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CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

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Apresentação em tema: "CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

2 Sistemas de Gestão qualidade “Um produto ou serviço de “qualidade” é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de modo seguro e no tempo certo às necessidades dos clientes.”(Campos) Fonte: CAMPOS, V. F. TQC -Controle da Gestão da Qualidade (no estilo japonês), FCO/UFMG (1992).

3 Sistemas de Gestão qualidade “Uma boa organização treina seus empregados para fazer o seu trabalho bem feito, dá para eles o conhecimento da função e dissemina um sentimento de comprometimento ao trabalho: uma organização desta faz com que o funcionário tenha um sentimento de orgulho pessoal e encoraja-o a fazer o melhor “ Blocklyn, Paul L. Making magic: the Disney appoachto people mangement. Personell, v.65, n 12, Dec. 1988

4 Sistemas de Gestão Qualidade na Entrega: PRECISAM FALAR A
CLIENTE E FORNECEDOR PRECISAM FALAR A MESMA LINGUAGEM.

5 Sistemas de Gestão Pai do Controle Estatístico da Qualidade (1926)
WALTER A. SHEWHART WALTER A. SHEWHART Pai do Controle Estatístico da Qualidade (1926) Inspeção por Planos de Amostragem Cartas de Controle Intensa utilização dos métodos estatísticos nas compras do governo americano durante a Segunda Grande Guerra

6 . Sistemas de Gestão W. EDWARDS DEMING
qualidade W. EDWARDS DEMING Responsável pela “Revolução da Qualidade” Curso de métodos estatísticos para a indústria japonesa (1949) Prêmio Deming da Qualidade (1951) Os quatorze pontos: Método Deming de Administração .

7 . Sistemas de Gestão JOSEPH M. JURAN
qualidade JOSEPH M. JURAN Ensinando a “Administrar para a Qualidade” – CQ como ferramenta de gerência Responsável pela transformação da gerência japonesa de alto e médio níveis (1954) Envolvimento da alta administração / Princípio de Pareto / Abordagem / Projeto / Treinamento generalizado / Trilogia da Qualidade .

8 Sistemas de Gestão A. V. FEIGENBAUM
qualidade A. V. FEIGENBAUM Controle da Qualidade Total – TQC (1951) Envolvimento de todas as funções sistematicamente Os 40 Princípios do TQM (Total Quality Management) Definição de custos da qualidade como: Custos de avaliação + Prevenção + Falhas

9 Sistemas de Gestão qualidade KAORU ISHIKAWA Desenvolvimento de estratégia da Qualidade específica para o Japão (a partir de Deming e Juran) Enfatiza envolvimento amplo com a qualidade: durante todo o ciclo de vida do produto / envolvendo toda a organização, de baixo para cima e de cima para baixo Os Círculos de Controle da Qualidade (1962) Diagrama de causa-e-efeito (“Espinha de Peixe”)

10 Sistemas de Gestão CUSTOS DA QUALIDADE CUSTOS DO CONTROLE
PREVENÇÃO CUSTOS DO CONTROLE CUSTOS DA AVALIAÇÃO CUSTOS DA FALHAS INTERNAS CUSTOS DAS FALHAS CUSTOS DA FALHAS EXTERNAS

11 Definições de Qualidade - Transcendental - Focada no produto - Focada no usuário: “qualidade é a adequação ao uso” - Focada na fabricação: “qualidade é a adesão às normas e às especificações” - Focada no valor: produto adequado ao uso e ao preço

12 Elementos da Qualidade de um Produto
Características operacionais principais características operacionais adicionais confiabilidade conformidade durabilidade assistência técnica estética qualidade percebida

13 Custos da Qualidade De prevenção Avaliação Falhas internas
Falhas externas

14 Programa de custos da qualidade
Plano detalhado de qualidade Comunicação realizada para toda empresa Escolha dos itens dos custos de qualidade e das fontes de informações Formulários apropriados Determinação de objetivos de melhoria Auditorias periódicas Resultados disponíveis para toda empresa

