A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empiema das bolsas guturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empiema das bolsas guturais"— Transcrição da apresentação:

1 Empiema das bolsas guturais

2 Empiema de bolsas guturais nada mais é do que o acúmulo de secreção purulenta no interior das bolsas guturais.

3 O empiema ocorre, geralmente, secundariamente a quadros infecciosos como a Adenite Equina (Garrotilho) e infecções respiratórias ascendentes. Sendo que a enfermidade nas bolsas guturais pode ser instalada por migração linfática ou até mesmo através do orifício faríngeo

4 Sinais Clínicos Os sinais clínicos são um aumento de volume na região da glândula parótida, uni ou bilateralmente, presença de secreção, inicialmente líquida, nas narinas

5  Com o agravar do quadro essa secreção passa a ser mais espessa e, a partir desse momento, há a formação de concreções semelhantes a “pedras de rio” denominados Condróides.

6  Esses produzem crepitações audíveis ao se movimentar a cabeça do animal, mas, especialmente, no momento de exercício. Logicamente, como todo processo inflamatório o animal poderá apresentar aumento de temperatura, apatia, anorexia, etc. 

7 Devido à localização anatômica das bolsas guturais em que há íntima relação com alguns nervos cranianos (vago, glossofaríngeo, hipoglosso, facial e acessório) e vasos (ramos da artéria carótida externa e artéria carótida interna) não infreqüente, na cronificação do quadro, o animal poderá apresentar neuropatias e sangramentos. O animal pode apresentar também disfagia, dificuldade respiratória e estertores (sons patológicos nos pulmões). 

8 A enfermidade geralmente está associada com histórico anterior de Garrotilho, podendo então haver a presença da bactéria Streptococcus equi e, portanto, o animal deve ser isolado dos demais para evitar a disseminação do agente, pelo menos até a confirmação do mecanismo causador do empiema. 

9 Como diagnóstico diferencial temos o Timpanismo das bolsas guturais: acúmulo de ar no interior das bolsas (não muito freqüente), Micose das bolsas guturais em que há o intenso sangramento nas narinas, Sinusite, Garrotilho, Abscessos retrofaríngeos que podem romper para o interior da bolsa gutural formando o empiema, entre outros. 

10 Diagnóstico O diagnóstico pode ser realizado com auxílio de radiografias da região afetada, endoscopia, percussão da região e aspiração do conteúdo das bolsas.

11 O empiema de bolsas guturais é, portanto, uma afecção bastante importante e o tratamento, geralmente, é prolongado. Aconselha-se o acompanhamento periódico dos animais e medidas preventivas contra o Garrotilho e demais doenças respiratórias

12

13

14

15

16 OBRIGADO!!!!!!!!!


Carregar ppt "Empiema das bolsas guturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google