A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programas sociais para a infância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programas sociais para a infância"— Transcrição da apresentação:

1 Programas sociais para a infância
Programa de Gestão pedagógica para a infância Fundação Orsa

2 Argumentos para investir na educação infantil
Científico Social Econômico Político As políticas para a infância sempre incorporam um duplo compromisso... as necessidades das crianças, seus direitos e suas famílias como também o desenvolvimento infantil, refletindo sobre como os meninos e meninas se relacionam, brincam e aprendem.. Sua opção determina sua ação.

3 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1.Formação Continuada de profissionais de Educação Infantil 2.Projeto de Gestão Pedagógica para a Infância 3.Prêmio Qualidade na Educação Infantil META: colocar na agenda social, política e educacional a educação infantil de qualidade

4 Criança Cidadã, permeando os projetos da Fundação Orsa
Sujeito social e histórico, faz parte de uma organização familiar e está inserida em uma sociedade com determinada cultura e num momento histórico. Busca compreender o mundo, sente e pensa de um jeito próprio, expressando-se por meio de diferentes linguagens. Constrói seu conhecimento de forma ativa a partir das interações que estabelece com as pessoas e o meio em que vive. Cria, recria, significa e comunica.

5 PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA
Auto conceito Autonomia Solidariedade Cultura Prazer Infância Cidadania Diversidade Cooperação Afetividade História de vida

6 Organização de espaços e ambientes Intervenção com o brincar
Linguagens expressivas Participação da família e da comunidade Rotina transformadora

7 Cenário legal para o Progepi
. Direitos Universais da Criança. . Constituição Federal de 1988. . Estatuto da Criança e do Adolescente. . Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996. . Plano Nacional da Educação. ..Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (CEB 1/99). . Diretrizes operacionais para a Educação Infantil (CEB 4/00)

8 Os seis critérios* de qualidade na Educação Infantil
1. Profissionalismo; 2. Cada professor é responsável por um pequeno grupo de crianças; 3. Ambiente estimulante e educativo; 4. Cuidados com alimentação e saúde; 5. Educadores capazes, interessados e amorosos; 6. Projeto político pedagógico, proposta curricular e gestão. *Critério: aquilo que serve de base para comparação, julgamento ou apreciação.

9 Os seis princípios* de qualidade para a Educação para a infância
1. Refletir sobre a prática; 2. Investigar saberes e metodologias de aprendizagem; 3. Projeto Político Pedagógico desafiante; 4. Multiplicidade de experiências para as crianças; 5. Educação e cuidado representação inseparável; 6. Construir com as famílias uma relação de confiança, respeito, parceria e cumplicidade. *Princípios: proposições diretoras de uma ciência, às quais todo o desenvolvimento deve estar subordinado.

10 PROGEPI faz a diferença quando...
. Cria uma atmosfera de alegria, afeto e entusiasmo; . Cria situações de mediação entre as crianças, as suas emoções e o seu ambiente; . Organiza coletivamente o espaço e o tempo; . Organiza as turmas considerando a necessidade de convivência; . Dialoga com a família e comunidade; . Investe na formação continuada dos profissionais que atuam com as crianças pequenas; . Avalia regularmente seu projeto pedagógico; .Cria brinquedos e brinca com a criança; .Cuida e educa no cotidiano vivo; . Define a inclusão como um projeto da escola que incorpora diversidade como eixo central da tomada de decisões.

11 PARCERIA QUE DÁ CERTO! + =

12 Os espaços devem ser construídos com a participação das famílias e educadores, com materiais disponíveis e recicláveis. Os ambientes desafiadores, a presença da cultura local contribuem para integrar o cuidar e o educar.

13 Permitir que as crianças escolham seus materiais, desenvolvam competências ao realizarem as atividades por sua iniciativa. A beleza do ambiente e o desafio dos objetos devem estimular a criança a agir.

14 O ambiente de aprendizagem influencia a conduta das crianças
Criatividade e entusiasmo: a contribuição dos educadores

15 O ESPAÇO É PARA A CRIANÇA DESCOBRIR

16 Educar cuidando para o desenvolvimento da autonomia e identidade

17 Linguagens expressivas
Contato com a natureza, animais e livros...

18 A criança precisa brincar só...
... e brincar junto!

19 A equipe é convidada a criar brinquedos que estimulem o desenvolvimento integral da criança.

20 A magia das cores, sons e sonhos
Antes.....

21 A magia das cores, sons e sonhos
Depois...

22 A magia das cores, sons e sonhos
Depois...

23 Espaço Ambiente Rotina Brincar e brinquedos Família Comunidade

24 Comunicação com a família e comunidade
Criança em Ação (jornal bimensal) Criarte Oficina de Brinquedos Escola de pais cidadãos A caixa que roda Primeiros passos Tarde da Cidadania Voluntariado

25 Impactos do PROGEPI na cidade de Caraguatatuba
Aumento no atendimento da demanda; em 2001 duas instituições e 10 centros em 2004 ( de 215 a 2850 crianças); Reconhecimento na cidade da importância da educação de 0 a 6 anos; Reconhecimento público dos gestores; Direitos e diretrizes concretizadas em forma de qualidade para todas as crianças; Empregabilidade, compromisso e entusiasmo. Implementação da Política pública em educação infantil ( aprovado em Plano Municipal); A cultura da infância na cidade e da formação continuada; Centro de referência em atendimento em educação infantil; Conceito e projeto disseminado.

26 Desafios Mudar o cargo de ADI para Professor de Desenvolvimento Infantil; Buscar a qualificação superior para todas as professoras; Implantar uma rotina de acompanhamento, avaliação e registro nos CEIs. Organizar a transição administrativa para uma OSCIP local;

27 Aqui você pode aprender muito mais!!!!!

28 MUITO OBRIGADA! (55 11)


Carregar ppt "Programas sociais para a infância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google