15 Custos de Prevenção Projetos / programas de melhoria da qualidade
Relatórios sobre a qualidade Emissão de procedimentos de auditoria e inspeção Controle de documentos Análise de novos produtos Planejamento da qualidade Avaliação da qualidade do fornecedor Reuniões de melhoria da qualidade Treinamento e educação

16 Custos de Falhas Internas
Retrabalho Refugo (sucata) Reparos Reinspeção e novos testes Inspeção 100% para classificação Perda de rendimento Análise das falhas Disposição de produtos Sucata e retrabalho Perdas evitáveis de processos Desvalorização

17 EVOLUÇÃO DO CONTROLE DA QUALIDADE
Sistemas de Gestão qualidade EVOLUÇÃO DO CONTROLE DA QUALIDADE

18 EVOLUÇÃO DO CONTROLE DA QUALIDADE
Sistemas de Gestão qualidade EVOLUÇÃO DO CONTROLE DA QUALIDADE SIX-SIGMA QUALIDADE TOTAL GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE INSPEÇÃO produto processo prevenção pessoas resultados

19 Sistemas de Gestão MORAL qualidade SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA
SATISFAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS MORAL QUALIDADE INTRÍNSECA CUSTO ATENDIMENTO SEGURANÇA

20 Sistemas de Gestão Q SISTEMA qualidade EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
MÉTODOS E PROCEDIMENTOS “SOFTWARE” ELEMENTO HUMANO EQUIPAMENTOS E MATERIAIS “HARDWARE” SISTEMA ENTRADAS SAÍDAS MISSÃO Q APORTE DE CAPITAL ($) NECESSIDADES DOS CLIENTES APORTE DE CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO + TREINAMENTO (VALOR) DAS SAÍDAS (VALOR) DAS ENTRADAS APORTE DE CONHECIMENTO = (EDUCAÇÃO + TREINAMENTO

21 Sistemas de Gestão qualidade PRODUTIVIDADE PRODUTIVIDADE

22 Sistemas de Gestão FATURAMENTO PRODUTIVIDADE EMPRESA $ CUSTOS
qualidade PRODUTIVIDADE MATERIAIS ENERGIA INFORMAÇÃO EMPRESA $ PRODUTO / SERVIÇO FATURAMENTO CUSTOS PRODUTIVIDADE = FATURAMENTO CUSTOS

23 Sistemas de Gestão FINANCEIRAS MÃO-DE-OBRA MATERIAL qualidade
ESTOQUES EXCESSIVOS CAPITAL MAL APLICADO MÃO-DE-OBRA OCIOSIDADE OPERAÇÕES DESNECESSÁRIAS ERROS / RETRABALHO ERROS / SUCATEAMENTO ERROS / DESVALORIZAÇÃO MATERIAL DESPERDÍCIO DETERIORAÇÃO OBSOLESCÊNCIA ERROS / SUCATEAMENTO ERROS / DESVALORIZAÇÃO

24 Sistemas de Gestão CUSTOS DA QUALIDADE CUSTOS DO CONTROLE
PREVENÇÃO CUSTOS DO CONTROLE CUSTOS DA AVALIAÇÃO CUSTOS DA FALHAS INTERNAS CUSTOS DAS FALHAS CUSTOS DA FALHAS EXTERNAS

25 Sistemas de Gestão qualidade CUSTOS DA QUALIDADE FALHAS CONTROLE TEMPO
FALHAS EXTERNAS FALHAS INTERNAS AVALIAÇÃO PREVENÇÃO GANHO TEMPO

26 Sistemas de Gestão qualidade CONCEITO DE CONTROLE ROTINA MELHORIAS
MANTER OBEDIÊNCIA AOS PADRÕES ATUAR METODICAMENTE NA CAUSA FUNDAMENTAL DOS PROBLEMAS PARA GARANTIR QUE NÃO HAJA REINCIDÊNCIA AS MELHORIAS SÃO SEMPRE FEITAS A PARTIR DA SITUAÇÃO VIGENTE E POR ETAPAS (COMO NUMA ESCADA) PREVISIBILIDADE COMPETITIVIDADE O QUE É GERENCIAR


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