A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR 2º ANO MÉDIO

2 Essa ideia de Complexos Geoeconômicos foi proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas em 1967.
Considera critérios geográficos e econômicos. Os três complexos: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Suas diferenças são históricas e levam em consideração a ocupação do espaço geográfico.

3 COMPLEXO DA AMAZÔNIA Todos os estados da Região Norte, (exceto o extremo sul de Tocantins), quase todo o Mato Grosso e oeste do Maranhão. Menor população absoluta e baixa densidade demográfica. Baseia-se no extrativismo mineral, extrativismo vegetal e atividade industrial na Zona Franca de Manaus. Possui a maior floresta equatorial do planeta.

4 Possui a maior bacia hidrográfica do mundo.
Clima equatorial quente e úmido. Relevo com planaltos, planícies e depressões. Conflitos entre garimpeiros, indígenas e grandes fazendeiros. Desmatamento e queimadas. Precisa urgente de uma política de desenvolvimento sustentável.

5 COMPLEXO DO NORDESTE Ocupa o leste do Maranhão e o norte de Minas Gerais. Segunda maior população do país. Graves problemas socioeconômicos. Ciclo do pau-brasil e cana-de-açúcar. Clima semiárido que incentivou a criação do IOCS – Inspetoria de Obras Contra as Secas – 1909. IFOCS – Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas – 1919. DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – 1945. Quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

6

7 SUB-REGIÕES DO NORDESTE
ZONA DA MATA Vai do RN até ao sul da Bahia Maior densidade demográfica Clima tropical úmido com solo de massapê. Vegetação de Mata Atlântica. Monocultura de exportação: cana-de-açúcar e cacau. Divide-se em Zona da Mata Açucareira, Cacaueira e Recôncavo Baiano. AGRESTE Zona de transição. Policultura do milho, feijão e frutas tropicais. Historicamente fornecedora de produtos para o litoral. Indústria têxtil, pecuária leiteira e de corte, turismo e avicultura. Destaque para Campina Grande, Caruaru e Feira de Santana.

8 SERTÃO Clima semiárido com chuvas mal escassas. Solo pedregoso. Vegetação da caatinga. Rios intermitentes com destaque para alguns rios perenes como o São Francisco (agropecuária e hidrelétricas). Latifúndio do algodão, pecuária extensiva, indústria diversificada. Principal centro financeiro: Fortaleza-CE. Essa sub-região possui sérios problemas socioeconômicos. Integra o Polígono das Secas. “Indústria da Seca” MEIO-NORTE -Transição entre Amazônia e Nordeste. -Mata dos Cocais, carnaúba, babaçu, cerrado, caatinga, floresta. -Cultivo de arroz e algodão.

9 COMPLEXO CENTRO-SUL Possui grandes centros financeiros.
É a região mais desenvolvida. Possui grandes centros financeiros. Indústrias modernas, amplo comércio e setor de serviços. Clima tropical, subtropical e tropical de altitude. Litoral: Serra do Mar e Serra da Mantiqueira. Bacias do Paraná, Paraguai, Uruguai, Tocantins e São Francisco. Vegetação: Cerrado, Mata Atlântica, Campos e Araucárias. Destaque para o Quadrilátero Ferrífero. Concentração populacional. Destaque para a agropecuária. Extrativismo: xisto betuminoso e carvão mineral.

10 ORGÃOS DE PLANEJAMENTO REGIONAL
A partir da década de 1950 muitos órgãos surgiram para equilibrar os diversos espaços do Brasil. SUDENE – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste criada em 1959 por JK. (incentivos fiscais, irrigação e emprego), extinta em 2001 pelo FHC. Recriada em 2002 pelo governo Lula como ADENE – Agência de Desenvolvimento do Nordeste, voltando a ter o nome de SUDENE em 2007. Criação da SPVEA – Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia por Getúlio Vargas e substituída pela SUDAM – Superintendência de desenvolvimento da Amazônia em 1966 pelo governo Castelo Branco. Em 2001 a SUDAM foi extinta pelo FHC que criou a ADA – Agência de Desenvolvimento da Amazônia. Em 2003 o governo Lula recriou a SUDAM. SUDESUL – Superintendência do desenvolvimento da Região Sul criada em 1967. SUDECO – Superintendência do desenvolvimento da Região Centro-Oeste em 1968.


Carregar ppt "CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google