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DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.

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Apresentação em tema: "DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL

2 DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA Na deficiência múltipla, as afecções associadas podem ser: motoras, sensoriais, cognitivas, distúrbios emocionais e comportamentais, dificuldades de comunicação, problemas neurológicos e doenças crônicas que afetam o desenvolvimento, a educação e a vida independente. A sobreposição e a gravidade dessas afecções serão variáveis para cada criança, de acordo com seu diagnóstico, idade de acometimento de afecção e acesso a oportunidades disponíveis no seu ambiente para promoção de seu desenvolvimento. A interação de duas ou mais afecções na criança poderá comprometer sua comunicação, sua mobilidade e seu desempenho nas atividades diárias (Cf.AKHIl, s/d). Significado de Afecção : s.f. Medicina Doença encarada sob seu aspecto atual, independentemente do diagnóstico de sua causa: afecção nervosa; afecção crônica.

3 CURRÍCULO FUNCIONAL O currículo funcional é um instrumento de trabalho que seleciona as atividades diárias, que fazem parte da vida da criança, que se pretende sejam desenvolvidas por ela da forma mais independente autônoma possível. A partir dessas atividades sistemáticas procuramos ampliar e desenvolver novas habilidades e aprendizagens.

4 CURRÍCULO FUNCIONAL OBJETIVOS:
COMUNICAÇÃO ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE

5 COMUNICAÇÃO É RECEBER E ENVIAR INFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS.

6 Formas de Comunicação Vygotsky distingue dois elementos básicos na mediação: o instrumento e o signo. O instrumento tem a função de regular as ações sobre os objetos sociais e mediar à relação do individuo e o mundo e o signo também é conhecido como instrumento psicológico, tem como função auxiliar o homem nas suas atividades psíquicas. A invenção e o uso de signos, para solucionar um dado problema psicológico (lembrar, comparar, escolher, etc.). Os signos podem ajudar o homem a controlar sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memorização, (tomar notas de uma palestra, anotar um compromisso numa agenda, procurar informações num atlas ou revista, etc).

7 Formas de Comunicação:
Receptiva: recebe e compreende uma informação (pré linguística, concreto representacional). Expressiva: expressa ideias, desejos e necessidades adequadamente (linguística). Pré linguística: mediada por objetos concretos e o uso do corpo para receber e transmitir informações. Concreta representacional: os signos ainda estão associados à experiência concreta. Linguística: comunica-se adequadamente.

8 Formas Concretas Representacionais
Placas Concretas (brinquedos em miniatura, objetos, para estabelecer rotina).

9 ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
ALIMENTAÇÃO HIGIENIZAÇÃO VESTUÁRIO

10 ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
Locomoção com autonomia em ambientes conhecidos ou não.

11 DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA As crianças com deficiência múltipla:
(...) possuem as mais variadas potencialidades, possibilidades funcionais e necessidades concretas que necessitam ser compreendidas e relevadas. Apresentam, algumas vezes, interesses inusitados, diferentes níveis de motivação, formas inusuais de agir, comunicar e expressar as necessidades, desejos e sentimentos (MEC/SEESP, 2002, p.13).

12 CURRÍCULO FUNCIONAL ...Possibilita desenvolver as respostas adaptativas: funções psicomotoras e intelectuais que permitem a resposta condizente com o meio social... (MATURAMA, 2004 e HELLER, 1972, 2002).

13 REFERÊNCIA (org.). A deficiência visual associada à deficiência
SIAULYS, M.O., ORMELEZI,E.M. e BRIANT,M.E. (org.). A deficiência visual associada à deficiência múltipla e o atendimento educacional especializado: encarando desafios e construindo possibilidades. São Paulo: Laramara, 2010.


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