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PDU - 2014. Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.

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1 PDU - 2014

2 Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política institucional para a Educação a distância na UFPA com a finalidade de proporcionar maior acesso ao ensino superior e acrescentar qualidade e flexibilidade à educação presencial.

3 Objetivos Propor, apoiar e coordenar, integrada com as pró- reitorias, a aplicação da política institucional e interinstitucional de educação a distância; Coordenar a execução de projetos de EaD em parceria com as unidades e subunidades acadêmicas; Exercer outras atividades compatíveis com suas atribuições.

4 Organização

5 UAB Universidade Aberta do Brasil A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para aqueles que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

6 UAB na CAPES CAPES COORDENAÇÃO GERAL DE INFRA-ESTRUTURA DE POLOS CGIP COORDENAÇÃO GERAL DE ARTICULAÇÃO ACADÊMICA CGAC COORDENAÇÃO GERAL DE SUPERVISÃO E FOMENTO CGFO COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICA DE TEC. DA INFORMAÇÃO CGTI DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DED UAB

7 UAB Universidade Aberta do Brasil O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800 de 8/06/2006, com os seguintes objetivos: - desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.; - Fomentar a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior,; - apoiar pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação; - incentivar a colaboração entre a União e os entes federativos; - estimular a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

8 UAB na UFPA

9 Cursos de graduação 1) Bacharelado em Administração Pública –PNAP edital/2009 – 12 polos(12 turmas) – 569 alunos coordenadora: Ângela M. da S. Kobayash 2) Licenciatura em Biologia 2 polos (3 turmas) – 121 alunos coordenadora: Sheila C. Vilhena 3) Licenciatura em Física 2 polos (2 turmas) – 45 alunos 4) Licenciatura em Letras 10 polos (13 turmas) – 474 alunos coordenadora: Ana Lygia A. Cunha 5) Licenciatura em Matemática 11 polos (22 turmas) – 883 alunos 6) Licenciatura em Química 2 polos (2 turmas) - 73 alunos 32 polos – 2.435 alunos

10 UAB na UFPA Cursos de Especialização, aperfeiçoamento e extensão 1) Gestão em Saúde - especialização 8 polos ( 8 turmas) – 287 alunos coordenador: Mário Nazareno N. F. de Souza 2) Gênero e diversidade na escola – aperfeiçoamento 2 polos (2 turmas ) – nenhum aluno ativo coordenador: sem informação do SisUab 3) Produção Material Didático para Diversidade – aperfeiçoamento 4 polos (4 turmas) – 217 alunos coordenador: Assis da Costa Oliveira

11 UAB na UFPA Polos UAB

12 Projeto Newton O Projeto Newton é um conjunto de ações visando a melhoria do ensino e aprendizagem da disciplina Cálculo Diferencial e Integral ministrada aos cursos engenharias da Universidade Federal do Pará. Tem como objetivo principal implementar, estimular e incentivar o uso de tecnologia de informação e comunicação no ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Início: Projeto piloto – Dezembro/2012 Coordenador geral: José Miguel Veloso

13 Projeto Newton- Metas Unificar as turmas de Cálculo Diferencial e Integral ministradas nos cursos de engenharia da UFPA; Implantar um sistema de apoio ao ensino e aprendizagem de Cálculo usando tutorias, ambientes virtuais de aprendizagem e multimídias; Implantar e gerenciar um banco de questões de Cálculo com objetivo de viabilizar avaliações assíncronas; Implantar e gerenciar uma Biblioteca Virtual com objetivo de disponibilizar material virtual de apoio tais como: e-books e vídeo aulas; Selecionar e gerenciar o material impresso que será usado.

14 Projeto Newton - subprojetos Tecnologias de aprendizagem Planejamento estratégico Banco de questões e Biblioteca Virtual

15 Projeto Newton - subprojetos Tecnologias de aprendizagem objetivos: planejar e implementar ações que visem o uso de tecnologias de comunicação e informação no ensino de Cálculo. Especificamente, ações que envolvam o ambiente virtual de aprendizagem, vídeo aulas, a conexão entre as salas de aula, etc. equipe: Ataide Malcher; Dionne Monteiro; Marianne K. Elisasquevici

16 Projeto Newton - subprojetos Planejamento estratégico objetivos: planejar e implementar as ações didáticas e metodológicas da disciplina. Especificamente, ações que envolvam o conteúdo programático e o cronograma das disciplinas ministradas pelo projeto, o sistema de tutorias a ser implementado, o sistema de avaliação, o material a ser utilizado, etc. equipe: Jerônimo M. Noronha Neto; Marcos Monteito Diniz ; Professores das turmas

17 Projeto Newton - subprojetos Banco de questões e Biblioteca Virtual objetivos: planejar e implementar ações para criação de um banco de questões de Cálculo e uma biblioteca virtual. equipe: Cristina Vaz; Márcio Nascimento.

18 Obrigada!


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