Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria das Graças Custódio Affonso Alterado mais de 8 anos atrás
1
INDÚSTRIA CULTURAL
2
1.CULTURA/ PÓS - MODERNIDADE Os homens produzem artefatos, mercadorias e bens culturais. BENS CULTURAIS: São produtos dos sentimentos, das formas de sociabilidade e das representações da realidade. São expressões e simbolismos da visão de mundo dos homens.
3
2. INDÚSTRIA CULTURAL: BENS SIMBÓLICOS: A industrialização gerou urbaniza- ção e uma sociedade com manifes – tações e expressões diferentes. Houve mudanças nos padrões de consumo de bens culturais devido aos novos padrões e exigências. Revolução tecnológica mudou o modo de vida das pessoas.
4
3. SOCIEDADE DE MASSAS: PADRÕES DE CONSUMO: MÁQUINA FOTOGRÁFICA. TELÉGRAFO. TELEFONE. CINEMA. RÁDIO. TV. COMPUTADOR.
9
4. CULTURA/ INDÚSTRIA DE MASSA Manifestações culturais com fins comerciais a serem consumidas. Cria – se um mercado de bens culturais ou simbólicos. Surge a indústria do lazer e do entretenimento. A cultura passa a ser mercadoria de venda e compra.
10
5. ONDAS CULTURAIS: ERA DO RÁDIO ( ANOS 1920 ): MÚSICAS, NOTÍCIAS, LAZER. RADIONOVELAS. FINANCIAMENTO DE EMPRESAS PATROCINADORAS. ESTÍMULO AO CONSUMO. RÁDIO: VEÍCULO DE COMUNICA – ÇÃO DE MASSA.
11
ERA DA TELEVISÃO: EUA – ANOS 1940 / 1950: REDES TRANSMISSORAS. APARELHOS SE MULTIPLICAM. LINGUAGEM VISUAL. FILMES, NOVELAS,PROGRAMAS. NOTÍCIAS E COMERCIAIS. PODER DE COMUNICAÇÃO. REVOLUÇÃO NOS HÁBITOS.
12
ERA DA INFORMÁTICA – ANOS 50: ELETROELETRÔNICA. COMPUTADORES. INTERNET. VÍDEO / CD / DVD. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. CORRIDA ESPACIAL, CORRIDA ARMAMENTISTA, SATÉLITES. REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
15
6. GLOBALIZAÇÃO: Interdependência econômica. Revolução Tecnológica. Tecnologias da informação. Sacralização do mercado/lucro. NOVOS HÁBITOS SOCIAIS SELF – SERVICE / FAST FOOD PÍLULA ANTICONCEPCIONAL MINISSAIA, JEANS, ROCK
17
ROCK: PROTESTO OU CONSUMO? Rock’n roll, soul, reggae, punk, heavy metal, tecnopop, new wave. A música tornou –se produto de Consumo de massa associada aos padrões culturais e ao mercado de consumo, ajudando a vender roupas, cigarros, bebidas, tênis, moda, etc.
18
A música transformou – se em mercadoria e bem de consumo. Basta lembrar de Elvis, Beatles, Rolling Stones, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, É o Tchan, Raça Negra, Zezé e Luciano, Madona, Michael Jackson, Menudos, RBD...
25
7. ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL: PÓS – MODERNISMO: A arte passou a incorporar os simbolismos da sociedade de consumo. A POP – ART fazia representações da CULTURA MASSIFICADA. Nome: ANDY WARHOL.
27
MINIMAL ART ( 1966/1969). Tirar traços básicos de um objeto artístico ( forma, cor, emoção ) e reduzi – lo: uma prancha de surfe em fiberglass ou bloco de espuma numa parede era arte minimalista. VÍDEO ARTE: A informática a serviço da arte.
28
Criando no computador, o artista desenha, recorta, cola, copia, monta, reproduz... Fotografia, filme, animações... O universo da arte se amplia na sociedade informática.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.