A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si."— Transcrição da apresentação:

1 Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO

2 A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.

3 * FOTOGRAFIA: é o registro da luz refletida pelo assunto. * ASSUNTO: objeto ou cena que desejamos capturar. (DICA: não dispare sua câmera como uma metralhadora num campo de batalha).

4 * Para obter uma foto com boa nitidez é preciso controlar a quantidade de luz que chega ao sensor ou filme. * E para conseguirmos este controle necessitamos conhecer o funcionamento do: * Diafragma; * Obturador; * e, o ISO (sensibilidade)

5 * O diafragma é composto de lâminas que se combinam para permitir a passagem de mais ou menos luz.

6 * Quanto maior a abertura, maior a quantidade de luz que penetra na câmera e menor a profundidade de campo. * Uma pequena profundidade de campo significa que você não conseguirá obter uma imagem focalizada para maiores distâncias.

7 *

8 * O obturador é o mecanismo que controla quanto tempo a luz terá para passar pelo espaço dado pelo diafragma: podem ser segundos ou milésimos de segundo. * Quanto mais tempo o obturador der ao diafragma, mais luz entrará na câmera.

9 * De acordo com a velocidade do obturador você pode conseguir os efeitos/defeitos de congelamento ou borrão. * Para longos tempos de exposição é obrigatório o uso do tripé.

10 O DIAFRAGMA regula quanta luz chega ao sensor e o OBTURADOR regula a duração que essa luz expõe ao sensor

11 * Todos os filmes têm sua sensibilidade à luz medida e indicada por um índice ISO. * ISO significa International Standard Organization. * Quanto maior o valor do ISO, menor será a quantidade de luz necessária para se obter a exposição correta, e isto pode significar tempos de exposição menores.

12 * A desvantagem de usar números elevados é que quanto maior ele for, mais granulado haverá na imagem, prejudicando fortemente o resultado final. * A vantagem de usar altos valores é que a velocidade da captura poderá ser maior, possibilitando o congelamento de um momento rápido sem a perda total da iluminação.

13 * O balanço de branco é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos. * O correto balanço de branco deve levar em consideração a "temperatura de cor" de uma fonte de luz, que se refere a quão 'quente' ou 'fria' é uma fonte de luz.

14

15

16 * Automático * Cena (paisagem, retrato, praia, neve, esportes, fogos, etc.) * Prioridade do Obturador * Prioridade do Diafragma * Manual

17

18 * Automático * Redutor de olhos vermelhos * Sincronia lenta * Permanente * Quando usar? * Pouca iluminação; * Baixo contraste; * Contraluz.

19

20

21 Os pontos importantes da sua foto devem ficar em algum dos 4 cruzamentos dessas linhas

22 Se o céu está mais interessante, deixe ele em evidência deixando o horizonte abaixo da linha inferior.

23 Se o céu não tem nada demais e você quer dar destaque para o que está abaixo dele, coloque a linha do horizonte posicionada no terço superior.

24 * Lembre-se de que vemos as coisas em três dimensões. * Portanto, é muito comum que as pessoas se concentrem apenas no assunto principal e não percebam que o fundo está interferindo.

25 * As fusões mais comuns são de fundo, bordas e cor. * De fundo: podemos ser surpreendidos por um poste ou uma árvore saindo da cabeça de uma pessoa. * De bordas: quando alguma parte do assunto se funde com a borda da fotografia * De cor: quando objetos da mesma cor do assunto principal se fundem, desviando a atenção do assunto.

26 O segredo é não só saber a regra, mas também quando quebrá-la. A regra dos terços NÃO se aplica a fotos científicas.

27 JARDIM, J.G; LOIOLA, M.I.B; ROQUE, A. de A. – Guia Seridó: Plantas da Caatinga. 2010. http://www.soufotografo.com.br/como-fotografar-bem/ http://adrenaline.uol.com.br/forum/cameras-digitais- filmadoras-e-tecnicas-relacionadas/31016-pequeno-tutorial-de- fotografia-digital.html http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/depth-of- field.htm http://www.gimpbrasil.org/2011/12/7-efeitostecnicas-que- todos-os.html#more http://comunidade.bemsimples.com/tecnologia/w/tecnologia/C omo-usar-o-diafragma-e-o-obturador-de-uma-camera- fotografica.aspx http://www.assimcomovcs.com/2012/07/guia-basico-de- fotografia.html

28 http://www.infoaqui.com.br/2012/02/diafragma-obturador-e- iso-voce-sabe-o.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Diafragma_fotogr%C3%A1fico http://www.dicasdefotografia.com.br/apostila-aprenda-a- fotografar-em-7-licoes/o-que-e-abertura-do-diafragma http://www.presenteparahomem.com.br/fotografia-como- funciona-a-camara-fotografica/#.UHl7mm_A8Zl http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/8997- fotografia-a-regra-dos-tercos.htm http://www.dicasdefotografia.com.br/a-regra-dos-tercos-na- fotografia

29 Arquivos para download: http://meu.ms/tutorial Álbum no Flickr: http://meu.ms/jorge Facebook: www.facebook.com/jorgecaico


Carregar ppt "Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google