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PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,

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1 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

2 Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Certas idéias e significados pertinentes a algum locutor ou escritor. Certas idéias e significados pertinentes a algum locutor ou escritor. Alguma modalidade do processo físico de linguagem, utilizado para ser o canal de tais idéias e seus significados. Alguma modalidade do processo físico de linguagem, utilizado para ser o canal de tais idéias e seus significados. A mente de um receptor (intérprete). A mente de um receptor (intérprete).

3 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O sistema de comunicação só se concretiza, a partir de algum sistema de linguagem, representando um complexo de símbolos físicos. O sistema de comunicação só se concretiza, a partir de algum sistema de linguagem, representando um complexo de símbolos físicos. Entretanto, a comunicação humana para ser estudada, necessita do respaldo da filosofia, que lhe dá a relação entre “UM HOMEM E O OUTRO”, na transmissão de um entendimento entre ambos e do sentido e significado de suas palavras. Entretanto, a comunicação humana para ser estudada, necessita do respaldo da filosofia, que lhe dá a relação entre “UM HOMEM E O OUTRO”, na transmissão de um entendimento entre ambos e do sentido e significado de suas palavras.

4 FONTE RECEPTOR

5 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Segundo Chiavenato, Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra então compartilhada por ambas. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada”. Segundo Chiavenato, Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra então compartilhada por ambas. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada”.

6 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Para tanto, o autor propõe que o processo de comunicação seja estruturado com base em 5 etapas: Para tanto, o autor propõe que o processo de comunicação seja estruturado com base em 5 etapas: O EMISSOR OU FONTE: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. O EMISSOR OU FONTE: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. O TRANSMISSOR OU CODIFICADOR: é o equipamento que liga a fonte ao canal. O TRANSMISSOR OU CODIFICADOR: é o equipamento que liga a fonte ao canal. O CANAL: é o espaço situado entre o transmissor e o receptor. O CANAL: é o espaço situado entre o transmissor e o receptor.

7 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O RECEPTOR OU DECODIFICADOR: é o equipamento que liga o canal ao destino. (ex: audição). O RECEPTOR OU DECODIFICADOR: é o equipamento que liga o canal ao destino. (ex: audição). O DESTINO: é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada. O DESTINO: é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada.

8 a) Uma pessoa e outra -marido e mulher, vendedor e comprador, professor e aluno. a) Uma pessoa e outra -marido e mulher, vendedor e comprador, professor e aluno. b) Entre membros de um grupo -pai, mãe e filhos, no lar; b) Entre membros de um grupo -pai, mãe e filhos, no lar; -professor e alunos, numa classe; -empregados e chefes, numa empresa. c) Entre grupos numa organização -os grupos de estudo numa classe; c) Entre grupos numa organização -os grupos de estudo numa classe; -os grupos de trabalho numa firma. O relacionamento interpessoal poderá ocorrer entre:

9 O Administrador eficiente tem de ser capaz de compreender e de lidar com os problemas econômicos e técnicos, mas precisa também ser capaz de compreender e de lidar com as pessoas (comportamento interpessoal). O Administrador eficiente tem de ser capaz de compreender e de lidar com os problemas econômicos e técnicos, mas precisa também ser capaz de compreender e de lidar com as pessoas (comportamento interpessoal).

10 PARA COMPREENDER A CONDUTA DE UMA PESSOA, TEMOS DE INCLUIR: PARA COMPREENDER A CONDUTA DE UMA PESSOA, TEMOS DE INCLUIR: DUAS PESSOAS DUAS PESSOAS UMA SITUAÇÃO COMUM UMA SITUAÇÃO COMUM INTERAÇÃO ENTRE AMBAS INTERAÇÃO ENTRE AMBAS A EXPERIÊNCIA ENTRE AMBAS A EXPERIÊNCIA ENTRE AMBAS

