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Deficiência Sensorial
E.M. Maria da Gloria Ferraz Zaiden Cristina/MG – Setembro/2011
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Conceito A deficiência sensorial se caracteriza pelo não funcionamento (total ou parcial) de um dos cincos sentidos Surdez Cegueira Déficit de tato Déficit de olfato Déficit de paladar
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Tipos de Deficiência Visual Auditiva
Refere-se a uma perda total ou parcial da visão. Auditiva Refere-se a uma perda total ou parcial da audição
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Tipos de Deficiência Surdo-cegueira
Deficiência única que apresenta perda de audição e de visão Impossibilita o uso dos sentidos a distância Cria necessidades especiais de comunicação Causa extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, recreativas, sociais Podem ser congênitas ou adquirida
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Tipos de Deficiência Múltipla Deficiência Sensorial
Deficiência visual e auditiva associadas a outras condições de comportamento e comprometimentos Os canais de visão e audição não são os únicos afetados, mas também outros sistemas como Sistema tátil – toque Vestibular – equilíbrio Proprioceptivo – posição corporal Olfativo – aromas e odores Gustativo – sabor
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Tipos de Deficiência Múltipla Deficiência Sensorial
Surdez com deficiência leve ou severa Surdez com distúrbios neurológicos de conduta emocionais Surdez com deficiência física leve ou severa Baixa visão com deficiência física leve ou severa Baixa visão com deficiência mental leve ou severa
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Tipos de Deficiência Múltipla Deficiência Sensorial
Baixa visão com distúrbios neurológicos, emocionais e de linguagem e conduta Baixa visão com deficiência física leve ou severa Cegueira com deficiência física leve ou severa Cegueira com deficiência mental leve ou severa Cegueira com distúrbios emocionais, neurológicos, conduta e linguagem que causam atraso no desenvolvimento global, vocacional, social e emocional
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Dados estatísticos Não se tem números precisos, pois o surdo-cegueira e a múltipla deficiência em geral ocorrem em conjunto com outras deficiências mascarando a deficiência sensorial
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Causas da deficiência auditiva
Icterícia Otite média crônica Citomegalovirus Falta de oxigênio Sarampo Traumatismos (acidentes) Glaucoma Medicação teratogênica Retinose pigmentar Tumor cerebral Toxoplasmose Prematuridade Meningite Medicações ototóxicas Hidro e microcefalia Fator Rh Caxumba Catarata Casamentos consanguíneos Rubéola materna
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Fatores de risco Epidemias de doenças como rubéola, sarampo, meningite; Infeccões hospitalares; Falta de saneamento básico; Doenças venéreas; Gravidez de risco
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Identificação Pode apresentar movimentos estereotipados e repetitivos;
Não antecipa as atividades; Não demonstra saber a função dos objetos e brinquedos, utilizando-os de maneira inadequada; Pode rir e chorar sem causa aparente; Pode apresentar resistência ao contato físico; Empurra o olho provocando sensações;
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Identificação Apresenta dificuldades na comunicação, no entendimento de rotinas diárias, gestos e no reconhecimento de pessoas significativas no seu ambiente. Pode apresentar distúrbios no sono. Não explora o ambiente de maneira adequada, tropeça muito e bate nos móveis, objetos, etc... Gosta de ficar em locais com luminosidade; Pode não reagir a sons, barulhos, movimentos, toques, odores e outros estímulos;
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Exames para diagnóstico correto
Exames laboratoriais Avaliação genética Exames médicos(neurológicos,visão, audição e físico) Diagnóstico diferencial
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Materiais adaptados Arsenal de recursos e serviços que:
Contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência Promover vida independente e inclusão Banco de Idéias:
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Materiais adaptados Alimentação
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Materiais adaptados Vestuário
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Materiais adaptados Materiais Escolares
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Materiais adaptados Materiais Escolares
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Materiais adaptados Materiais Escolares Dominó das cores
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Dominó de quantidades em relevo
Materiais adaptados Materiais Escolares Dominó de quantidades em relevo
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Quebra-Cabeças de Cubos
Materiais adaptados Materiais Escolares Quebra-Cabeças de Cubos
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Materiais adaptados Materiais Escolares Caixas de Estímulos
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Materiais adaptados Materiais Escolares Jogo de Advinhação
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Materiais adaptados Materiais Escolares Jogo da Memória
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Conclusão Grande Desafio: Direitos das Crianças:
Melhorar a qualidade de vida Promover a inclusão das crianças com deficiência Direitos das Crianças: Educação Participação na sociedade Oportunidade a conquista da autonomia e independência.
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O essencial é invisível aos olhos.”
Conclusão Conhecer o potencial e a história do aluno é acreditar nas suas capacidades. “É apenas com o coração que se pode ver direito. O essencial é invisível aos olhos.”
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