A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior."— Transcrição da apresentação:

1 O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Os homens são, ao mesmo tempo, construídos pela sua cultura e construtores dela. Cultura é o que diferencia os humanos dos demais animais. A cultura é o que diferencia os homens entre si.

2 Cultura A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: Ideias Ideias (conhecimento e filosofia); Crenças Crenças (religião e superstição); Valores Valores (ideologia e moral); Normas Normas (costumes e leis); Padrões de conduta Padrões de conduta (monogamia, tabu); Atitudes Atitudes (preconceito e respeito ao próximo); Instituições Instituições (família e sistemas econômicos); Técnicas Técnicas (artes e habilidades); Abstração do comportamento Abstração do comportamento (símbolos e compromissos); Artefatos Artefatos (machado de pedra, telefone).

3 Cultura determinismo biológico determinismo geográfico Tanto o determinismo biológico quanto o determinismo geográfico não são suficientes para explicar o dilema da pluralidade cultural. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas (instintos). Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza. Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza.

4 Natureza X É tudo o que existe no Universo sem a intervenção da ação humana. A natureza é a ordem e a conexão universal e necessária entre as coisas, expressas em leis naturais. Na natureza o tempo é o da repetição (o dia sempre sucede a noite,, as espécies vegetais e animais se reproduzem sempre da mesma maneira, os astros realizam sempre os mesmos movimentos, etc.) Cultura É o campo instituído pela ação dos homens, que agem escolhendo livremente seus atos, dando a eles sentido, finalidade e valor. O tempo da cultura, o da transformação (isto é, das mudanças nos costumes, nas leis, nas emoções, nas técnicas, no vestuário, na alimentação, na linguagem, nas instituições sociais e políticas, etc.)

5 Características da cultura – Não estático – Não é algo de estático, fixo, mas é… Dinâmica, construída universal – É universal, porque todas as sociedades têm uma cultura. aprendida – É aprendida; é transmitida de geração em geração: o homem é um ser biológico, é a aprendizagem da cultura, a formação do seu carácter sócio-cultural que o torna realmente humano. partilhada – É partilhada pelos membros de uma mesma sociedade. geral – É geral, porque todos os homens pertencem a uma sociedade, aprendem a viver conforme os padões dessa cultura.

6 Características da cultura É relativa - Varia no tempo e no espaço. Assim, dizemos que existem culturas. DIVERSIDADE CULTURAL

7 Diversidade Cultural Diversidade Cultural Não são apenas as crenças culturais que diferem através das culturas. A diversidade das práticas e do comportamento humano é também notável! Formas aceitáveis de comportamento variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência, contrastam drasticamente com o que as pessoas das sociedades ocidentais consideram “normal”.

8 Curiosidades! Por exemplo, no Ocidente moderno consideramos crianças com idades entre 12 ou 13 anos como sendo muito novas para o casamento. Mas, em algumas culturas, casamentos são arranjados entre crianças dessa idade como algo natural. Os ocidentais consideram beijar como uma parte normal do comportamento sexual, mas em muitas outras culturas essa prática é tanto desconhecida como considerada repulsiva! No Ocidente, comemos ostras, mas não comemos gatinhos ou cães de estimação, sendo que ambos são considerados especiarias em algumas partes do mundo. Os judeus não comem porco, enquanto os indianos comem porco, mas evitam carne de gado.

9 Etnocentrismo Corresponde a ideia ou sentimento de considerar os elementos da própria sociedade ou cultura como superiores ou melhores que as outras.  Corresponde a ideia ou sentimento de considerar os elementos da própria sociedade ou cultura como superiores ou melhores que as outras. Os demais grupos sociais tendem as ser classificados, avaliados e hierarquizados em relação aos padrões e realidade de nossa própria cultura. O etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente.

10

11 Quando surge a Cultura? O Trabalho Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. A proibição (o universo da regra) Para muitos antropólogos a cultura foi instituída quando os humanos marcaram simbolicamente sua diferença com relação à natureza, decretando uma lei que não poderia ser transgredida. A diferença entre homem e natureza, que dá origem à cultura, surge com a lei da proibição do incesto, lei inexistente entre os animais.

12 Cultura É a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou. É por meio dela que os membros de uma mesma coletividade interpretam o mundo de modo mais ou menos parecido, uma vez que a cultura também remete a formas abstratas de pensamento, aos símbolos pelos quais compreendemos e avaliamos o que ocorre a nossa volta.

13 Quando surge a Cultura? Transmissão da Cultura Sociedades tribais (antes da escrita) Memória (coletiva x individual) Linguagem Sociedades modernas (capitalistas) Desenvolvimento da cultura material A transmissão das informações e do conhecimento tornou-se cada vez mais impessoal (exterior ao indivíduo). Ex: escrita, alfabetização, imprensa, literatura, obras de arte, informática, etc.

14 Cultura Herança Social Cultura Material A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade - ferramentas, instrumentos, construções, habitações, obras de arte, escrita (livros e textos), etc. Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. Cultura não-material A cultura não-material, em contrapartida, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: língua, normas sociais, religião, mitos, costumes, ideologia, manifestações artísticas, folclore, entre outros aspectos. Na verdade, a interdependência entre esses dois aspectos é intrínseca a qualquer cultura, pois um grupo só pode realizar sua cultura não- material apoiado em meios concretos de expressão que fazem parte de sua cultura material.


Carregar ppt "O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google