11 PERCEPÇÃO SOCIAL: FORMAMOS IMPRESSÕES SOBRE AS PESSOAS, E POR MEIO DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM ELAS. FORMAMOS IMPRESSÕES SOBRE AS PESSOAS, E POR MEIO DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM ELAS. O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS É QUE NOS LEVA A PERCEBÊ-LAS E JULGÁ-LAS. O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS É QUE NOS LEVA A PERCEBÊ-LAS E JULGÁ-LAS. PERCEPÇÃO CORRETA = RELAÇÃO INTERPESSOAL BOA PERCEPÇÃO CORRETA = RELAÇÃO INTERPESSOAL BOA PERCEPÇÃO ERRÔNEA = RELAÇÃO INTERPESSOAL PRECÁRIA PERCEPÇÃO ERRÔNEA = RELAÇÃO INTERPESSOAL PRECÁRIA É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TEMOS: “PONTOS CEGOS”, OU “ATALHOS NO MODO DE PENSAR”. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TEMOS: “PONTOS CEGOS”, OU “ATALHOS NO MODO DE PENSAR”.

12 INDÍCIOS DE PERCEPÇÃO DIRETOS: PALAVRAS, GESTOS, EXPRESSÕES FISIONÔMICAS, ATITUDES E COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS. PALAVRAS, GESTOS, EXPRESSÕES FISIONÔMICAS, ATITUDES E COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS.INDIRETOS: COMENTÁRIOS, FOFOCAS, CARTAS DE REFERÊNCIA, ELOGIOS E CRÍTICAS. COMENTÁRIOS, FOFOCAS, CARTAS DE REFERÊNCIA, ELOGIOS E CRÍTICAS.

13 QUANDO AS PESSOAS NÃO PRATICAM AS RELAÇÕES HUMANAS LEGÍTIMAS: NÃO OUVEM TÃO BEM QUANTO FALAM NÃO OUVEM TÃO BEM QUANTO FALAM INTERROMPEM OS OUTROS QUANDO FALAM INTERROMPEM OS OUTROS QUANDO FALAM SÃO AGRESSIVAS SÃO AGRESSIVAS GOSTAM DE IMPOR SUAS IDÉIAS GOSTAM DE IMPOR SUAS IDÉIAS NÃO COMPREENDEM AS OUTRAS PESSOAS ALÉM DO SEU ÂNGULO DE VISÃO NÃO COMPREENDEM AS OUTRAS PESSOAS ALÉM DO SEU ÂNGULO DE VISÃO

14 COMPREENDER O OUTRO: É A APTIDÃO PARA SENTIR O QUE O OUTRO PENSA E SENTE = SENSIBILIDADE SOCIAL OU EMPATIA. COMPREENDER O OUTRO: É A APTIDÃO PARA SENTIR O QUE O OUTRO PENSA E SENTE = SENSIBILIDADE SOCIAL OU EMPATIA. FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO: TER UM REPERTÓRIO DE CONDUTAS QUE VARIA, CONFORME A SITUAÇÃO E A PESSOA. FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO: TER UM REPERTÓRIO DE CONDUTAS QUE VARIA, CONFORME A SITUAÇÃO E A PESSOA.

15 COMO PODEMOS DESENVOLVER SENSIBILIDADE SOCIAL E FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO? TENDO MELHOR CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO TENDO MELHOR CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO TENDO MELHOR COMPREENSÃO DOS OUTROS TENDO MELHOR COMPREENSÃO DOS OUTROS TENDO MELHOR CONVIVÊNCIA EM GRUPO TENDO MELHOR CONVIVÊNCIA EM GRUPO DESENVOLVENDO APTIDÕES PARA UM RELACIONAMENTO MAIS EFICIENTE PARA COM OS OUTROS. DESENVOLVENDO APTIDÕES PARA UM RELACIONAMENTO MAIS EFICIENTE PARA COM OS OUTROS.

