A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização, Sistemas e Métodos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização, Sistemas e Métodos"— Transcrição da apresentação:

1 Organização, Sistemas e Métodos
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONCEITOS Julio Morais Manaus/CESF

2 Estrutura Organizacional – Conceitos
A estrutura organizacional é a maneira como as atividades da organização estão divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades membros da organização

3 Estrutura Organizacional – Conceitos
A estrutura de uma organização pode ser definida como o resultado de um processo através do qual a responsabilidade é distribuída, as atividades desde os níveis mais baixos até a alta administração são especificadas e um sistema de comunicação é delineado permitindo que as pessoas exerçam a autoridade que lhe compete para o atendimento dos objetivos organizacionais

4 Estrutura Organizacional – Conceitos
Unidade organizacional Dá-se o nome de unidade à cada subdivisão dentro de uma organização. Assim, divisões, departamentos, seções, grupos de trabalho e equipes são considerados unidades organizacionais.

5 Estrutura Organizacional – Conceitos
HIERARQUIA ADMINISTRATIVA Refere-se ao número de níveis de administração que uma organização adota para assegurar a realização das tarefas e o alcance de seus objetivos. A função principal da hierarquia é assegurar que as pessoas executem suas tarefas e deveres de maneira eficiente e eficaz. A hierarquia administrativa é uma consequência da divisão do trabalho, ou seja, ela existe para assegurar que o trabalho distribuído entre os diversos componentes da organização seja devidamente executado.

6 Estrutura Organizacional – Conceitos
DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados. Essas unidades são a seguir agrupadas em unidades maiores, sucessivamente até o nível mais alto da organização.

7 Estrutura Organizacional – Conceitos
ORGANOGRAMA Constitui a representação gráfica da estrutura organizacional. É composto de retângulos (que são as unidades organizacionais, como órgãos ou cargos) e de linhas verticais e horizontais (que são as relações de autoridade e de responsabilidade).

8 Estrutura Organizacional – Conceitos
LINHA - órgãos incumbidos de realizar a missão primária da organização. Um departamento de linha é o responsável pelo cumprimento dos objetivos principais da organização. Em uma organização industrial e comercial, os departamentos de linha (como produção e vendas) fazem e vendem o produto.

9 Estrutura Organizacional – Conceitos
STAFF (ASSESSORIA) - têm a função de complementar e apoiar os órgãos de linha para que eles trabalhem melhor. Um departamento de staff é o responsável pela assessoria e consultoria interna dentro da organização.

10 Estrutura Organizacional – Conceitos
CENTRALIZAÇÃO – significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização. DESCENTRALIZAÇÃO – significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. DELEGAÇÃO – é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados.

11 Estrutura Organizacional – Conceitos
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA OU AMPLITUDE DE CONTROLE Significa o número de empregados que deve-se reportar a um administrador. Determina o quanto um administrador deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior é o número de subordinados para cada administrador. Quanto menor, tanto menor o número de funcionários.


Carregar ppt "Organização, Sistemas e Métodos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google