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Competitividade, Produtividade e Qualidade

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Apresentação em tema: "Competitividade, Produtividade e Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Competitividade, Produtividade e Qualidade

2 Competitividade, Produtividade e Qualidade
COMPETITIVIDADE – É resultante da Qualidade e Produtividade alcançada nos processos da organização. É alcançada através de estratégias eficazes e efetividade operacional.

3 Competitividade, Produtividade e Qualidade
PRODUTIVIDADE - É a relação entre o resultado da produção e o total dos recursos aplicados (CHIAVENATO, 1997). Em síntese, pode-se também dizer que: produtividade é a relação entre o proveito das ações, operações realizadas, pelo esforço empreendido. PRODUÇÃO - É o resultado da aplicação de recursos produtivos, apoiados em formas específicas de gestão. Estes recursos podem ser financeiros, materiais e humanos.

4 Competitividade, Produtividade e Qualidade
EFICIÊNCIA - É a relação entre o resultado alcançado e os recursos utilizados; BATALAS (2001). EFICÁCIA - É a extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados são alcançados. EFICIÊNCIA - É fazer bem as coisas, referindo-se a processos; EFICÁCIA – É fazer a coisa certa, referindo-se a resultados. EFETIVIDADE – É a satisfação continuada dos diversos parceiros de relação negocial. CHIAVENATO (1997). Trata-se de se colocar, perenemente, a eficiência a serviço da eficácia. É ser, ao mesmo tempo e reiteradamente, eficiente e eficaz, objetivando a sobrevivência, a perpetuidade e o aumento do valor da organização (BUENO, 1995).

5 Qualidade QUALIDADE - A evolução de sistemas de garantia da Qualidade para os sistemas de gestão da Qualidade foi a mudança: da preocupação dos estatísticos com o padrão, nos processos de fabricação e nos produtos, para a preocupação com todos os processos da organização e com a sensibilização de todos os intervenientes para a Competitividade através da Qualidade e da Produtividade.

6 Qualidade Qualidade é aquilo que uma empresa deve possuir em seus produtos, processos e pessoas para se tornar competitiva no mercado e conseguir sobreviver às oscilações desse próprio mercado. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - É um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à Qualidade. Ele estabelece a política e objetivos, e como atingir estes objetivos.

7 Qualidade Conceito da Qualidade Objetivos Linhas mestras
Adequação ao padrão Definir qualidade como o produto que faz o que os projetistas pretendem que ele faça Padronização atendendo aos interesses do produtor e controle de produto Adequação ao uso Definir qualidade como o produto que pode ser usado exatamente como os clientes querem utilizá-lo Padronização atendendo aos interesses do consumidor e controle do produto Adequação ao custo Acrescentar à adequação do produto sua obtenção a custos competitivos Deslocamento do controle do produto através da inspeção para o controle de processos. Remoção de barreiras funcionais e hierárquicas Adequação a necessidades emergentes Atender às necessidades dos clientes antes que eles estejam conscientes dessas necessidades Integração com os clientes através da sistemática revisão e análise crítica de suas necessidades Adequação às expectativas dos acionistas e de mercados amadurecidos e saturados Satisfazer o cliente através do reconhecimento do valor do produto, com melhor utilização das vantagens competitivas Desenvolvimento de planos da qualidade orientados pelo planejamento estratégico e de gestão

8 Qualidade DEMING e JURAM - abordavam as formas e meios de planejar, organizar e controlar a produção. Embora eles orientassem para a adequação ao uso, enfatizavam a elaboração de metas e seu comprometimento pela gerência além do monitoramento dos resultados através de métodos de solução de problemas com a conseqüente melhoria dos padrões.

9 Qualidade FEIGENBAUM - Desenvolveu um sistema de controle da qualidade, o Total Quality Control (TQC) traduzido como Controle da Qualidade Total e bastante difundido no Brasil por Falconi Campos (1992). Esse sistema consiste em tratar e prevenir as falhas de processo estimulando a análise de causa e efeito e a utilização do método de análise e solução de problemas.

10 Qualidade CROSBY - Procurou salientar a questão dos custos da não-qualidade orientados pelo planejamento e motivação dos indivíduos para o “zero defeitos”, sem se preocupar em criar sistemas mais abrangentes para o controle da qualidade. ISHIKAWA - Ele mostrou aos ocidentais que a prática da Qualidade todo o tempo, de modo sistemático e sem interrupções, era possível com o alinhamento e participação de todos em uma organização.

11 Qualidade HARRINGTON & HARRINGTON – Impulsionaram nas organizações ocidentais oTotal Quality Management (TQM). Este sistema, além de tornar a Qualidade uma prioridade para as organizações, torna a Qualidade um processo de melhoria contínua envolvendo todas as áreas de uma organização envolvidas no gerenciamento dos recursos e na obtenção de resultados apoiados em indicadores de desempenho.

12 Qualidade HARRINGTON & HARRINGTON – TQM: envolvimento da alta direção;
capacitação em todos os níveis; entendimento das exigências dos clientes externos; prevenção de erros táticos e operacionais; utilização de métodos estatísticos para resolver e controlar processos; treinamento em resolução de problemas; tratamento dos problemas abordando processos, não pessoas; seleção de fornecedores; estabelecimento de indicadores de desempenho; promoção do trabalho em equipe.


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