A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige."— Transcrição da apresentação:

1 Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige coerência lógica, provas, demonstrações CiênciaeFilosofia

2 Religião, Razão e Fé verdades reveladas argumentação racional Fé e Razão são ambas, pois, fonte de autoridade na sustentação de crenças, cujo assentimento lhes é dado por se basearem, respectivamente, em verdades reveladas ou na argumentação racional.

3 Porém, religião e filosofia não podem entender-se como campos separados de modo estanque, pois que os assuntos sobre que incidem mantêm algumas afinidades, sendo mesmo, nalguns casos comuns.

4 Tendo a filosofia um objecto integral, ou seja, reflectindo a filosofia sobre a totalidade do real, ela não pode eximir-se a analisar a religião e certas questões de natureza religiosa. Há um conjunto de problemas que se prestam a ser equacionados quer pela religião quer pela filosofia. FILOSOFIA RELIGIÃO

5 A procura do sentido da existência. A existência de Deus. A procura da origem das coisas. Os atributos divinos. O problema do mal. A procura do fundamento da realidade. A acção divina no mundo. O pluralismo religioso.

6 Fé / Razão Religião / Filosofia Teologia / Ciência Na cultura ocidental, têm assumido diferentes feições, desde relações conflituosas e incompatíveis até formas de coexistência e conciliação.

7 Antiguidade Clássica Idade Média RenascimentoModernidadeContemporaneidade Emancipação da razão Supremacia da religião Diferenciação razão-fé Aproximação razão-fé Oposição razão-fé Religião, Razão e Fé

8 Contemporaneidade Freud Marx Nietzsche

9 FREUD Considera que a religião é ilusória, não passando de uma substituição da imagem protectora do pai. Assim, vê nas crenças religiosas a projecção do desejo de ser protegido por um pai bondoso. A religião não passa, para este psicólogo, de uma obsessão neurótica colectiva.

10 MARX A religião é o ópio do povo, isto é, uma prática alienante na medida em que, mantendo o homem ignorante e afastado das realidades sociais, impede que se empenhe na luta necessária para se tornar livre e participar na conquista de uma sociedade igualitária. Defende a destruição da religião e da moral tradicionais, colocadas até então ao serviço do poder e da burguesia, substituindo-as por uma prática e uma moral proletárias, instauradoras da uma genuína igualdade entre os homens.

11 NIETZSCHE Consciente das raízes sociais da religião, e de que ela funciona como meio perigoso de tiranizar as pessoas, Nietzsche considera Deus como uma invenção desrazoável do homem, que violenta e escraviza a humanidade, abafando o que nela há de pujança, força e criatividade. Vincando o poder e a vontade humanas, preconiza a aurora de um homem novo, criador dos seus próprios valores, completamente livre, capaz de dar expressão a um vitalismo sem limites e cuja acção se situe para além dos arcaicos e artificiosos modelos do que é bem e do que é mal. Proclama a morte de Deus e assume uma atitude de recusa dos valores da cultura religiosa ocidental.


Carregar ppt "Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google