16 Empatia (ou sensibilidade social) é a extensão com a qual conseguimos compreender realmente os outros. Empatia (ou sensibilidade social) é a extensão com a qual conseguimos compreender realmente os outros. Na percepção social temos de considerar três aspectos: Na percepção social temos de considerar três aspectos: PERCEBEDORPERCEBIDO SITUAÇÃO

17 Percebedor – É a pessoa que está olhando e tentando compreender o outro. Percebedor – É a pessoa que está olhando e tentando compreender o outro. Percebido – É a pessoa que está sendo olhada e percebida. Percebido – É a pessoa que está sendo olhada e percebida. Situação – É a soma das forças que atuam no meio, no momento de perceber Situação – É a soma das forças que atuam no meio, no momento de perceber

18 ESTEREÓTIPO COMPORTAMENTO RÍGIDO, CRISTALIZADO Você pode passar a ver e a julgar outras pessoas pelos seus estereótipos.

19 Ex: pessoa que fuma e acha que todos deveriam fumar, e que quem não fuma não vive a vida. Ex: pessoa que fuma e acha que todos deveriam fumar, e que quem não fuma não vive a vida. O indivíduo que é agressivo acredita que todo o mundo vive provocando-o. O indivíduo que é agressivo acredita que todo o mundo vive provocando-o.

20 As nossas primeiras impressões de uma pessoa podem estar alicerçadas em estereótipos. As nossas primeiras impressões de uma pessoa podem estar alicerçadas em estereótipos. Ah! é mulher... não sabe dirigir. Ah! é mulher... não sabe dirigir. É latino-americano, então é sentimental. É latino-americano, então é sentimental. É loira, só podia... por isso é volúvel. É loira, só podia... por isso é volúvel.

21 Você convive em grupo na família, na escola, no trabalho e no ambiente social: Você convive em grupo na família, na escola, no trabalho e no ambiente social: Vários papéis são desempenhados nesses grupos, como o papel de pai, de mãe e de filho. Vários papéis são desempenhados nesses grupos, como o papel de pai, de mãe e de filho. Na escola, há o papel de aluno, professor, diretor, servente, secretário e outros. Na escola, há o papel de aluno, professor, diretor, servente, secretário e outros. No trabalho, você encontra o chefe, o coordenador de equipe, o auxiliar e tantos outros. No trabalho, você encontra o chefe, o coordenador de equipe, o auxiliar e tantos outros.

22 Poderá perceber também os chamados papéis funcionais e bloqueadores num grupo. Poderá perceber também os chamados papéis funcionais e bloqueadores num grupo. Os papéis funcionais, num grupo, podem ser percebidos no líder, no facilitador, no informador, naquele que incentiva ou ajuda. Os papéis funcionais, num grupo, podem ser percebidos no líder, no facilitador, no informador, naquele que incentiva ou ajuda. Os papéis bloqueadores poderão ser percebidos naquele que conta piadas, interrompe os outros com freqüência, no agressor, no inoportuno, no adulador. Os papéis bloqueadores poderão ser percebidos naquele que conta piadas, interrompe os outros com freqüência, no agressor, no inoportuno, no adulador. São papéis que bloqueiam o desenvolvimento normal de um trabalho. São papéis que bloqueiam o desenvolvimento normal de um trabalho. RELAÇÕES HUMANAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO

23 RELAÇÕES HUMANAS – UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO Num processo de grupo, durante o seu desenvolvimento, você poderá notar comportamentos, tais como: Apartes Expressões fisionômicas que traduzem ansiedade Pouco caso Indiferença Agressividade Formação de panelinhas Conversas paralelas Bloqueio do grupo Bloqueio a determinados elementos do grupo Esnobismo

24 Percebendo esses tipos de comportamentos e sabendo como tratá-los, você terá condições de perceber como o grupo funciona, e como os indivíduos interagem, e colocam sua atuação em função da realidade percebida. Como funciona o seu grupo família? Como funciona o seu grupo de escola? Como funciona o seu grupo de trabalho? Desenvolvendo a sensitividade social, num grupo, você terá mais condições de levá-lo a um procedimento mais funcional e a relações mais amistosas.

25 Como ouvir? Como ouvir? Como dialogar? Como dialogar? Como informar? Como informar? Como avaliar? Como avaliar? Como elogiar? Como elogiar?


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