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MBP/UEM Primeira Oficina sobre Mobilidade e Sistema Viário do Câmpus Sede da UEM - 24/07/2014 Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo do.

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1 MBP/UEM Primeira Oficina sobre Mobilidade e Sistema Viário do Câmpus Sede da UEM - 24/07/2014 Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo do Câmpus Sede da UEM (Port. 032/2014-GRE)

2 OBJETIVOS DA OFICINA: Apresentar a situação atual do sistema viário e de mobilidade da UEM; Apresentar as propostas já organizadas; Subsidiar a organização de propostas para Segunda Oficina do dia 31/07/2014.

3 ÁREAS DE PLANEJAMENTO MAPA DO OBSERVATÓRIO
Macrozoneamento aprovado na 1ª. Audiência Pública do PD UEM no dia 04/06/ Fonte: Comissão de Elaboração do PD do Câmpus Sede UEM (Portaria 032/2014-GRE)

4 PLANTA PILOTO DO CÂMPUS SEDE DA UEM
Figura 1 –Planta Piloto do Câmpus Sede da UEM (Res. nº 269/2011 – CAD) Fonte: Prefeitura do Câmpus Universitário (2011)

5 ACESSOS O Sistema Viário do Câmpus Sede da UEM:
Possui trânsito de passagem; Faltam estacionamentos internos; Nenhuma ciclovia interna ; Poucas faixas elevadas para pedestres; Descontinuidade de acessibilidade para deficientes; Traçado viário não finalizado e relativamente plano; Descontinuidade de sinalização horizontal e vertical; Grande número de entradas/saídas; Fonte: Comissão de Mobilidade (2012)

6 Fonte: Comissão de Mobilidade (2012)
ESTACIONAMENTOS Fonte: Comissão de Mobilidade (2012)

7 MARCOS LEGAIS MUNICIPAIS
LEI COMPLEMENTAR LEI COMPLEMENTAR 888/2011 LEI COMPLEMENTAR 886/2011

8 Lei Complementar 632/ Define Zonas Especiais no Zoneamento Municipal Lei 888/2011 – Uso e Ocupação do solo ZONA ESPECIAIS: destinadas a manutenção de padrões urbanísticos específicos em áreas onde haja a presença de atividades, usos ou funções urbanas de caráter excepcional, não enquadráveis nas zonas definidas neste artigo; ZE6: Câmpus da Universidade Estadual de Maringá;

9 Mapa de Uso e Ocupação do solo de Maringá, com base na lei 888/2011 Fonte: Site da Prefeitura do Município de Maringá

10 ZONA ESPECIAL 6 – Câmpus Sede da UEM

11 Lei 886/2011 – Diretrizes Viárias
Mapa de Diretrizes Viárias de Maringá, com base na lei 886/2011. Fonte: Site da Prefeitura de Maringá

12 PROPOSTAS DAS COMISSÕES NOMEADAS PELA REITORIA DA UEM:
i) MOBILIDADE; ii) SEGURANÇA; iii) CONTORNO LESTE;

13 ANÁLISE DO SISTEMA VIÁRIO i) COMISSÃO DE MOBILIDADE
Vias de mão dupla sem estacionamento; Falta a trama de identificação (nomes das ruas); A maioria das áreas de entrada e saída recebem contribuição de fluxo de passagem de veículos eventuais sem vínculo com a Universidade. Pesquisa de coleta de tráfego em dia não letivo (26/6/2012): 1075 veículos que apenas atravessaram a UEM (2 horas de contagem); 549 entraram e permaneceram no campus; A temporização semafórica no cruzamento entre a R. Ardinal Ribas e a Av. Colombo tem um tempo de passagem da Av. Colombo irrisório em função do fluxo; No Complexo de Saúde os acessos de pacientes, visitantes e outros cruzam com o fluxo de estudantes, professores e técnicos; A manutenção da pavimentação viária fica sob os cuidados da Prefeitura do Câmpus Universitário - PCU, porém, a utilização das vias é atualmente publica, sendo utilizada por veículos de diferentes tamanhos e pesos, apenas como travessia; subutilização de vários estacionamentos (pouca ou nenhuma conexão com os vários setores da universidade - valorização dos estacionamentos próximos aos setores administrativos, assistenciais e de serviços da UEM;

