A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo."— Transcrição da apresentação:

1

2 "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " (Paulo Freire)

3

4 PROGRAMA REDE PELA PAZ O Programa Rede pela Paz tem por finalidade formar, elaborar e executar políticas públicas para a construção de uma Cultura de Paz nas escolas e em suas comunidades, atuando de maneira preventiva e no combate à violência escolar.

5 Programa Rede pela Paz HISTÓRICO
1996: Surge como um projeto voltado para a questão do uso/abuso de drogas por estudantes; 2003: transforma-se em NARPE,um núcleo que tratava das questões relacionadas à violência na escola e em suas comunidades; 2009: passa a ser um Programa que atua na promoção da cultura de paz nas escolas.

6 Linhas de Ação do Rede Pela Paz
Formação Relação Escola – Comunidade Clima Escolar Intersetorialidade Trabalho com/para/sobre a Juventude

7 Rede pela Paz: Formação
Fórum de Mediação de Conflitos. Curso Prevenção e Acolhimento na área de Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogas em parceria com o COMAD. Bullying escolar. Projeto”Educadores para a Paz” – PMMG Formação à distância pela SENAD – Curso de Prevenção do uso de Drogas p/ educadores de escolas públicas. Preparação dos agentes do Programa Saúde na Escola(PSE).

8 Rede pela Paz: Relação escola-comunidade
Implantação da Rede de Proteção Social por microrregiões, que consiste em uma organização horizontal que busca possibilitar a participação de todos para se construir uma escola/comunidade em que a convivência se dê de modo respeitoso e os conflitos, importantes na vida das pessoas e das organizações, sejam vivenciados positivamente, contribuindo a superação de etapas e avanços sociais e humanos.

9 Quem participa? Colegiado da Escola; Associação de moradores;
Comerciantes; Grupos culturais locais; Instituições religiosas; Rádios Comunitárias; Conselho Tutelar; Centro de Saúde; Polícia Militar; Guarda Municipal; Projetos e Programas que sejam significativos para a comunidade...

10 Rede pela Paz: Clima Escolar
Aprimoramento do clima escolar por meio da elaboração dialógica do Regimento Escolar para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Eixos temáticos: Ética e Cidadania Gestão e Inclusão Estado e Direitos

11 Rede pela Paz: Intersetorialidade
Participação nos fóruns, reuniões, GTs e seminários que trabalham com as temáticas do Rede pela Paz: Pair-BH FEVCAMG COMAD Movimento Respeito por BH Núcleo Saúde e Paz (UFMG) CAVIV Rede das Medidas Sócio-Educativas, Fórum Municipal de Segurança Urbana, dentre outros.

12 Rede pela Paz: Trabalho com/para/sobre a Juventude.
Acolhimento/acompanhamento de demandas; Organização de fóruns regionais; Formações abordando temáticas de relevância juvenil; Oficinas de Protagonismo Juvenil.

13 A cultura do nosso tempo precisa buscar ações que favoreçam o desenvolvimento de atitudes solidárias onde a dignidade do ser humano prevaleça sobre qualquer outro interesse. Devemos começar por “educar no conflito e para o conflito”, para mudarmos a crescente cultura de adversidade

14 cultura de paz, responsabilidade de
Construção de uma cultura de paz, responsabilidade de e de cada um.

15 PROGRAMA REDE PELA PAZ COMAD Fórum Da Promotoria PAIR Rede De Defesa
Conselho Da Juventude ESCOLA ABERTA CRISP COMAD Fórum Segurança Urbana CONSELHO TUTELAR FORPAZ PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Fórum Da Promotoria PAIR PROGRAMA REDE PELA PAZ Rede De Defesa CAVIV Polícia civil GMP Conselho Da Mulher PUC MINAS CDL Polícia Militar ESCOLA INTEGRADA Núcleo Saúde E Paz PSE

16 DESAFIO: A construção de uma Cultura de Paz somente poderá ser concretizada à medida que se associam os princípios da responsabilidade pela busca de soluções com os princípios da solidariedade.

17 CONCLUINDO... “Construir a paz ativamente significa adotar novas formas de se relacionar, a partir da valorização de determinados princípios, comportamentos e atitudes. Reconhecer a importância do coletivo em detrimento de interesses individuais, considerar que nossas ações afetam o outro (e entender como cuidar disso), olhar a diversidade como positivo e necessário, estabelecer relações baseadas na empatia e em uma real capacidade de se interessar pelo outro, valorizar o diálogo e a cooperação são pontos importantes nesse processo.”

18 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
Rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio. Programa Rede pela Paz DÉBORA MUNIZ VERA PALHARES JAQUELINE VILAÇA

19 OBRIGADA! Contatos: Rede pela Paz 3277 – 8665 / 3277 – 9903(fax)


Carregar ppt ""Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google