A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDÚSTRIA CULTURAL. 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDÚSTRIA CULTURAL. 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos,"— Transcrição da apresentação:

1 INDÚSTRIA CULTURAL

2 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos, das formas de sociabilidade e das representações da realidade. São expressões e simbolismos da visão de mundo dos homens.

3 2. INDÚSTRIA CULTURAL: BENS SIMBÓLICOS: A industrialização gerou urbaniza- ção e uma sociedade com manifes – tações e expressões diferentes. Houve mudanças nos padrões de consumo de bens culturais devido aos novos padrões e exigências. Revolução tecnológica mudou o modo de vida das pessoas.

4 3. SOCIEDADE DE MASSAS: PADRÕES DE CONSUMO: MÁQUINA FOTOGRÁFICA. TELÉGRAFO. TELEFONE. CINEMA. RÁDIO. TV. COMPUTADOR.

5

6

7

8

9 4. CULTURA/ INDÚSTRIA DE MASSA Manifestações culturais com fins comerciais a serem consumidas. Cria – se um mercado de bens culturais ou simbólicos. Surge a indústria do lazer e do entretenimento. A cultura passa a ser mercadoria de venda e compra.

10 5. ONDAS CULTURAIS: ERA DO RÁDIO ( ANOS 1920 ): MÚSICAS, NOTÍCIAS, LAZER. RADIONOVELAS. FINANCIAMENTO DE EMPRESAS PATROCINADORAS. ESTÍMULO AO CONSUMO. RÁDIO: VEÍCULO DE COMUNICA – ÇÃO DE MASSA.

11 ERA DA TELEVISÃO: EUA – ANOS 1940 / 1950: REDES TRANSMISSORAS. APARELHOS SE MULTIPLICAM. LINGUAGEM VISUAL. FILMES, NOVELAS,PROGRAMAS. NOTÍCIAS E COMERCIAIS. PODER DE COMUNICAÇÃO. REVOLUÇÃO NOS HÁBITOS.

12 ERA DA INFORMÁTICA – ANOS 50: ELETROELETRÔNICA. COMPUTADORES. INTERNET. VÍDEO / CD / DVD. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. CORRIDA ESPACIAL, CORRIDA ARMAMENTISTA, SATÉLITES. REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

13

14

15 6. GLOBALIZAÇÃO: Interdependência econômica. Revolução Tecnológica. Tecnologias da informação. Sacralização do mercado/lucro. NOVOS HÁBITOS SOCIAIS SELF – SERVICE / FAST FOOD PÍLULA ANTICONCEPCIONAL MINISSAIA, JEANS, ROCK

16

17 ROCK: PROTESTO OU CONSUMO? Rock’n roll, soul, reggae, punk, heavy metal, tecnopop, new wave. A música tornou –se produto de Consumo de massa associada aos padrões culturais e ao mercado de consumo, ajudando a vender roupas, cigarros, bebidas, tênis, moda, etc.

18 A música transformou – se em mercadoria e bem de consumo. Basta lembrar de Elvis, Beatles, Rolling Stones, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, É o Tchan, Raça Negra, Zezé e Luciano, Madona, Michael Jackson, Menudos, RBD...

19

20

21

22

23

24

25 7. ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL: PÓS – MODERNISMO: A arte passou a incorporar os simbolismos da sociedade de consumo. A POP – ART fazia representações da CULTURA MASSIFICADA. Nome: ANDY WARHOL.

26

27 MINIMAL ART ( 1966/1969). Tirar traços básicos de um objeto artístico ( forma, cor, emoção ) e reduzi – lo: uma prancha de surfe em fiberglass ou bloco de espuma numa parede era arte minimalista. VÍDEO ARTE: A informática a serviço da arte.

28 Criando no computador, o artista desenha, recorta, cola, copia, monta, reproduz... Fotografia, filme, animações... O universo da arte se amplia na sociedade informática.


Carregar ppt "INDÚSTRIA CULTURAL. 1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google