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Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.

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1 Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica

2 Bibliografia Lev Semenovich Vygotsky – 17/11/1896 – Orsha / Bielorússia. Família judaica, economicamente estável, ambiente intelectual desafiador. Vítima de tuberculose, por 14 anos, faleceu em 11/06/1934, Moscou.

3 Mediação Simbólica Caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros e; através dela que as funções psicológicas superiores se desenvolvem. 2 elementos básicos da mediação: Instrumento e Signo = ambos são responsáveis pelo salto evolutivo da espécie humana, estão mutuamente ligados (evolução da espécie e do desenvolvimento de cada um).

4 Instrumento: função de regular as ações sobre o objeto. tudo aquilo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação. orientado externamente para a modificação do ambiente. criados pelo homem para facilitarem a ação sobre a natureza. os homens não só produzem instrumentos para realizarem tarefas específicas, como também são capazes de conservá- los para uso posterior, de preservar e transmitir sua função aos membros de seu grupo, aperfeiçoar antigos instrumentos e criar novos. ele próprio transforma o comportamento humano.

5 Signos: regula as ações sobre o psiquismo das pessoas. tudo o que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tornar presente o que está ausente (palavras, desenhos, símbolos) orientado internamente, modificando o funcionamento psicológico. representa algo diferente de si mesmo (código de trânsito, vermelho é o signo que indica a necessidade de parar). instrumentos “psicológicos”, que auxiliam o homem nas suas atividades psíquicas.

6 através dele, o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações (barbante no dedo, consultar atlas para localizar uma cidade) “… a verdadeira essência da memória humana (que distingue dos animais) está no fato de os seres humanos serem capazes de lembrar, ativamente, com a ajuda dos signos.” (Vygotsky, 1984, 58)

7 DESENVOLVIMENTO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA O processo de desenvolvimento é constituído socialmente. O inato não é suficiente para produzir o indivíduo humano, depende da interação com o meio físico e social. Ex: Meninas-lobas. No início o desenvolvimento é mediado pelo outro (regulação interpsicológica ou atividade interpessoal) e depois passa a constituir-se num processo voluntário e independente (regulação intrapsicológica ou atividade intrapessoal)

8 Ao internalizar as experiências advindas da cultura, a criança reconstrói individualmente os modos de ação realizados externamente e aprende a organizar os próprios processos mentais. O indivíduo deixa de basear-se em signos externos e começa a se apoiar nos recursos internalizados (imagens, representações mentais, conceitos...)

9 Concluindo: Toda função psicológica se desenvolve em 2 planos: primeiro, no da relação entre indivíduos e, depois, no próprio indivíduo. O processo do desenvolvimento vai do Social para o Individual = as nossas maneiras de pensar e agir são resultado da apropriação /internalização de formas culturais de ação e pensamento.

10 INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que ocorre por meio do contato com seu grupo cultural (um indivíduo criado numa tribo indígena, não se alfabetizará e nem falará se não tiver contato com uma comunidade falante, mesmo tendo o aparelho fonador). A aprendizagem precede, possibilita e movimenta o processo do desenvolvimento intelectual – são as diferenças ambientais, as relações sociais, que promovem a aprendizagem que ativa o processo de desenvolvimento.

11 Existem 2 níveis de Desenvolvimento: 1) O que se refere às conquistas consolidadas = Nível de Desenvolvimento REAL Funções ou capacidades que a criança já aprendeu e domina. Que já consegue usar sozinha, sem ajuda de alguém mais experiente. Costuma-se avaliar o desenvolvimento da criança só por este nível.

12 2) O que se refere às capacidades em vias de serem construídas = Nível de Desenvolvimento PROXIMAL Aquilo que a criança já é capaz de fazer, só que com a ajuda de outra pessoa mais experiente (adulto ou criança) Realiza tarefas, soluciona problemas por meio do diálogo, da colaboração e da imitação, da troca de experiências e dicas. Este seria bem mais indicativo do desenvolvimento mental da criança para Vygotsky. É um estado embrionário do desenvolvimento

13 Zona de Desenvolvimento Proximal: termo usado por Vygotsky para se referir à distância entre o nível de desenvolvimento real/atual (solução de problemas sem ajuda) e o nível potencial de desenvolvimento (solução de problemas sob a orientação ou em colaboração com crianças mais experientes ou adultos). Permite a compreensão da dinâmica interna do desenvolvimento individual

14 Função da BRINCADEIRA no desenvolvimento infantil Importante fonte de promoção do desenvolvimento Vygotsky enfoca especialmente o jogo de papéis (faz de conta), pois: - uma criança muito pequena quer satisfazer seus desejos imediatamente, tornando impossível sua participação numa situação imaginária. “a grande dificuldade que uma criança pequena tem em perceber que, para sentar numa pedra, é preciso primeiro virar-se de costa para ela”

15 O brinquedo auxilia /desenvolve na criança: - atuar no intrapsicológico - diferenciar os campos de significado e da visão - o pensamento pode ser regido pelas ideias e não só pelos objetos do exterior - utilizar materiais que servirão para representar uma realidade ausente - imaginar, abstrair as características dos objetos reais (papel picado = comidinha) e se deter no significado definido pela brincadeira

16 A brincadeira possibilita que a criança: - satisfaça os desejos não realizáveis - atue no mundo mais amplo dos adultos - solucione o impasse entre a necessidade dela agir e os limites de suas ações - crie uma Zona de Desenvolvimento Proximal (esforça-se em desempenhar com fidelidade aquilo que observa, assim atua num nível superior ao que na verdade se encontra)


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