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DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
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“ Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades”
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- ESTADO PATOLÓGICO DEFINIDO
PENSAMENTO ... - CONDIÇÃO EM SI MESMA - ESTADO PATOLÓGICO DEFINIDO
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CORRETO - CONDIÇÃO MENTAL RELATIVA
RELAÇÃO AOS DEMAIS INDIVÍDUOS DE UMA MESMA CULTURA LIMITAÇÃO FUNCIONAL NÃO HÁ COMO CARACTERIZAR SEM VALORES COMPARATIVOS
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Definição A característica essencial da deficiência mental é um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades:
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comunicação segurança auto-cuidado trabalho vida doméstica lazer auto-suficiência saúde uso de recursos comunitários habilidades sociais/interpessoais habilidades acadêmicas
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DIAGNÓSTICO RELATIVO PESSOA PODE SER CONSIDERADA DEFICIENTE EM UMA DETERMINADA CULTURA E NOUTRA NÃO, DE ACORDO COM A CAPACIDADE DESSA PESSOA SATISFAZER AS NECESSIDADES DESSA CULTURA. ISSO TORNA O DIAGNÓSTICO RELATIVO
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INÍCIO DEVE OCORRER ANTES DOS 18 ANOS DE IDADE, OU SEJA, NO PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO CARACTERIZANDO UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO
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QI- QUESTIONÁVEL COM DÉFICITS SIGNIFICATIVOS NO COMPORTAMENTO ADAPTADIVO, CASO CONTRÁRIO NÃO HÁ CARACTERIZAÇÃO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL, SOMENTE PELOS ESCORES DE QI.
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FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO
MODO EM QUE UMA PESSOA ENFRENTA EFETIVAMENTE AS EXIGÊNCIAS COMUNS DA VIDA E O GRAU EM QUE EXPERIMENTA UMA CERTA INDEPENDÊNCIA PESSOAL COMPATÍVEL COM SUA FAIXA ETÁRIA, BEM COMO A BAGAGEM CULTURAL DO CONTEXTO COMUNITÁRIO A QUE ESTÁ INSERIDA.
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INFLUÊNCIAS EDUCAÇÃO TREINAMENTO MOTIVAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE OPORTUNIDADES SOCIAIS E VOCACIONAIS NECESSIDADES PRÁTICAS CONDIÇÕES MÉDICAS GERAIS
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CUIDADOS E CONDUTAS QI-- PERMANECE ESTÁVEL
SÃO MELHORADOS COM TRATAMENTO TERAPÊUTICO. QI-- PERMANECE ESTÁVEL
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IMPORTANTE SABER... EM QUAL ÁREA DA HABILIDADE ADAPTATIVA O DEFICIENTE INTELECTUAL NECESSITA MAIS DE APOIO
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APOIOS NEM TODOS OS DEFICIENTES INTELECTUAIS NECESSITAM DE APOIOS EM TODAS AS ÁREAS DE HABILIDADES ADAPTATIVAS
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Funcionamento intelectual - tem como base o QI - coeficiente de inteligência
Funcionamento adaptativo - refere-se ao modo como os indivíduos enfrentam efetivamente as exigências comuns da vida e o grau em que satisfazem os critérios de independência pessoal esperados de alguém de seu grupo etário, bagagem sócio-cultural e contexto comunitário específicos.
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AVALIAÇÕES NEUROLÓGICAS PSIQUIÁTRICAS SOCIAIS CLÍNICAS
PEDAGÓGICAS , E NUNCA NUMA ÚNICA ABORDAGEM DE DIANÓSTICO
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TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS APOIOS
INTERMITENTE: QUANDO NECESSÁRIO - NATUREZA EPISÓDICA EX: PERDA DE EMPREGO- FASE AGUDA DE DOENÇA
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LIMITADO INTENSIVOS: CARACTERIZADOS POR ALGUMA DURAÇÃO CONTÍNUA , TEMPO LIMITADO. EX: TREINAMENTO DO DEFICIENTE PARA O TRABALHO OU TRANSITÓRIO PERÍODO ENTRE ESCOLA-INSTITUIÇÃO E VIDA ADULTA
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EXTENSO APOIO CARACTERIZADO POR SUA REGULARIDADE, NORMALMENTE DIÁRIA, ALGUMA ÁREA DE ATUAÇÃO - VIDA FAMILIAR -LONGO PRAZO, SEM DATA DE LIMITAÇÃO TEMPORAL
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PERVASIVO APOIO CONSTANTE, INTENSO, DIFERENTES ÁREAS DE ATIVIDADE DA VIDA
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DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DOENÇA MENTAL
DEFICIENCIA INTELECUTAL NÃO REPRESENTA APENAS QI BAIXO. DIFICULDADES EM REALIZAR ATIVIDADES DO DIA- A – DIA COM O MEIO EM QUE A PESSOA ESTÁ INSERIDA
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DOENÇA MENTAL DOENÇA MENTAL -AFETA DESEMPENHO NA SOCIEDADE
-ALTERAÇÕES DE HUMOR, BOM SENSO E CONCENTRAÇÃO -ALTERAÇÃO NA PERCEPÇÃO DA REALIDADE -PERDA DA IDENTIDADE PESSOAL
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DOENÇAS MENTAIS 2 GRUPOS
NEUROSES- QUALQUER PESSOA TEM MEDO ANSIEDADE- PORÉM EXAGERADAS PSICOSES- FENÔMENOS PSÍQUICOS ANORMAIS DELÍRIO- MANIA DE PERSEGUIÇÃO- CONFUSÃO MENTAL DEPRESSÃO-TOC-BIPOLAR E ESQUIZOFRÊNIA
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TRATAMENTO D.I.- ESTIMULAÇÃO NAS ÁREAS QUE TEM DIFICULDADE
ENVOLVIDOS: PSICÓLOGOS T.OCUPACIONAL FONOAUDIOLOGIA PROFESSOR MEDICAMENTO SE NECESSÁRIO
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DOENÇA MENTAL MEDICAMENTOS PELO PSIQUIÁTRA- COORDENA O TRATAMENTO
ENVOLVIDOS: PSICÓLOGOS T.OCUPACIONAL
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IMPORTANTE... Com apoio apropriado por determinado período de tempo, o funcionamento global do indivíduo geralmente melhorará apoio apropriado: série de serviços individualizados ou ambientais que preenchem as necessidades da pessoa objetivo de tornar as pessoas mais independentes e integradas na comunidade
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IMPORTANTE... Devemos substituir o processo diagnóstico de rotulagem dos indivíduos pela descrição de uma pessoa com suas potencialidades e fraquezas.
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OFICINA PEDAGÓGICA PCOP- BEATRIZ EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
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