Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Organização Interna da Bíblia
Trabalho de Educação Moral Religiosa Católica Professor: Manuel Gonçalves
2
Introdução Com este trabalho pretendo mostrar como a bíblia está organizada, e aprender um pouco mais sobre a estrutura da bíblia!
3
Testamentos Antigo Testamento
46 livros, escritos antes do nascimento de Jesus. Contém a história do encontro e da aliança de Deus com o povo de Israel. Novo Testamento 27 livros, escritos depois da morte e ressurreição de Jesus. Contém as ações e o destino de Jesus, bem como a nova aliança com o novo povo de Deus: os crentes em Cristo
4
Continuação Antigo Testamento
Antigo Testamento é o nome dado, desde os primórdios do Cristianismo, às escrituras sagradas do povo de Israel, formadas por um conjunto de livros muito diferentes uns dos outros em caráter e género literário e pertencentes a diversas épocas e autores. Novo Testamento O Cristianismo, nas suas etapas iniciais, considerou o Antigo Testamento como a sua única Bíblia. Jesus, como os seus discípulos e apóstolos e o resto do povo judeu, citou-o como "as Escrituras", "a Lei" ou "a Lei e os Profetas"
5
Imagens Antigo Testamento Novo Testamento
6
Antigo Testamento No Antigo Testamento, a Lei ou Torah é constituída por 5 livros (Pentateuco) TORAH OU TORA
7
NOVO TESTAMENTO Evangelhos: João, Mateus, Marcos, Lucas
Epístolas de São Paulo: Romanos, Coríntios (2) , Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses (2), Timóteo (2), Tito, Filémón; Cartas católicas: São Pedro (2); São João (3); São Judas; São Tiago Epístola aos Hebreus
8
línguas da bíblia Hebraico Aramaico Grego
Maior parte do Antigo Testamento Livro de Tobias (AT) Livro de Judite (AT) Fragmentos de Esdras, Daniel e Jeremias ( todos do AT) Livro da Sabedoria (AT) 1º e 2º Macabeus (AT) Eclesiástico ou Ben Sira (AT) Partes dos livros de Ester e de Daniel (AT) Todo o Novo Testamento A
9
Revelação Chama-se “REVELAÇÃO” aos que acreditam em Deus, e que se deram a conhecer a história do povo de Israel em Jesus de Nazaré.
10
Inspiração Esta palavra aplicada na Escritura não só a Deus, como Autor da inteligência do homem mas também à própria Escritura, como "inspirada por Deus". Nesta última passagem claramente se acha designada uma certa ação de Deus, com o fim de transmitir ao homem os seus pensamentos.
11
Cânone É uma lista de livros considerados sagrados pelas comunidades de crentes. Por vezes passavam muitos anos desde o momento em que um livro era escrito até ao momento em que era integrado. No tempo de Jesus havia dois cânones: o da Palestina( só aceitava textos escritos em hebraico) e o da Alexandria ( só aceitava livros escritos em grego)
12
Conclusão!! Com este trabalho quis mostrar aos meus colegas um pouco sobre a bíblia e como está organizada!
13
Trabalho realizado por:
Bebiana Filipa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.