14 i)COMISSÃO DE MOBILIDADE
SUGESTÕES i)COMISSÃO DE MOBILIDADE Reverter o portão da Rua Lauro E. Werneck que hoje apenas serve de entrada ( voltaria a ser entrada e saída); Alterar a entrada principal da UEM (Reitoria) com facilidade de acesso (entrada/saída) e com conexão ao estacionamento frontal a Av. Colombo; Estabelecer controle e monitoramento (através de tecnologia RFID Radio-Frequency IDentification que é um método de identificação automática através de sinais de rádio) nas entradas de veículos do Câmpus; Incentivar a redução da dependência de carro; Fomentar o aumento do número de usuários de ônibus, incentivar a carona inteligente e o compartilhamento de carros e o uso de bicicletas; Estabelecer o conceito de desenho universal para todos os acessos da UEM; Identificação das vias internas e dos estacionamentos por nomenclatura específica e elaboração de um plano de comunicação visual interno para o Câmpus; Término das vias internas principais a fim de que exista a possibilidade de um giro completo ao redor de todo o Câmpus Sede, facilitando o acesso de estudantes, técnicos e professores a todos os setores; Fomentar o uso do modal bicicleta no Câmpus Sede alterando o sistema viário existente com alargamento para as ciclofaixas, construção de ciclo-pistas e para-ciclos em todo o Câmpus; Facilitar o acesso entre edificações do Câmpus da UEM e ao exterior por ciclistas; 8. Em função do excessivo tráfego de veículos externos no Campus aliado a fatores externos como temporização semafórica no cruzamento da Rua Dep. Ardinal Ribas com a Av. Colombo e a conexão dos binários da Av. Duque de Caxias com o da Av. Herval sugere-se mudança de sentido de fluxo e utilização de mão única em algumas vias da UEM

15 ii) COMISSÃO DE SEGURANÇA
RELATÓRIO FINAL PRODUZIDO PELA COMISSÃO CONSTITUÍDA PELA PORTARIA Nº. 616/2011-GRE

16 SUGESTÕES DE MELHORIA ii) COMISSÃO DE SEGURANÇA
Buscar uma solução imediata, junto as Prefeituras do Câmpus e do Município de Maringá, para reduzir o trânsito dentro do câmpus; Fechamento do Câmpus da UEM; Controlar a entrada/saída de pessoas (catracas) e de veículos (guaritas), entrando apenas os devidamente identificados; Uso de selos/adesivos nos carros e crachás com chip, para a comunidade universitária; Necessidade de reservar vagas nos estacionamentos para servidores da UEM; Implantar um sistema de segurança por Câmeras;

17 PROPOSTAS DO PROLONGAMENTO DA AVENIDA HERVAL iii) COMISSÃO DO CONTORNO LESTE

18 PROPOSTA DO CONTORNO LESTE DA PMM COM BASE NA LEI 886/2011

19 PROPOSTA DO CONTORNO LESTE DA UEM

20 PROPOSTA DA PMM QUE COMPÕE O RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO

21 CONTORNO OESTE INTERVENÇÃO EM ANDAMENTO (RESOLUÇÕES   N°  218/2008-CAD;  517/2008-CAD) Lei Estadual de Dezembro de 2009

22 i) Alargamento da R. Lauro Werneck

23 Detalhe das dimensões do alargamento L. Werneck

24 ii) Alargamento e Prolongamento da R. Itamar Soares

25 Detalhe Itamar Soares

26 iii) Implantação da Rua Cristal

27 iii) Implantação da Rua Cristal (detalhe)

28

29 2ª. OFICINA SOBRE SISTEMA VIÁRIO E MOBILIDADE DO CÂMPUS SEDE DA UEM
8. Em função do excessivo tráfego de veículos externos no Campus aliado a fatores externos como temporização semafórica no cruzamento da Rua Dep. Ardinal Ribas com a Av. Colombo e a conexão dos binários da Av. Duque de Caxias com o da Av. Herval sugere-se mudança de sentido de fluxo e utilização de mão única em algumas vias da UEM O conteúdo presente nesse material foi apresentado na Primeira Oficina sobre Mobilidade e Sistema Viário realizado no dia 24 de julho de A próxima etapa deve culminar em propostas que serão estruturadas e apresentadas na Segunda Oficina, agendada para o dia 31 de julho de 2014, quinta-feira, às 14h, no auditório do Dacese. As sugestões serão apresentadas e colocadas em votação na Segunda Audiência Pública do Plano Diretor Participativo do Câmpus Sede da UEM, no dia 6 de agosto, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques.


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