenciamento/ gestão do projeto Plano de monitoramento e de avaliação do projeto Recursos Necessários / Orçamento Cronograma de Execução Durabilidade/ Sustentabilidade Participação Bibliografia Anexos

3 Método: ZOPP – Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos
Elaboração, Monitoramento e Avaliação de “Projetos Sociais” Método: ZOPP – Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos Surgiu na Alemanha, sistematizado na década de 60.

4 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” TÍTULO DO PROJETO: Deve ser objetivo e claro. Quanto mais auto-explicativo melhor

5 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” SUMÁRIO: É nele que você apresenta os itens do seu projeto e a numeração das páginas.

6 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” RESUMO DO PROJETO: Descreva, de modo mais sucinto possível, do que se trata o projeto, procurando ater-se apenas ás informações essenciais, tais como: o problema ou a questão central e os objetivos do projeto.

7 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE Procure responder as seguintes perguntas sobre a organização proponente: Quem estabeleceu a organização e por quê? Tem pessoa jurídica? O que tem feito até agora? Descreva a estrutura de sua organização. Quais as atividades correntes de sua instituição? Quantas e quais pessoas estão se beneficiando das atividades desenvolvidas? De que modo? Qual a relação entre o projeto proposto e a organização que o está sediando? Quais pessoas formam a equipe executora do projeto e qual a especialidade de cada um? Quais as limitações de sua organização para realizar este projeto?

8 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” DIAGNÓSTICO: O diagnóstico da região, ou do problema que se pretende trabalhar, deve descrever e analisar como fatores do contexto social, econômico, político, cultural, ambiental, etc. estão afetando esta região ou o problema tratado. Aqui é importante apresentar o “problema central do projeto”, ou seja qual a situação que motivou sua realização.

9 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” HISTÓRICO DO PROJETO: Procure mostrar como surgiu o projeto e o que já foi feito.

10 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” OBJETIVOS GERAIS Estão relacionados com os resultados de longo prazo ou aos efeitos mais amplos (impactos) que o projeto pretende gerar ou contribuir para seu alcance.

11 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Os objetivos específicos são os resultados esperados, ou efeitos diretamente decorrentes das atividades ou ações desenvolvidas no âmbito do projeto.

12 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” META: A meta pode ser entendida como um detalhamento do resultado esperado. É uma definição precisa dos objetivos específicos. Na medida do possível, ás metas devem quantificar ou qualificar as situações esperadas e estabelecer prazos para sua realização.

13 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” JUSTIFICATIVA: Após apresentar o problema ou a questão central do projeto, o diagnóstico, os objetivos gerais específicos e metas você deve apresentar ao leitor por que é importante realizá-lo.

14 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” METODOLOGIA: É o caminho traçado para atingir os objetivos do projeto. Em alguns casos, como nas ciências exatas e biológicas, já se dispõe de metodologias consagradas que podem ser entendidas como um conjunto de procedimentos replicáveis em outras situações, por outros pesquisadores. No caso de projetos de desenvolvimento social, sem sempre disporemos de metodologias pré-estabelecidas. Devemos, portanto, elaborar um conjunto de procedimentos e de atividades que, articulados numa seqüência lógica, permitirão atingir os objetivos pré-estabelecidos.

15 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” PÚBLICO: A quem se destina esse projeto? Quais as famílias, as comunidades, os grupos de consumidores, as organizações, as cidades, os seguimentos da sociedade, etc., que serão beneficiados por esse projeto?

16 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E LEGAL DO PROJETO: No que se refere à viabilidade você deve direcionar sua análise tanto a aspectos internos da organização executora, como a aspectos externos, procurando responder quais os aspectos favoráveis e desfavoráveis relacionados à execução do projeto.

17 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” PLANO DE GERENCIAMENTO: Basicamente, esse ítem deve fornecer informações sobre as seguintes questões: Como se dará o planejamento do projeto? Como o projeto será administrado? Qual a instância responsável pela gerência dos recursos? Qual a participação dos beneficiários nas etapas de planejamento, execução e avaliação do projeto?

18 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” PLANO DE MONITORAMENTO: Procure descrever como o projeto será monitorado e avaliado.

