A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS

2 A BACIA DO SÃO FRANCISCO
● 639 mil km2 é a área da bacia. ● Municípios: 504 (9% do total do país) ● População: 12,8 milhões ● Extensão do Rio: km ● Vazão média no foz: m3/s (superior a do Rio Nilo)

3 A BACIA DO SÃO FRANCISCO
● ALTO SÃO FRANCISCO De São Roque de Minas (MG) até Pirapora (MG) ● Extensão: 702 km2 ● Área: 100,076 km2 ● População: 6,247 milhões ● Economia: indústria (laticínios, têxtil,, mineração, pecuária, agricultura (frutas e sementes) ● IDH: 0,549 a 0,802 ● Altitudes: de a 600 m ● Chuva: de a mm ● Temperatura: 23º C (média) ● Vegetação: florestas e cerrados

4 A BACIA DO SÃO FRANCISCO
● MÉDIO SÃO FRANCISCO De Pirapora (MG) até Remanso (Ba) ● Extensão: km2 ● Área da bacia: km2 ● População: 3,232 milhões ● Economia: agricultura (feijão, soja, milho, frutas), pecuária, indústria (laticínios, óleo). ● IDE: 0,343 a 0,724 ● Altitudes: de a 500 m ● Chuva: 600 mm a mm ● Temperatura: 24º C (média) ● Vegetação: cerrado e caatinga

5 A BACIA DO SÃO FRANCISCO
● BAIXO SÃO FRANCISCO De Paulo Afonso (Bahia) até a foz, entre SE e AL ● Extensão: 214 Km ● Área da bacia: km2 ● População: milhão ● Economia: agricultura (cana, arroz, frutas), pecuária, indústria (álcool, laticínios), e pesca. ● IDH: 0,364 A 0,534 ● Altitudes: de 200 m até o nível do mar, embora, na periferia, algumas serras atinjam 500 m. ● Temperatura: 25º C (média) ● Chuva: 800 mm a mm ● Vegetação: caatinga e mata

6 POLIGONO DAS SECAS

7 ENTENDA O PROJETO

8 COMO VAI FICAR Prevê a construção de dois canais: um na direção norte, que abastecerá Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, e outro na direção leste, que levará a água para Pernambuco e Paraíba. Para vencer as serras que separam o rio São Francisco desses rios serão construídas estações de bombeamento, aquedutos e túneis. o eixo norte terá 402 km de extensão, e o eixo leste, 220 km. O eixo norte levará água aos rios Brígida e Terra Nova (PE), Salgado e Jaguaribe (CE), Apodi (RN) e Piranhas-Açu (RN). O eixo-leste abastecerá de água até o rio Moxotó (PE) e Paraíba (PB)

9 OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS
O projeto pretende por fim na 'indústria da seca', que usa a água levada por carros-pipa para conseguir votos. A distribuição das águas pelo projeto ficará sob controle dos governadores, que terão sua força política ampliada.

10 OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS
Como o custo da água será alto, ela só será usada em grandes fazendas. A população pobre não terá benefícios. A prioridade é levar água para a população. Se houver uma sobra ela poderá ser usada na irrigação.

11 OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS
O custo do projeto R$ 4,5 bi, será compensado pela economia obtida nas secas. Como o rio produz 95% da energia do NE, a perda de água vai afetar a produção

12 OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS
A água do rio vai permitir um uso mais eficiente dos açudes, o que vai reduzir as perdas com a evaporação. A água será levada por adutoras em longos trajetos sob o sol. A evaporação pode consumir a maior parte dela.

13 OUTRAS TRANSPOSIÇÕES PRÓS CONTRAS
A perda de energia que o projeto trará as usinas da Chesf é de apenas 1% e será compensada por outras regiões. A seca já reduziu sobradinho a 5% do seu volume. A represa não pode garantir água para outros Estados.

14 slidecriativo.blogspot.com


Carregar ppt "TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google