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PublicouDenílson Marques Dinis Alterado mais de 8 anos atrás
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Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio
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Plano de Ensino Objetivos Estimular a pesquisa e a produ ç ão de conhecimentos cient í ficos desenvolvendo o racioc í nio, a cr í tica e a expressão do pensamento. Desenvolver h á bitos de estudo e leitura eficientes. Organizar trabalhos cient í ficos seguindo normas t é cnicas da Metodologia Cient í fica. Redigir produ ç ões escritas usando linguagem e estilo pr ó prios da Metodologia cient í fica. Conhecer t é cnicas de estudo individuais e coletivas e de apresenta ç ão de trabalhos em grupos
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EMENTA O pensamento cient í fico. Tipos de conhecimento. Diretrizes para leitura, an á lise, interpreta ç ão e reda ç ão. Cita ç ões e bibliografia/referências. Tipos, caracter í sticas e estrutura dos trabalhos acadêmicos.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I – INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 1.1 O pensamento científico 1.2 O conceito de conhecimento 1.3 Tipos de conhecimento 1.4 O processo do conhecimento 1.5 Universidade e pesquisa 1.6 O trabalho científico 1.7 Importância da disciplina no 3º Grau.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE II – ELABORA Ç ÃO E APRESENTA Ç ÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2.1 Estrutura do trabalho acadêmico 2.1.1 Elementos pr é -textuais 2.1.2 Elementos textuais 2.1.3 Elementos p ó s-textuais 2.2 A linguagem cient í fica 2.3 Estilo na reda ç ão de trabalhos cient í ficos 2.4 Normas para digita ç ão
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE III – COMO APRESENTAR GRAFICAMENTE UM TRABALHO ACADÊMICO 3.1 Formata ç ão 3.2 Margens 3.3 Espa ç amentos 3.4 Titula ç ão e numera ç ão progressiva de t í tulos e sub-t í tulos 3.5 Abreviaturas e siglas 3.6 Equa ç ões e f ó rmulas 3.7 Ilustra ç ões (gr á ficos, fotografias, desenhos, tabelas,etc.)
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE IV - CITA Ç ÕES 4.1 Tipos de cita ç ões 4.2 Regras de formata ç ão de cita ç ões 4.3 Especificidades de cita ç ões quanto ao tipo de autoria 4.4 Notas de rodap é 4.5 Notas de referências
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE V – COMO FAZER REFERÊNCIAS 5.1 Elementos das referências 5.2 Aspectos gr á ficos da apresenta ç ão de referências 5.3 Regras de referências quanto a autoria 5.4 Diversidade de portadores de informa ç ões e normas espec í ficas para cada tipo
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE VI – TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS 6.1 Resumo de assunto 6.2 Resumo de escrito 6.3 S í ntese 6.4 Sinopse 6.5 Informe cient í fico 6.6 Ensaio
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE VI – TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS 6.8 Fichamento 6.9 Relat ó rio t é cnico-cient í fico Artigos Cient í ficos 6.10 Memorial Descritivo 6.11 Semin á rio 6.12 Projeto de Pesquisa
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AVALIAÇÃO Serão distribuídas 2 provas bimestrais, valendo 25 pontos cada, e uma avaliação final, valendo 25 pontos, em datas definidas entre alunos e professor e observados os prazos indicados no calendário escolar. Serão avaliados, também, os trabalhos escritos e exercícios ao longo do curso, em datas determinadas pelo professor, num total de 25 pontos. Serão distribuídos 100 pontos e o mínimo para aprovação é de 60% e 75% da freqüência.
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BIBLIOGRAFIA Básica: FRANÇA, J. L. Manual para normatização de publicações técnico-científicas. 5. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991. IES/FUNCEC, 2009. Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. João Monlevade:
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ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1997. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Apresentação de artigos em publicações periódicas: -NBR6022 Rio de Janeiro,1994. _____. Informação e documentação - Apresentação de citações em documentos: NBR10520. Rio de Janeiro, 2002. _____. Numeração progressiva das seções de um documento: NBR6024. Rio de Janeiro, 1989. _____. Informação e documentação – Referências - Elaboração: NBR6023. Rio de Janeiro, 2002. _____. Resumos - Procedimento: NBR6028. Rio de Janeiro: 2003. _____. Sumário - Procedimento: NBR6027. Rio de Janeiro, 2003. _____. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação: NBR14724. Rio de Janeiro, 2002. BARRASS, Robert. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: Ed. da USP, 1979. BERNARDO, Gustavo. A redação inquieta. 3 ed. Rio de Janeiro: Globo, s.d. CASTRO, Rosângela Vassalle de. Informações básicas para normalização bibliográfica. Belo Horizonte: Edições PUC-MG, 1991.
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KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997. MAFRA, Jhonny José. Ler e tomar notas. Spin Ensino e Pesquisa. Belo Horizonte: Vol. I, n°. 1, jan/1992. MEDEIROS, João Bosco; ANDRADE, Maria Margarida de. Manual de elaboração de referências bibliográficas: a nova NBR 6023:2000 da ABNT – Exemplos e comentários. São Paulo: Atlas, 2001. MORGAN, Clifford;DEESE, James. Como estudar. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1969. SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. P. Alegre: Sulina, 1978.
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