19 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” RECURSOS NECESSÁRIOS/ ORÇAMENTO: No caso dos recursos financeiros, a descrição dos custos deve ser organizado em rubricas distintas, por exemplo: Pessoal: salários, encargos, consultores Custos administrativos: aluguel, manutenção do escritório, contas, equipamentos de escritório Custos diretos do projeto: cursos, seminários, encontros, viagens, estadias, material de campo,equipamentos, veículos, publicações, vídeos Custos de monitoramento e avaliação Outros custos

20 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” CRONOGRAMA: Procure relacionar as atividades previstas para o projeto com os períodos de execução (semana, meses e anos).

21 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” SUSTENTABILIDADE: Em geral, procura-se garantir que os resultados de um determinado projeto se estendam por longos períodos. O projeto deve estar atento as seguintes questões: Quando e como o projeto se tornará sustentável? Qual a durabilidade prevista para os resultados e para os impactos do projeto? Qual a potencialidade de se ampliar os resultados/ impactos do projeto?

22 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” PARTICIPAÇÃO: Procure mostrar como se dará a participação dos diferentes atores envolvidos com o projeto nas seguintes fases: elaboração (planejamento), implementação, monitoramento e avaliação.

23 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” BIBLIOGRAFIA: Em geral não é necessário, mas se você realizou uma revisão da bibliografia pertinente ao tema deverá fazer referências às obras e autores consultados.

24 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” ANEXOS: Lembre-se de colocar títulos e legendas nos anexos. Muitas vezes aparecem fotos e mapas sem a devida referência.

25 CONCEITO DE MONITORAMENTO:
Elaboração, Monitoramento e Avaliação de “Projetos Sociais” CONCEITO DE MONITORAMENTO: Entende-se por monitoramento de um projeto ou de um programa o acompanhamento físico, financeiro e analítico das atividades ou ações executadas. Uma característica básica da prática de monitoramento é que ela se refere a um processo em andamento: somente se monitora algo que está acontecendo. A proposta de monitoramento pode ser entendida como uma “avaliação contínua”, favorecendo a revisão do diagnóstico, das hipóteses e das estratégias formuladas para a implementação do projeto.

26 ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A AVALIAÇÃO:
Elaboração, Monitoramento e Avaliação de “Projetos Sociais” ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A AVALIAÇÃO: A avaliação é a análise dos produtos gerados pelas atividades executadas, do alcance dos objetivos específicos e metas estabelecidas, e dos impactos de um projeto. Portanto, na avaliação além de se perguntar “o que aconteceu?”, deve se preocupar com o “como isto aconteceu?” e “por que aconteceu desta maneira?”.

27 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” TIPO DE AVALIAÇÃO: A avaliação pode ser pontual (ex-ante, periódica, ex-post), ou contínua ou em processo. A avaliação pontual “ex-ante” visa antecipar os resultados e impactos que o projeto pode gerar e é um excelente recurso para se saber de antemão se o diagnóstico e as hipóteses de ação formuladas sobre o problema são adequados, se as estratégias estão bem desenhadas, se os objetivos e metas estão bem definidos e dimensionados, se o projeto apresenta uma relação custo/ benefício satisfatória.

28 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” TIPO DE AVALIAÇÃO: A avaliação pontual “periódica” fornece informações sobre o “estado” do projeto em momentos determinados, e pode ser um valioso recurso para a tomada de decisão em alguns momentos críticos. A avaliação pontual “ex-post” privilegia os resultados alcançados, confrontando-os com aqueles que eram esperados e, à luz de teorias ou de experiências acumuladas em intervenções similares à estudada, busca explicá-los.

29 Elaboração, Monitoramento e Avaliação de
“Projetos Sociais” TIPO DE AVALIAÇÃO: A avaliação contínua ou em processo pode ser entendida como um misto de monitoramento e avaliação propriamente ditos uma vez que, por meio dessa modalidade, se está continuamente indagando sobre a causalidade existente entre os produtos e resultados observados, e os insumos disponibilizados e atividades realizadas.

30 Bibliografia Monitoramento e Avaliação de projetos de Conservação e desenvolvimento sustentável: sistematização de uma experiência/ Lúcia Calil, 1999, WWf. Programa Piloto de Monitoramento e Avaliação/ Eduardo Ehlers. Guaíba: Ed. Agropecuária, 1999.


Carregar ppt "INGREDIENTES BÁSICOS DE UM PROJETO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google