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23/abr/2007Engenharia de Produto 11 Projeto Informacional e QFD (Quality Function Deployement) Desdobramento da Função Qualidade 23 de abril 2007.

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1 23/abr/2007Engenharia de Produto 11 Projeto Informacional e QFD (Quality Function Deployement) Desdobramento da Função Qualidade 23 de abril 2007

2 23/abr/2007Engenharia de Produto 12 Projeto informacional e QFD Objetivos – Entender o projeto informacional – Entender a aplicação da ferramenta QFD – Iniciar o questionário da fase qualitativa do QFD

3 Projeto informacional e QFD PE Corporativo Objetivo: identificar e definir diretrizes para o negócio da empresa Objetivo: identificar e definir oportunidades de produto ou serviço a serem desenvolvidos Objetivo: a partir das informações do PEN e do PE do DP elaborar um conjunto de informações completo sobre o produto – especificações meta

4 23/abr/2007Engenharia de Produto 14 Projeto informacional e QFD Conjunto de informações-especificações meta – Conjunto de informações elaboradas durante o projeto informacional, deve refletir as características que o produto deverá ter para atender às necessidades dos clientes

5 Projeto informacional e QFD PE Corporativo Informações: definições sobre mercado, tecnologias, RH, orçamento Informações: ciclo de vida, tecnologias disponíveis, legislação, produtos concorrentes, preço dos concorrentes, definição de classes de produtos e priorização uma classe Informações: necessidades dos clientes para a classe de produtos escolhida (QFD)

6 Projeto informacional e QFD PE Corporativo Informações: necessidades dos clientes para a classe de produtos escolhida (QFD) Exemplo: (PEN) Lanches rápidos – (PE do DP) produtos nutricionais à base de cereais– (Proj Informacional) Necessidades Clientes O que os clientes esperam de um produto nutricional à base de cereais? Paladar, aparência, custo, dimensões, para ser ingerido em quais situações, sob quais condições?? O que não esperam??

7 Ciclo eficiente de Comunicação Necessidades do cliente Requisitos do cliente Requisitos do produto Dados originais dos clientes Necessidades dos clientes, organizadas, categorizadas e estruturadas Características que o produto deve atender com valores meta, desdobrados a partir dos requisitos dos clientes

8 Projeto informacional e QFD PE Corporativo QFD: necessidades dos clientes QFD: necessidades dos clientes em requisitos de produto QFD: requisitos de produto em requisitos de processo

9 23/abr/2007Engenharia de Produto 19 O que o cliente diz sobre o produto - Caminhão Nível de Ruído (dB) Etapas do Processo: Montagem da cabine Cabine silenciosa Visão cliente: qualidade demandada Visão técnica: características de qualidade Oportunidade de melhoria

10 23/abr/2007Engenharia de Produto 110 Breve Histórico QFD O QFD (Quality Function Deployment ou Desdobramento da Função Qualidade) teve início no Japão na década de 60, e surgiu das palavras japonesas "HINSHITSU KINO TENKAI". Nesta época, a utilização deu-se através de cartas e matrizes para mostrar que os pontos críticos da garantia da qualidade deveriam ser transferidos ao longo de todas as etapas do projeto e manufatura, que começaram a ser utilizadas no ano de 1972 no Estaleiro de Kobe (uma empresa do grupo Mitsubishi).

11 23/abr/2007Engenharia de Produto 111 Breve Histórico QFD Outras empresas japonesas (p.ex. Toyota e outras), iniciaram a fazer a utilização deste mesmo estilo de cartas e matrizes com êxito. A publicação do primeiro livro sobre QFD foi no ano de 1978 pelos Drs. Mizuno e Akao sob o título de “Facilitating and training in Quality Function Deployment”. O primeiro contato dos americanos com este método foi através de uma missão japonesa dirigida pelo Dr. Ishikawa à Ford Motors Co. Missões técnicas foram enviadas ao Japão com o apoio da American Supplier Institute (ASI).

12 23/abr/2007Engenharia de Produto 112 DEFINIÇÃO DE QFD (Ribeiro, Echeveste & Ferreira ) É uma técnica de gestão, pois auxilia no gerenciamento de projetos simples ou complexos É um método de Planejamento, onde os esforços de Engenharia são deslocados para a fase de planejamento É um método de Solução de Problemas, listando O QUÊ precisa ser feito e COMO pode ser feito Facilita a Modelagem do conhecimento, descobrindo o conhecimento técnico (tácito) da Equipe e convertendo em conhecimento explícito (documentado)

13 23/abr/2007Engenharia de Produto 113 VANTAGENS DO QFD (Ribeiro, Echeveste & Ferreira ) Facilita a documentação de informações através do uso de matrizes de dados Facilita o transporte de informações, pois as matrizes relacionam-se de forma seqüencial e usa-se uma linguagem e uma lógica comum no seu preenchimento Fornece abertura à criatividade e inovações através de discussões multisetoriais em um ambiente de Engenharia Simultânea.

14 23/abr/2007Engenharia de Produto 114 Abordagens mais usuais de QFD O modelo conceitual de cada abordagem cumpre determinada função: – O modelo da ASI segue uma seqüência pré-determinada de matrizes, – O modelo Akao desenvolve-se um modelo conceitual próprio para cada projeto em desenvolvimento.

15 23/abr/2007Engenharia de Produto 115 Abordagem de Makabe ou Modelo ASI Esta abordagem originou-se na proposta de Makabe, engenheiro japonês de confiabilidade do Instituto de Tecnologia de Tokio, e foi a mais difundida e aceita entre as empresas americanas. Seu maior defensor e disseminador foi Don Clausing, que juntamente com John Hauser e a American Supplier Institute sacramentaram o modelo conceitual de 4 fases.

16 As 4 Fases - QFD As quatro fases são as seguintes: a partir de pesquisa junto ao cliente... a) planejamento do produto (MI – projeto informacional); b) projeto do produto (MII – projeto conceitual); c) planejamento do processo (MIII – projeto detalhado); e d) planejamento da produção (MIV – desenvolvimento da produção). A lógica de funcionamento está representada a seguir, onde cada matriz é representada por duas tabelas, uma com “o quê” e a outra com o “como”. Desdobram-se os como’s em função dos o quê’s. O próximo passo é definir quais os como’s são considerados críticos, e estes são transferidos para a matriz seguinte voltando a ser chamados de “o quê’s”.

17 23/abr/2007Engenharia de Produto 117 Modelo ASI - 4 Fases

18 23/abr/2007Engenharia de Produto 118 Modelo ASI - 4 Fases As matrizes são sempre as mesmas, independente do tipo de produto que esteja sendo desdobrado, o que, segundo alguns experts em QFD, não deveria acontecer, pois cada processo tem suas particularidades e peculiaridades. Segundo COHEN, este modelo continua com boa aceitação por empresas americanas.

19 23/abr/2007Engenharia de Produto 119 Pesquisa junto ao cliente Etapas: – qualitativa (questionário aberto) e – quantitativa (questionário fechado) Definir Objetivo da pesquisa Amostra investigada Elaborar questionário aberto – perguntas amplas

20 23/abr/2007Engenharia de Produto 120 Projeto informacional e QFD Objetivos – Entender o projeto informacional – Entender a aplicação da ferramenta QFD – Iniciar o questionário aberto da fase qualitativa do QFD Tarefa: elaborar questionário aberto e aplicar até a aula do dia 7 de maio. Estudar sobre QFD. Ver biblioteca.


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