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Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais

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Apresentação em tema: "Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais"— Transcrição da apresentação:

1 Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais

2 A palavra organização pode assumir vários significados:
Organização como uma entidade social. Nesse sentido, a palavra organização significa um empreendimento humano moldado para atingir determinados objetivos. Essa definição se aplica a todos os tipos de organizações, sejam elas lucrativas ou não, como empresas, bancos, financeiras, hospitais, clubes, igrejas etc.

3 A palavra organização pode assumir vários significados:
Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo. Mas o que é o processo administrativo?

4 O processo Administrativo
Organização Planejamento Administração Direção Liderança Controle

5 Planejamento O planejamento define o que a organização pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo; O planejamento é a primeira função administrativa; Planejar envolve solução de problemas e tomada de decisões quanto a alternativas para o futuro.

6 Organização A organização é a função administrativa relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em equipes ou departamentos e alocação dos recursos necessários nas equipes e nos departamentos; É o processo de engajar as pessoas em um trabalho conjunto de maneira estruturada para alcançar objetivos comuns.

7 Organização formal Constitui a expressão estrutural da empresa, sendo um sistema de atividades ou forças conscientemente coordenadas entre duas ou mais pessoas. Na organização formal há uma hierarquia imposta pela cúpula administrativa (coordenação), verificando-se planejamento da divisão do trabalho e predeterminação de objetivos. Quadro estrutural de cargos, definidos pelos respectivos títulos, atribuições básicas, responsabilidades, relações formais e nível de autoridade. Constitui a expressão estrutural da empresa

8 Organização informal Surge na empresa como fruto da interação social dos seus membros. A liderança está ligada muito mais às qualidades pessoais do indivíduo do que à sua posição hierárquica na empresa. Todos os colaboradores de qualquer empresa ou negócio pertencem automaticamente à vida informal da empresa. Deste relacionamento do cotidiano, surgem entendimentos extra-estrutural de normas, surgem também desentendimentos, eventuais conflitos, lideranças naturais, amizades e ações dentro e fora da empresa.

9 Direção ou Liderança Representa a colocação em marcha daquilo que foi planejado e organizado; É a função administrativa que envolve o uso de influência para ativar e motivar as pessoas; É o processo de influenciar e orientar as atividades relacionadas com as tarefas dos diversos membros da equipe ou da organização como um todo.

10 Controle Representa o acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho organizacional; É o processo de assegurar que as atividades atuais estejam em conformidade com as atividades planejadas.

11 NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
DEFINE E DECIDE DIRETORES PRESIDENTE CONSELHO NIVEL ESTRATÉGICO ARTICULA GERENTES NIVEL TÁTICO NIVEL TÁTICO NIVEL OPERACIONAL NIVEL OPERACIONAL NIVEL OPERACIONAL NIVEL OPERACIONAL EXECUTA SUPERVISORES CHEFES

12 O que é Organização? ORGANIZAÇÃO FORMAL ESTRUTURA ORGANIZAÇÃO
ENTIDADE SOCIAL, EM QUE AS PESSOAS INTERAGEM ENTRE SI PARA ALCANÇAR OBJETIVOS COMUNS. ORGANIZAÇÃO INFORMAL GRUPOS E PESSOAS ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA, QUE VISA ESTRUTURAR E INTEGRAR OS RECURSOS E OS ORGÃOS, BEM COMO ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE ELES.

13 Objetivos do ato de organizar
Aumento da produtividade Redução de custos Elevação da qualidade Minimização dos riscos à vida e à integridade física do homem

14 Fatores que ameaçam as empresas:
A ação da concorrência; A falta de coordenação; A ação da concorrência; A falta de coordenação; Os personalismos extremados; O desconhecimento administrativo; A insatisfação dos empregados; As ações criminosas (negligência, boicote, espionagem, fraudes etc.); A falta de interação com a sociedade; As falhas no processo de comunicação; As falhas de controle; O obsoletismo de máquinas e processos etc.

15 O crescimento das instituições
Crescimento vertical – ocorre quando a instituição, conservando sua estrutura, aumenta o número de empregados e, por conseguinte, o seu nível de produção; Crescimento horizontal – ocorre quando a instituição subdivide os seus atuais setores, criando maiores níveis de especialização dentro das atividades já desenvolvidas, no mesmo nível hierárquico; Crescimento funcional – ocorre quando a instituição cria novos setores, ampliando a sua abrangência, mas sem extrapolar as suas atividades, subdividindo a estrutura organizacional em funções.

16 RESULTADOS ORGANIZACIONAIS
Eficiência –Envolve a noção do bom uso dos recursos humanos, materiais, tecnológicos, espaciais etc. Eficácia - refere-se ao resultado satisfatório de um empreendimento, comparativamente com os objetivos fixados na fase de planejamento. Efetividade – refere-se à razão lógica de existir e de manter-se uma idéia ou empreendimento no mercado. Envolve noções de regularidade, de constância.

17 EFICIÊNCIA Ênfase nos meios Realização de tarefas
Resolução de problemas Fazer certo a coisa Padrão Utilização dos Recursos Empregados

18 EFICÁCIA Ênfase nos resultados Consecução de tarefas
Acerto na solução proposta Fazer a coisa certa Objetivo Metas Programadas

19 MEDE O GRAU DE ACERTO NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS
EFICIÊNCIA MEDE O GRAU DE ACERTO NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS ENTRADA PADRÃO X 100% ENTRADA CONSUMIDA

20 MEDE O GRAU DE ATINGIMENTO DAS METAS
EFICÁCIA MEDE O GRAU DE ATINGIMENTO DAS METAS METAS ATINGIDA X 100% METAS PROGRAMADAS


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