Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAmanda Azeredo da Mota Alterado mais de 8 anos atrás
1
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário
3
GQ. Conceitos e Definições:
4
Conceitos e Definições:
6
Os Pilares da Qualidade:
7
Vertentes da Qualidade
8
Dimensões da Qualidade
9
Evolução
10
Ciclo de Qualidade
11
Evolução do Sistema de Qualidade
12
Etapa 1
13
Etapa 2
14
Etapa 3
16
QualidadeQualidade On-line: diferentemente do ambiente in-line, que tem ênfase no ambiente interno da organização, ou seja, na forças e deficiências e, do ambiente off-line que dá suporte a este, o ambiente on-line está orientado para o ambiente externo, ou macro ambiente, que gera para a empresa oportunidades e/ou ameaças e define como esta pode se capacitar para reagir às mudanças positivas e/ou negativas deste cenário.On-line
22
EXERCÍCIOS de REVISÃO
23
Tendo em vista que a gestão da qualidade — tema recorrente na administração da maioria das empresas deixou de ser diferencial competitivo e se tornou essencial à permanência da organização no mercado, julgue os itens seguintes.
24
1) A observação direta do produto ou serviço ao final do processo produtivo, a inspeção com base em amostras e o surgimento dos departamentos de qualidade são as principais características da era da qualidade total. Certo / Errado 2) O retrabalho e o comprometimento da imagem de uma organização são, respectivamente, custos internos e externos da falta de qualidade dos processos produtivos de uma entidade. Certo / Errado
25
3) Regularidade, conformidade e adequação ao uso são alguns dos aspectos pertencentes ao conceito de qualidade. Certo / Errado
26
Acerca da gestão da qualidade, assinale a opção correta. a) De acordo com o conceito de qualidade total proposto por Ansoff, o departamento de qualidade da organização é responsável por assegurar a conformidade dos produtos e serviços. b) De acordo com Deming, para a promoção da qualidade, é essencial a criação de slogans e metas para os colaboradores em que sejam estabelecidos níveis mais altos de produtividade e a não existência de defeitos. c) Os princípios elencados por Deming incluem a elevação do nível de inspeção em massa da produção para auxiliar os mecanismos de controle de qualidade. d) O método de administração da qualidade de Deming estimula um relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e confiança com um número reduzido de fornecedores. e) O controle estatístico é um mecanismo que garante a qualidade dos produtos e serviços inspecionados.
27
O método PDCA a) é utilizado em processos produtivos para manter o nível de controle e, como tal, não tem aplicabilidade na melhoria desses processos, que precisam ser analisados a partir de ferramentas como a espinha de peixe. b) estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do). c) foi desenvolvido a partir da percepção de que os problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, são causados pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo. d) é utilizado para realizar o diagnóstico estratégico externo de uma organização, etapa em que são identificados oportunidades, problemas ou ameaças. e) é a ferramenta utilizada para calcular os índices que serão incorporados na matriz GUT para definir o grau de gravidade, urgência e tendência.
28
Tratando-se da gestão da qualidade, o ciclo PDCA é a) uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a um determinado efeito. b) um método gerencial para a promoção contínua e reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo c) um diagrama que auxilia na visualização da alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica. d) o desdobramento de dados, a partir de levantamento ocorrido, em categorias e grupos para determinar sua composição, objetivando a análise e pesquisa para o desenvolvimento de oportunidades de melhorias. e) a representação gráfica que mostra a distribuição de dados por categorias.
29
29 Classificação dos Custos. Custos diretos e custos indiretos. Custos fixos e custos variáveis.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.