A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Tipicamente caracterizada pelo arranjo de objetos como flores, frutas, utensílios domésticos, livros, vasos, potes, alguns tipos de animais e insetos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Tipicamente caracterizada pelo arranjo de objetos como flores, frutas, utensílios domésticos, livros, vasos, potes, alguns tipos de animais e insetos,"— Transcrição da apresentação:

1

2  Tipicamente caracterizada pelo arranjo de objetos como flores, frutas, utensílios domésticos, livros, vasos, potes, alguns tipos de animais e insetos, conchas, moluscos, etc.  A palavra original deriva do holandês Stilleven (Still Life em Inglês), que significa objetos inanimados, que não se movem, mas que ainda assim remetem a vida: por exemplo as flores e frutas, os insetos, moluscos, peixes, etc.

3

4

5

6  Retrato é um gênero que consiste em “copiar” artisticamente uma pessoa ou um grupo de pessoas, elaborado a partir de documentos, relatos, fotografia ou modelos vivos.

7 Retrato Marilyn Monroe

8 Pintura arte Sacra

9 Mona Lisa, 1503-1506

10  O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.  Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.

11  Existe um grande mistério, mesmo entre a comunidade que estuda a História da Arte, sobre quem foi a mulher retratada nesta pintura. Existem algumas hipóteses. Poderia ser uma imagem idealizada de mulher, pintada pelo artista. Outra hipótese é que seria um autorretrato de Leonardo da Vinci, vestido de mulher.  Porém, a hipótese mais aceita no momento, defende que Mona Lisa era Lisa Del Giocondo, esposa do rico comerciante italiano Francesco del Giocondo.

12  Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu caráter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. O autorretrato constitui um exercício que permite revelar traços do criador artista. O mestre da pintura holandesa Rembrandt (1606- 1669),através dos seus autorretratos, permite, por exemplo, conhecer o percurso da sua vida, desde a juventude à velhice, mostrando-nos o homem de vontade indomável, mas solitário. No autorretrato, o artista procura mostrar-se ou descobrir-se de uma forma mais nítida, mais verdadeira e pode mesmo não gostar daquilo que vê, pode não aprovar, e, por isso, pode modificar a imagem que de si encontrou.

13  Mona Lisa destaca-se pela estética, técnicas e recursos artísticos utilizados. O sorriso enigmático e a expressão serena são as características mais marcantes da pintura.  Da Vinci buscou também retratar uma harmonia entre a humanidade e a natureza. Isto é observado na harmonia existente entre Mona Lisa e a paisagem de fundo.  Os conhecimentos matemáticos também foram usados na confecção da obra, onde o pintor buscou atingir a perfeição e o equilíbrio.  Nesta obra Da Vinci usou com perfeição a técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes na criação de sombra e luz numa pintura. Leonardo da Vinci é considerado o criador desta técnica.

14 Autorretrato, Tarsila do Amaral 1923 Autorretrato, Tarsila do Amaral 1924

15 Van Gogh, 1888

16 "Autorretrato com a Orelha Cortada", ó leo sobre tela de Van Gogh, 1889

17  A história de uma das obras mais famosas de Vincent van Gogh começou em 1888. Naquele ano, o artista mudou-se para Arles (França) com o objetivo de realizar seu sonho de montar uma colônia de artistas e pintar pessoas e paisagens utilizando uma luz mais direta. Após encontrar uma pequena casa, começou a procurar outro artista para morar com ele. Um ano antes, o artista francês Paul Gauguin tinha se mudado para Paris e conheceu Vincent. Eles foram apresentados por Theo, irmão do pintor holandês, que convenceu Paul a morar na comuna francesa.Vincent van GoghPaul Gauguin

18  Em um primeiro momento, os dois se deram bem, pintavam, comiam e bebiam juntos. Ambos tinham interesse no Impressionismo e trabalhavam sobre a mesma temática, mostrando um ao outro como uma cena poderia ser retratada de diversas formas. Arles estava sendo um local de produção prolífica para os dois artistas, mas Gauguin estava no fim de sua fase impressionista. Ao mesmo tempo, Vincent produzia seus mais importantes trabalhos (que foram posteriormente expostos pelos mais importante museus de arte do mundo).Impressionismo

19  Após jantarem, Gauguin saiu para caminhar. Porém, percebeu que Van Gogh se aproximava dele com uma navalha em mãos. Mas Vincent voltou para casa de cabeça baixa. Não existem muitos detalhes sobre como terminou aquele dia. A versão mais conhecida, segundo testemunhos de Theo, Gauguin e dos policiais, é de que Van Gogh voltou para casa enquanto o artista francês hospedou-se em um hotel. Depois das 10 da noite, Vincent pegou uma navalha e cortou uma parte de sua orelha esquerda.

20  Van Gogh embrulhou o pedaço da orelha com jornal. Vestindo um chapéu que escondia o ferimento, foi até um bordel das redondezas e entregou a parte mutilada para uma prostituta chamada Rachel, dizendo a ela para que guardasse o objeto com cuidado. Ao chegar na casa de Vincent, a polícia encontrou sangue por todo canto e havia marcas de mãos pelas paredes.

21  As flores encantam pelas cores, pela beleza, pelo perfume... E, pela ARTE!

22

23

24

25 Doze girass ó is numa jarra, Vicent Van Gogh, 1888.

26  A famosa série de girassóis (sete quadros com um número de três, cinco, doze e quinze girassóis) exigiu muita dedicação e urgência do pintor Van Gogh, pois, se as flores eram colocadas num vaso de manhã cedo, murchavam ao fim de algumas horas. Como Van Gogh tinha como característica a rapidez com que pintava, era recompensado pela velocidade ao pintar seus girassóis. Nenhum outro pintor poderia captar a beleza, que ele imprimia em suas telas, resultante da presteza de seu olhar diante da transitoriedade das flores. O amarelo dos girassóis vinha carregado da mais pura magia, com se nele estivessem agregados pedaços do sol.

27 Vaso com três girassóis (janeiro de 1888). Vaso com quinze girassóis (janeiro de 1889).


Carregar ppt " Tipicamente caracterizada pelo arranjo de objetos como flores, frutas, utensílios domésticos, livros, vasos, potes, alguns tipos de animais e insetos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google