A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL."— Transcrição da apresentação:

1 VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL

2 Desenvolvimento FILOGENÉTICO: espécie ( carac. orgânicas, possibilidades ação) Limites e possibilidades de desenvolvimento psicológico Plasticidade cerebral: adapta-se a diferentes circunstâncias (imaturidade ao nascer)  ambiente oferecer: funcionamento ONTOGÉTICO: indivíduo dentro da espécie 1 indivíduo, 1 história (meio, experiências , ritmo de desenvolv. etc.) ligado à filogênese (caract. org., possib.de ação) SOCIOGÉTICO: funcionamento cultural Históricocultural:experiências caract. funcionamento psicol.  alargamento das possibilidades (instrumentos por exemplo)  organização do desenvolvimento relido pelas diferentes culturas (ex. adolesc.) MICROGENÉTICO:f foco em cada fenômeno psicológico cada fenômeno psicológico tem sua história também não determinismo: cd pessoa, cd fenômeno => singularidades e pluralidade.

3 MEDIAÇÃO “relação homem - mundo é mediada”  material (instrumentos)
 simbólico (não material) = signos Signos = instrumentos psicológicos (mentais) para solucionar “problemas” (psicológicos) como lembrar, comparar, relatar, escolher etc. Representações com significado compartilhado socialmente

4 MEDIAÇÃO SIMBÓLICA 1. SIGNOS “CONCRETOS”: 2. SIGNOS INTERIORIZADOS:
Visível para os outros, marcado no mundo Exemplo: símbolos de feminino e masculino 2. SIGNOS INTERIORIZADOS: Representação mental Trânsito simbólico: tempo (passado/lembrança; futuro/antecipação); espaço (ausente); invenção... Exemplo: “conceitos” (significados)

5 APRENDIZAGEM MEDIADA PELA INFORMAÇÃO EXPERIÊNCIA DO OUTRO
NÃO REINVENTA A RODA, EVOLUI A PARTIR => GRANDE VALOR DA EDUCAÇÃO, ENSINO: “grande parte da experiência humana é mediada pela experiência do outro, o que é essencial para a evolução histórica da humanidade.”

6 PENSAMENTO E LINGUAGEM
Signos => pensamento Possibilidade de representação mental Transitar no que é só simbólico Linguagem (língua, fala, discurso) Principal instrumento de represent. simbólica: é um sistema simbólico articulado, compartilhado e organizado por regras, que permite nomear coisas e => abstrair, classificar, generalizar etc.

7 Funções da linguagem: 1. comunicação 2. pensamento generalizante:
Compreensão generalizada do mundo (significado socialmente compartilhado) Forte ligação entre pensamento e lgg: Nomear é classificar (abstrair, generalizar etc.), ou seja, é um fenômeno do pensamento.

8 LINGUAGEM E PENSAMENTO
Inicialmente existe linguagem e pensamento separadamente (comunicação e inteligência prática – mundo concreto em contexto perceptual imediato) => bebê pré lingüístico A partir de determinado momento, pensamento e lgg articulam-se definitivamente=> inteligência abstrata (planos simbólicos, representando parte substancial do desenvolvimento psicológico humano). Exemplo, tempos verbais permitem trânsito em tempos simbólicos, negação permite pensar na ausência Pensamento representado e originado pela palavra (lgg)

9 IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
1. se lgg promove desenv. do pensamento e a lgg é culturalmente construída: => desenv. psi se dá pela imersão sociocultural => a aprendizagem promove o desenvolv. Psi (o caminho do desenv. psi está aberto ao meio) => o indivíduo se desenvolve porque aprende => brincadeira (faz-de-conta) promove desenvolvimento e aprendizagem

10 IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
2. LÚDICO (aprender brincando): Pelo brinquedo (brincadeira) a criança relaciona-se com o significado (trazendo o mundo adulto para o mundo da criança por meio de uma atividade tipicamente infantil): a) pelas regras das brincadeiras as crianças “simulam” e aprendem as regras da cultura => elas vão além do que seriam capazes no mundo “real”, por isso o desenvolvimento

11 IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
LÚDICO: b) pela brincadeira as crianças lidam com o significado (simbólico, faz-de-conta) e não com o real : promove o descolamento do plano perceptual e imediato do concreto para agir no plano simbólico, da representação e, portanto, do atrelamento entre pensamento e linguagem.

12 ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL
Nível de desenvolvimento real: o que a criança já é capaz de realizar efetivamente Nível de desenvolvimento potencial: o que está latente, aquilo que ela está prestes a ser capaz de realizar => ela é capaz de fazer com a ajuda de alguém mais experiente (ZDP)

13 IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: ZPD
Intervenção pedagógica  promove o desenvolvimento que está em vias de acontecer  fundamental para a promoção do desenvolvimento dentro dos padrões da cultura A internvenção do outro na aprend. e desenv. Ambiente estruturado pela cultura E sujeito é retroativo: dialoga, impõe significados Trabalho em grupos: aprendizagem coletiva

14 Exercícios de fixação 1. Por que a teoria sociocultural é interacionista? 2. Por que nesta vertente os trabalhos em grupo são considerados importantes sob o ponto de vista pedagógico? 3. Qual é a relação entre desenvolvimento e aprendizagem? 3. Explique a importância da brincadeira para o desenvolvimento


Carregar ppt "VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google